Repositório Institucional da UFPI

INDÚSTRIAS CULTURAIS, REGIONALIZAÇÃO E MERCADO: um olhar a partir da TV Meio Norte

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Sarah Fontenelle
dc.date.accessioned 2016-09-15T17:12:26Z
dc.date.available 2016-09-15T17:12:26Z
dc.date.issued 2016-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/328
dc.description Orientadora: Jaqueline Lima Dourado. 1º Examinador Interno: Paulo Fernando Lopes. 2º Examinador Interno: Patrícia Bandeira de Melo. Examinadora Externa: Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho é uma análise das estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte (SICMN) para constituição de um grupo regional midiático no contexto da globalização, tendo como recorte a TV Meio Norte. A pesquisa é fundamentada pela Economia Política da Comunicação e tem como método o materialismo histórico dialético para compreender as indústrias culturais no contexto da regionalização midiática. Adota-se uma postura crítica diante do processo de regionalização, uma vez que a mesma poderia significar a entrada de novos atores no cenário comunicacional, mas reforça uma estrutura desigual e crescentemente concentradora em face da reestruturação do modo de produção capitalista. Parte-se do pressuposto de que a globalização dos meios de comunicação coloca um novo desafio estrutural aos sistemas de comunicação, impulsionando mercados regionais de comunicação. Acredita-se também que os processos de concentração, desregulamentação, diversificação e globalização potencializam a consolidação do SICMN e ainda que os diversos empreendimentos se articulam de modo a dar sustentação financeira, bem como a uma marca de regionalização fortalecida no Piauí. A abordagem desta pesquisa é analítica descritiva. Assim, revisa, levanta e observa, por meio de fontes diversas, os elementos referentes à teoria e como estão presente no objeto. A metodologia empregada adota a grade transversal (DOURADO, 2008) como suporte e faz uso dos gêneros televisivos de Aronchi (2004) para recortar a grade de programação da TV Meio Norte e posteriormente descrever e analisar o objeto em questão. A pesquisa aponta para uma regionalização de mercado proposta pela TV Meio Norte, em que a aproximação com elementos regionais e locais se dá com o intuito de ganhar amplas audiências, em detrimento das diversidades culturais. ABSTRACT: This work is an analysis of the strategies of the Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte (SICMN) to set up a regional media group in the contextof globalization, with the cutout of TV Meio Norte (RMN). The research was justified by the Economic Policy Communication and has as method of historical materialism dialectic to understand the cultural industries in the context of mediaregionalization. Adopts a critical attitude towards the regionalization process, sinceit could mean the entry in new agents in the communication scenario, but reinforces an unequal structure and increasingly concentrating in the face ofrestructuring the capitalist mode of production. It starts from the assumption that globalization of the media puts a new structural challenge to communication systems, boosting regional communications markets. It is also believed that the processes of concentration, deregulation, globalization and diversification potentiatethe consolidation of SICMN and that the various projects are articulated to givefinancial support, as a regionalization of a brand strengthened in Piauí. The approach of this research is descriptive analytic thus revises raises and notes,through various sources, the aspects of the theory and how are present in the object. The methodology adopts the cross-grid (DOURADO, 2008) as support andmakes use of television genres of Aronchi (2004) to cut the programming grid TV Meio Norte and subsequently describes and analyzes the object in question. The research points to a market regionalization proposed by Network Meio Norte, one which approach to the regional and local elements are given in order to gain wide audiences, to the detriment of cultural diversity. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Regionalização da comunicação pt_BR
dc.subject Economia política da comunicação pt_BR
dc.subject Mercado pt_BR
dc.title INDÚSTRIAS CULTURAIS, REGIONALIZAÇÃO E MERCADO: um olhar a partir da TV Meio Norte pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account