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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS: contribuições para aprendizagens significativas na educação infantil

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dc.contributor.author AQUINO, Diana Pereira de
dc.date.accessioned 2023-05-24T13:09:17Z
dc.date.available 2023-05-24T13:09:17Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3308
dc.description Orientador: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinador: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinador externo: Profa. Dra. Georgyanna Andréa Silva Morais - UEMA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil têm sido foco de muitas reflexões e estudos nos últimos anos, pois esse processo reflexivo pode contribuir para a promoção de novos saberes docentes para a ressignificação da ação educativa na Educação Infantil. Buscando aprofundar essas reflexões, justifica-se a pertinência desta investigação com o tema Práticas pedagógicas alfabetizadoras: contribuições para aprendizagens significativas na Educação Infantil. Com base nesse objeto de estudo, parte-se da seguinte questão-problema: quais as contribuições da prática pedagógica alfabetizadora para aprendizagens significativas na educação infantil? Com o objetivo geral investigar como se desenvolvem as práticas pedagógicas alfabetizadoras no processo de alfabetização para a construção de aprendizagens significativas na Educação Infantil, especificamente buscamos identificar as práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil; descrever as situações de aprendizagens oportunizadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização na educação infantil; e analisar as contribuições das práticas pedagógicas alfabetizadoras para aprendizagens significativas na Educação Infantil. A fundamentação teórica deu-se a partir da visão de estudiosos, tais como: Kramer (2021), Andrade (2010), Brandão e Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet, Corsino e Nunes (2011), Kuhlmann Júnior (2010), Araújo, Lemos e Martins (2020); quanto as concepções e o retrospecto histórico da Educação Infantil no Brasil; Franco (2016), Freire (1996), Tardif (2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), dentre outros, sobre saberes docente e práticas pedagógicas; Ferreiro (2017; 2011), Garcia (1997), Soares (2016; 2004), Brandão e Rosa (2011), Ferreiro e Teberosky (1999) e Abramovay e Kramer (1985), para tratar de alfabetização na educação infantil em seus desafios, limites e possibilidades. A base teóricometodológica se apoia em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2004; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2000), Ricouer (2020), DeloryMomberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), Bardin (2016), entre outros. Tratase de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico e utilização dos seguintes dispositivos para a produção de dados empíricos: Rodas de conversa e Entrevista Narrativa. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias, com base na Análise Textual Discursiva (ATD), de Morais e Galiazzi (2020). Os textos foram analisados e interpretados também em conformidade com Ricouer (2019). O campo de investigação foram os Centros Municipais de Educação Infantil do município de TeresinaPiauí, e como participantes da pesquisa foram eleitos sete docentes que atuam nas turmas de segundo período em instituições do sistema municipal. Foram estabelecidos como critério para participação todas as educadoras que tivessem pelo menos três anos de experiência docente na educação infantil e que fossem efetivas do quadro da rede municipal. ABSTRACT: Literacy teaching practices in Early Childhood Education have been the focus of many reflections and studies in recent years, because this reflective process can contribute to the promotion of new teaching knowledge for the re-signification of the educational action in Early Childhood Education. Seeking to deepen these reflections, the relevance of this research is justified, with the theme Literacy teaching practices: contributions to significant learning in Early Childhood Education. Based on this object of study, we started with the following question: what are the contributions of literacy teaching practices to significant learning in early childhood education? With the general objective of investigating how literacy teaching practices are developed in the literacy process for the construction of significant learning in early childhood education, we specifically sought to identify literacy teaching practices in early childhood education; describe the learning situations provided by teaching practices developed in the literacy process in early childhood education; and analyze the contributions of literacy teaching practices for significant learning in early childhood education. The theoretical basis was based on the view of scholars, such as: Kramer (2021), Andrade (2010), Brandão and Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet, Corsino and Nunes (2011), Kuhlmann Junior (2010), Araújo, Lemos and Martins (2020); as for the conceptions and the historical retrospect of Early Childhood Education in Brazil; Franco (2016), Freire (1996), Tardif (2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), among others, about teaching knowledge and pedagogical practices; Ferreiro (2017; 2011), Garcia (1997), Soares (2016; 2004), Brandão and Rosa (2011), Ferreiro and Teberosky (1999) and Abramovay and Kramer (1985), to deal with literacy in early childhood education in its challenges, limits and possibilities. The theoretical and methodological base is supported by Clandinin and Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2004; 2017), Jovchelovitch and Bauer (2000), Ricouer (2020), Delory-Momberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), Bardin (2016), among others. This is qualitative narrative research, with the use of the autobiographical method and utilization of the following devices for the production of empirical data: Conversation Rounds and Narrative Interview. The data were organized into categories and subcategories, based on the Textual Discourse Analysis (TDA), by Morais and Galiazzi (2020). The texts were analyzed and interpreted also in accordance with Ricouer (2019). The field of the investigation were the Municipal Centers for Early Childhood Education in the municipality of Teresina-Piauí, and as participants of the research were elected seven teachers who work isecond-periodod classes in institutions of the municipal system. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagens significativas pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS: contribuições para aprendizagens significativas na educação infantil pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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