Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o panorama epistemológico da produção
acadêmica em Financiamento da Educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação das
universidades federais do Nordeste brasileiro, no período de 1990 a 2019. O estudo foi
direcionado pelas seguintes questões norteadoras: Qual a configuração da produção em
Financiamento da Educação nas teses e dissertações dos programas analisados? Quais os
condicionantes da produção investigada, nas instituições foco da investigação, no que concerne
às linhas de pesquisa e à produção acadêmica dos orientadores? Quais as perspectivas teóricometodológicas que caracterizaram a referida produção? De abordagem quanti-qualitativa e de
natureza documental, o trabalho insere-se entre os estudos de revisão que tratam sobre a
produção do conhecimento na pós-graduação em educação, com atenção especial ao tema
Financiamento da Educação. No procedimento metodológico, o estudo pautou-se pela análise
de conteúdo (BARDIN, 2016) e adotou alguns critérios da Matriz Paradigmática (SÁNCHEZ
GAMBOA, 1987; 1998) e do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (TELLO;
MAINARDES, 2015) para exploração das teses e dissertações sobre o tema Financiamento da
Educação recolhidas em bancos de dados especializados. O referencial teórico apoiou-se em
autores como Japiassu (1979), Sánchez Gamboa (1998; 2012; 2013), Bourdieu (1983; 2004),
Araújo (2010), Tello e Mainardes (2015), Mainardes (2017; 2018a; 2018b) dentre outros,
visando à compreensão da temática investigada como produto de um processo histórico e social.
Os resultados mostraram um crescimento expressivo da produção na área, com prevalência de
dissertações e concentração de estudos em algumas universidades. Foi constatada a presença
de temáticas variadas no conjunto dos trabalhos, abordando as diversas formas de
financiamento da educação, evidenciando que a escolha dos temas de pesquisa é algo
contingencial, geralmente movido por interesses que são ao mesmo tempo científicos e políticos
e que emanam dos agentes que estão, ou não, dentro do campo. Identificou-se, também, que os
PPGEs que possuem linha de pesquisa direcionada à temática e que têm docentes que
participam de pesquisas em redes colaborativas produziram mais sobre o tema investigado.
Concernente às perspectivas teórico-metodológicas das teses e dissertações foco da
investigação, foi possível apreender que há um quantitativo de autores que anunciaram o
método adotado, mas a perspectiva e posicionamento epistemológicos não foram claramente
evidenciados pela maior parte dos pesquisadores. Prevalece a abordagem quanti-qualitativa,
com predomínio da análise documental, entrevista, questionário e diferentes tipos de
observação como técnicas de coleta de dados. Pode-se concluir que houve o crescimento da
produção em Financiamento da Educação; que a escolha dos temas de pesquisa está vinculada
aos interesses científicos e políticos dos agentes do campo; e que as estratégias individuais e
coletivas de pesquisa são, em sua maioria, pautadas por ações de cooperação entre os
pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento do financiamento da educação, como parte
da política educacional e como um campo de conhecimento que está em processo de
constituição no Nordeste brasileiro.
ABSTRACT: The present research aimed to understand the epistemological panorama of academic
production in Education Financing in Graduate Programs in Education of federal universities
in Brazil’s Northeast, from 1990 to 2019. The study was led by the following guiding questions:
What is the configuration of production in Education Financing in the theses and dissertations
of the analyzed programs? What are the conditions of the investigated production, in institutions
focused on the investigation, regarding the lines of research and academic production of the
supervisors? What theoretical-methodological perspectives characterized this production?
With a quantitative-qualitative approach and a documentary nature, the work is included among
the review studies that deal with the production of knowledge in graduate education, with
special attention to the topic of Education Financing. In the methodological procedure, the study
was based on content analysis (BARDIN, 2016) and adopted some criteria from the Matriz
Paradigmática (SÁNCHEZ GAMBOA, 1987; 1998) and the Enfoque das Epistemologias da
Política Educacional (TELLO; MAINARDES, 2015) for exploration of theses and
dissertations on the topic of Education Financing collected in specialized databases. The
theoretical framework was supported by authors such as Japiassu (1979), Sánchez Gamboa
(1998; 2012; 2013), Bourdieu (1983; 2004), Araújo (2010), Tello and Mainardes (2015),
Mainardes (2017; 2018a; 2018b) among others, aiming to understand the theme investigated as
a product of a historical and social process. The results showed an expressive growth in
production in the area, with a prevalence of dissertations and concentration of studies in some
universities. The presence of varied themes was found in the set of works, addressing the
various forms of financing education, showing that the choice of research themes is something
contingent, generally driven by interests that are at the same time scientific and political and
that emanate from agents who are, or not, within the field. It was also identified that the PPGEs
that have a line of research focused on the theme and that have professors who participate in
research in collaborative networks produced more on the topic investigated. Concerning the
theoretical-methodological perspectives of the theses and dissertations that are the focus of the
investigation, it was possible to apprehend that there is a number of authors who announced the
adopted method, but the epistemological perspective and position were not clearly evidenced
by most researchers. The quantitative-qualitative approach prevails, with a predominance of
document analysis, interviews, questionnaires and different types of observation as data
collection techniques. It can be concluded that there was an increase in the production of
Education Financing; that the choice of research themes is linked to the scientific and political
interests of the agents in the field; and that individual and collective research strategies are, for
the most part, guided by cooperative actions among researchers, contributing to the
strengthening of education financing, as part of educational policy and as a field of knowledge
that is in the process of being constituted in the Brazilian Northeast.