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PROCESSAMENTO SENSORIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS

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dc.contributor.author MAIA, Joyce Beatriz Moreira
dc.date.accessioned 2023-05-24T13:43:43Z
dc.date.available 2023-05-24T13:43:43Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3311
dc.description Orientador: Prof.ª Dra. Ana Valéria Marques Fortes Examinador: Prof.ª Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Examinador externo: Prof.ª Dra. Aila Narene Dahwache Criado Rocha -UNESP pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O processamento sensorial constitui elemento imprescindível para compreender o Transtorno do Espectro Autista. Não obstante essa consideração, observa-se que há poucos estudos relativos ao tema na área da educação. O presente projeto de pesquisa de Mestrado está vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Diversidades/Diferenças e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e teve por objetivo investigar, na perspectiva das famílias, os comportamentos decorrentes do Processamento Sensorial e o processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da pandemia por COVID-19. As reflexões teóricas foram pautadas em autores como: AYRES (2010), DUNN (2017), GRANDIN (2018), KRANOWITZ (2005), SERRANO (2016) e WHITMAN (2015). Este trabalho foi realizado seguindo uma abordagem quali-quantitativa e, como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o “Questionário do cuidador referente ao Perfil Sensorial 2 da criança”, e entrevista semiestruturada com os participantes. A pesquisa foi realizada com familiares que acompanharam suas crianças com TEA no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19. Entre os resultados encontrados foi possível concluir que a pandemia de COVID-19 impactou a aprendizagem de crianças com TEA, principalmente devido à ausência de interação social e interrupção dos acompanhamentos terapêuticos. As crianças com alterações sensoriais mais significativas nos sistemas visual e auditivo sentiram mais dificuldade em se adaptar ao Ensino Remoto Emergencial, ao mesmo tempo que as escolas e os pais tiveram dificuldade em elaborar estratégias que facilitassem o processo de ensino e aprendizagem durante o período pandêmico. Por outro lado, foi possível perceber desenvolvimento da autonomia e melhora nos comportamentos de algumas crianças devido a diminuição de estímulos sensoriais vivenciados no ambiente escolar. Considera-se que estudos futuros devem identificar as implicações da pandemia para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro. ABSTRACT: The sensory processing is the key element to understand the Autism spectrum disorder (ASD). Notwithstanding this consideration, it is observed that there are few studies related to the theme in the field of education. The present master’s degree research project is linked to Line of Research Education, Diversity/Difference and Inclusion Postgraduation Program in Education from Federal University of Piauí, and it has as objective to investigate, in the perspective of families, the behaviors resulting from the sensory processing and from the learning process of children with Autism spectrum disorder in the context of COVID-19 pandemic. Theoretical reflections were based on authors such as: AYRES (2010), DUNN (2017), GRANDIN (2018), KRANOWITZ (2005), SERRANO (2016) e WHITMAN (2015). This research was developed following the quality- quantity approach and, as the collecting data instruments, were used the “Quiz of the caregivers referring to the child’s sensory profile”, and semi structured interview with the participants. The research was carried out with relatives that follow the children with ASD in online emergency teaching during COVID-19 pandemic. According to the results, it was possible to conclude that the COVID-19 pandemic affected the learning of children with ASD, especially due to the absence of social interaction and the interruption of the follow-up therapy processes. The children with more meaningful sensory alterations in visual and auditory systems had more difficulty to adapt to the online emergency teachingand, at the same time, schools and parents had more difficulty to elaborate strategies to make the teaching learning process easier during pandemic. On the other hand, it was possible to realize the autonomy development and the improvement in behavior of some children due to the decrease of sensory stimulation in the school environment. It is considered that the future studies must identify the pandemic implications to the development of children with autism spectrum disorder. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Processamento sensorial pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Sensory processing pt_BR
dc.subject Autism spectrum disorder pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.title PROCESSAMENTO SENSORIAL E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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