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RESUMO: Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório que abordou as práticas educativas das Escolas
Dominicais das Igrejas Presbiterianas situadas em Teresina-PI, ocorridas nos anos de 1936 a
2019. Para efeitos da presente dissertação, a investigação teve como objetivo geral historiar as
práticas educativas das Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas Presbiterianas do Brasil em
Teresina, no recorte temporal de 1936 a 2019. Como objetivos específicos, buscou-se
identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nas Escolas Dominicais das Igrejas
Presbiterianas de Teresina; mapear os principais materiais didáticos usados na mediação das
práticas educativas nessas Escolas Dominicais; analisar a importância da educação fornecida
nessas Escolas para a formação das pessoas que nelas estudam; analisar se as práticas educativas
dessas Escolas são capazes de produzir uma transformação na realidade educativa no contexto
social urbano teresinense. Dentre as justificativas, destaca-se a necessidade de se reconstruir as
práticas educativas desenvolvidas nessas Escolas Dominicais presbiterianas, sua história,
organização, funcionamento, currículo, com ênfase nas contribuições da educação fornecida
nessas Escolas para o exercício da cidadania. A análise do corpus de pesquisa oportunizou a
redescoberta de práticas educativas que transmitem a cosmovisão cristã do grupo estudado.
Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico e
documental; e como método a história oral, elegendo-se como referencial teórico os autores
oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Alberti (2013) e Le Goff (2013). Utilizandose, também, da conceituação de História do Livro e da Leitura de Chartier (1999), no tocante
aos períodos remotos da pesquisa. Outrossim, no tocante ao método indiciário, abraçou-se os
pressupostos teórico-metodológicos de Ginzburg (1989).
ABSTRACT: This is an exploratory research that addressed the educational practices of Sunday Schools of
Presbyterian Churches located in Teresina-PI, which took place in the years 1936 to 2019. For
the purposes of this dissertation, the investigation had the general objective of historicaling
educational practices of the Sunday Bible Schools of the Presbyterian Churches of Brazil in
Teresina, in the time frame from 1936 to 2019. As specific objectives, we sought to identify the
main educational practices developed in the Sunday Schools of the Presbyterian Churches of
Teresina; to map the main teaching materials used in the mediation of educational practices in
these Sunday Schools; to analyze the importance of the education provided in these Schools for
the formation of the people who study in them; to analyze if the educational practices of these
Schools are capable of producing a transformation in the educational reality in the urban social
context of Teresina. Among the justifications, there is the need to reconstruct the educational
practices developed in these Presbyterian Sunday Schools, their history, organization,
functioning, curriculum, with emphasis on the contributions of the education provided in these
Schools to the exercise of citizenship. The analysis of the research corpus provided an
opportunity for the rediscovery of educational practices that convey the Christian cosmovision
of the studied group. It was adopted as methodological procedures the historical research of
bibliographic and documentary character; and oral history as a method, choosing as theoretical
reference the authors from the New Cultural History, among them, Alberti (2013) and Le Goff
(2013). Also using Chartier's (1999) concept of History of the Book and Reading, regarding the
remote periods of the research. Furthermore, regarding the evidentiary method, the theoreticalmethodological assumptions of Ginzburg (1989) were embraced. |
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