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RESUMO: INTRODUÇÃO: O uso da educação a distância evoluiu e é cada vez mais praticado por estudantes e instituições de ensino, sendo adotada inclusive da área da saúde. Entretanto, a profissionalização em enfermagem por meio dessa modalidade tem gerado dúvidas e é vista pelas entidades de classe e pelos próprios profissionais como inadequada. OBJETIVO: Avaliar os cursos técnicos de enfermagem oferecidos pela rede e-Tec Brasil/UFPI, na modalidade à distância, na perspectiva dos educandos. MÉTODO: Estudo transversal analítico, cuja coleta de dados se deu entre os meses de outubro de 2016 a janeiro de 2017, nos polos presenciais que oferecem os cursos técnicos de enfermagem à distância. A população foi composta pelos estudantes do curso técnico de enfermagem da rede e-Tec Brasil/UFPI, com amostra censitária, constituída por 158 estudantes. Utilizou-se um instrumento validado para avaliar o nível de concordância dos alunos acerca de sua formação, cujas variáveis correspondiam ao corpo de tutores e coordenação, organização didático-pedagógica e instalações físicas. As respostas forma medidas escala Likert de cinco pontos, com respostas variando de discordo plenamente a concordo plenamente. As avaliações dos estudantes com valores inferiores a 80% foram classificadas como “menor nível” e as com medidas iguais ou superiores como de “maior nível”. Os dados foram processados no software SPSS® 21.0, realizadas estatísticas descritivas e inferenciais, com nível de significância de 5%. Respeitaram-se os preceitos éticos para a realização do estudo com parecer do comitê de ética da UFPI 1.665.320. RESULTADOS: Dos 158 estudantes houve predomínio daqueles com idade superior a 20 anos (55,1%), do sexo feminino (74,1%), solteiros (65,2%), sem filhos (70,9%), desempregados (63,9%), com renda familiar acima de 937,00 reais (53,2%), que residiam a uma distância inferior a 18 quilômetros do polo, estudam até oito horas semanais (39,2%), com bom domínio de informática anterior ao curso (44,3%), possuem computador residencial (70,9%) com acesso à internet (57%). Obtiveram-se avaliações globais de menor nível para tutores à distância (74,0%), condições de polo (58,3%), suporte técnico (64,7%), tecnologias de informação e comunicação (73,9%). Os polos que apresentaram avaliações em menor nível foram os de Nossa Senhora de Nazaré (67,9%), Luís Correia (75,5%), Simplício Mendes (76,0%) e Brasileira (76,1%), e em maior nível os polos de São Raimundo Nonato (81,5%) e Alto Longá (83,4%). As características dos estudantes relacionadas a uma avaliação global em menor nível de concordância para a EaD, que apresentaram significância estatística foram residir até 18 km do polo presencial (p=0,046), possuir domínio de informática anterior ao curso de péssimo a regular (p<0,001) e não possuir computador residencial (p=0,027). Residir a uma distância acima de 18 km aumente e possuir domínio de informática anterior ao curso de péssimo a regula aumentam em 2,3 e 0,3 vezes as chances dos alunos avaliarem em menor nível de concordância a educação a distância em seus aspecto global, ademais, essas variáveis explicam 67,7% para essa avaliação. CONCLUSÃO: A educação a distância na profissionalização em enfermagem apresenta problemas, e nesse estudo obteve avaliação em menor nível principalmente nos seus aspectos estruturais, por essa razão entende-se que é necessário analisar os impactos que uma formação deficiente pode ocasionar à saúde da população que utilizará da assistência prestada por esses futuros profissionais.
ABSTRACT: INTRODUCTION: The use of distance education has evolved and is increasingly practiced by students and educational institutions, being adopted even in the area of health. However, professionalism in nursing through this modality has generated doubts and is seen with strangeness by the Federal Nursing Councils and by the professionals themselves. OBJECTIVE: To evaluate the nursing technical courses offered by the e-Tec Brasil / UFPI network, in the distance modality, from the perspective of the students. METHODS: A cross-sectional, analytical study was carried out between October 2016 and January 2017, at the poles that offer the nursing courses at a distance. The population was composed by the students of the nursing technical course of the e-Tec Brasil / UFPI network, with a census sample, constituted by 158 students. A validated instrument was used to evaluate the level of agreement of the students about their training, whose variables corresponded to the body of tutors and coordination, didactic-pedagogical organization and physical facilities. The responses form five-point Likert scale measurements, with responses varying from strongly disagree to fully agree. Evaluations of students with values lower than 80% were classified as "lower level" and those with equal or higher measures as "higher level". Data were processed in SPSS® 21.0 software, with descriptive and inferential statistics, with a significance level of 5%. All the ethical precepts were respected for the accomplishment of the study with opinion of the ethics committee of the UFPI 1,665,320. RESULTS: Of the 158 students, there were predominance of those over 20 (55.1%), female (74.1%), unmarried (65.2%), without children (70.9%), unemployed 63.9%), with a family income above R $ 937.00 (53.2%), who lived less than 18 kilometers from the pole, study up to eight hours a week (39.2%), with a good command of (44.3%), have a residential computer (70.9%) with Internet access (57%). We obtained lower global assessments for distance tutors (74.0%), polo conditions (58.3%), technical support (64.7%), information and communication technologies (73.9%). The poles that presented lower scores were those of Nossa Senhora de Nazaré (67.9%), Luís Correia (75.5%), Simplício Mendes (76.0%) and Brazilian (76.1%), and the highest level is the São Raimundo Nonato (81.5%) and Alto Longá (83.4%) poles. The characteristics of the students related to a global evaluation in a lower level of concordance for EaD, who presented statistical significance were to reside up to 18 km from the presence polo (p = 0.046), to have a computer domain before the course from bad to regular (p < 0.001) and did not have a residential computer (p = 0.027). Residing at a distance above 18 km increase and have a computer domain before the course of bad regulation regulates increase by 2.3 and 0.3 times the chances of students to evaluate in a lower level of agreement the EaD in its global aspect, in addition, these variables explain 67.7% for this evaluation. CONCLUSION: Distance education in nursing professionalization presents some difficulties, mainly related to its structural aspects, and it needs to be deeply analyzed in face of the impacts that poor training can cause to the health of the population that will use the assistance provided by these future professionals.