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RESUMO: O processamento sensorial constitui elemento imprescindível para compreender o
Transtorno do Espectro Autista. Não obstante essa consideração, observa-se que há
poucos estudos relativos ao tema na área da educação. O presente projeto de pesquisa de
Mestrado está vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Diversidades/Diferenças e
Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí
e teve por objetivo investigar, na perspectiva das famílias, os comportamentos
decorrentes do Processamento Sensorial e o processo de aprendizagem de crianças com
Transtorno do Espectro Autista no contexto da pandemia por COVID-19. As reflexões
teóricas foram pautadas em autores como: AYRES (2010), DUNN (2017), GRANDIN
(2018), KRANOWITZ (2005), SERRANO (2016) e WHITMAN (2015). Este trabalho
foi realizado seguindo uma abordagem quali-quantitativa e, como instrumentos de coleta
de dados foram utilizados o “Questionário do cuidador referente ao Perfil Sensorial 2 da
criança”, e entrevista semiestruturada com os participantes. A pesquisa foi realizada com
familiares que acompanharam suas crianças com TEA no ensino remoto emergencial em
meio à pandemia de COVID-19. Entre os resultados encontrados foi possível concluir
que a pandemia de COVID-19 impactou a aprendizagem de crianças com TEA,
principalmente devido à ausência de interação social e interrupção dos acompanhamentos
terapêuticos. As crianças com alterações sensoriais mais significativas nos sistemas visual
e auditivo sentiram mais dificuldade em se adaptar ao Ensino Remoto Emergencial, ao
mesmo tempo que as escolas e os pais tiveram dificuldade em elaborar estratégias que
facilitassem o processo de ensino e aprendizagem durante o período pandêmico. Por outro
lado, foi possível perceber desenvolvimento da autonomia e melhora nos
comportamentos de algumas crianças devido a diminuição de estímulos sensoriais
vivenciados no ambiente escolar. Considera-se que estudos futuros devem identificar as
implicações da pandemia para o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro.
ABSTRACT: The sensory processing is the key element to understand the Autism spectrum disorder
(ASD). Notwithstanding this consideration, it is observed that there are few studies
related to the theme in the field of education. The present master’s degree research project
is linked to Line of Research Education, Diversity/Difference and Inclusion Postgraduation Program in Education from Federal University of Piauí, and it has as objective
to investigate, in the perspective of families, the behaviors resulting from the sensory
processing and from the learning process of children with Autism spectrum disorder in
the context of COVID-19 pandemic. Theoretical reflections were based on authors such
as: AYRES (2010), DUNN (2017), GRANDIN (2018), KRANOWITZ (2005),
SERRANO (2016) e WHITMAN (2015). This research was developed following the
quality- quantity approach and, as the collecting data instruments, were used the “Quiz
of the caregivers referring to the child’s sensory profile”, and semi structured interview
with the participants. The research was carried out with relatives that follow the children
with ASD in online emergency teaching during COVID-19 pandemic. According to the
results, it was possible to conclude that the COVID-19 pandemic affected the learning
of children with ASD, especially due to the absence of social interaction and the
interruption of the follow-up therapy processes. The children with more meaningful
sensory alterations in visual and auditory systems had more difficulty to adapt to the
online emergency teachingand, at the same time, schools and parents had more difficulty
to elaborate strategies to make the teaching learning process easier during pandemic. On
the other hand, it was possible to realize the autonomy development and the
improvement in behavior of some children due to the decrease of sensory stimulation in
the school environment. It is considered that the future studies must identify the
pandemic implications to the development of children with autism spectrum disorder. |
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