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A INTEGRALIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA

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dc.contributor.author ARAUJO FILHO, Augusto Cezar Antunes de
dc.date.accessioned 2023-05-11T19:40:05Z
dc.date.available 2023-05-11T19:40:05Z
dc.date.issued 2023-05-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3275
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha Examinadora externa: Profa. Dra. Fabiane do Amaral Gubert (UFC) Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Suplente: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A criança consiste em um ser singular e em desenvolvimento, e, portanto, necessita de uma atenção integral e qualificada. Diante disso, a atenção à saúde da criança no Brasil sofreu e vem sofrendo várias alterações. Desde a década de 70 vários programas e estratégias foram instituídas com a finalidade de prestar uma atenção qualificada e integral à criança, e, logo, reduzir a morbimortalidade infantil. O objetivo deste estudo foi analisar como os enfermeiros da estratégia Saúde da Família desenvolvem a integralidade do cuidado na consulta de enfermagem à criança. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido na estratégia Saúde da Família de Teresina, Piauí, com a participação de 14 enfermeiras que atuam sob a responsabilidade da Regional de Saúde Centro/Norte. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista com roteiro semiestruturado, no período de janeiro a abril de 2015, abordando questões sobre a integralidade do cuidado à criança e dados sociodemográficos e profissionais das participantes. O estudo foi autorizado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob o certificado de aprovação 39012314.4.0000.5214, e cumpriu todos os preceitos éticos dispostos na Resolução nº 466/12, a qual trata sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Com a análise dos discursos, através da técnica de análise de conteúdo de Bardin, emergiram três categorias: a integralidade do cuidado na atenção básica, estratégias para o desenvolvimento da integralidade do cuidado à criança e dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da integralidade na saúde da criança. Os resultados revelaram que a integralidade é entendida como o olhar para a totalidade do ser, como o cuidado que é prestado ao indivíduo observando o contexto em que ele vive e como o cuidado compartilhado envolvendo os profissionais tanto da atenção primária quanto de outros níveis de atenção. Verificou-se que o cuidado integral à criança é embasado pelas linhas de cuidado, propostas pelo Ministério da Saúde, na agenda de compromissos para a saúde integral da criança e a redução da mortalidade infantil. Destaca-se ainda que o Programa Saúde na Escola também é utilizado como ferramenta para promover o cuidado integral infantil. Evidenciou-se, além disso, que existem alguns problemas que dificultam o desenvolvimento da integralidade do cuidado à criança, como: a estrutura física inadequada da unidade básica de saúde, a indisponibilidade de alguns recursos e materiais, o déficit de recursos humanos, a ausência de capacitações e treinamentos voltados à saúde da criança, a desarticulação na rede de atenção à saúde, os aspectos culturais que envolvem o cuidado infantil no domicílio e a não implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na atenção básica. Diante disso, considera-se que este estudo contribui para a melhoria da assistência à criança na atenção básica, visto que relaciona os problemas que prejudicam o desenvolvimento da integralidade do cuidado. ABSTRACT: The child is in a unique being and under development, and therefore needs a comprehensive and skilled care. Therefore, health care of children in Brazil suffered and has undergone several changes. Since the 70's various programs and strategies have been established in order to provide a qualified and comprehensive care to the child, and thus reducing infant mortality. The objective of this study was to analyzing how nurses of the Family Health Strategy develop comprehensive care in child nursing consultation. This is a descriptive study with a qualitative approach, developed in the Family Health Strategy of Teresina, Piauí, with the participation of 14 nurses working under the responsibility of Regional Health Center / North. It was used as a technique of data collection the interview with semi-structured guide, in the period January-April 2015, addressing issues about comprehensive care for children and sociodemographic and professional data of the participants. The study was authorized by the Teresina Municipal Health Foundation, approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, under the certificate of approval 39012314.4.0000.5214, and fulfilled all ethical precepts willing Resolution No. 466/12. To analyzing the statements by Bardin content analysis technique there were revealed three categories: complete care in primary care, strategies for the development of comprehensive care for children and difficulties in the development of integrity in child health. The results revealed that comprehensiveness is understood as a look at the totality of being, as care that is provided to the individual observing the context in which he lives and how shared care involving professionals both from primary care as other levels of care. It was found that the comprehensive care of children is grounded by care lines proposed by the Ministry of Health, in the datebook for comprehensive child health and reducing child mortality. It is noteworthy also that the School Health Program is also used as a tool to promote child comprehensive care. It was evident, moreover, that there are some problems that hinder the development of comprehensive care to the child, such as: inadequate physical structure of the basic health unit, the unavailability of some resources and materials, the shortage of human resources, the absence of skills and training turned to children's health, the dismantling health care network, the cultural aspects that involve child care at home and the non-implementation of Systematization of Nursing Care in primary care. Therefore, it is considered that this study contributes to the improvement of child care in primary care, as it lists the problems that hinder the development of comprehensive care. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Assistência integral à saúde pt_BR
dc.subject Atenção primária à saúde pt_BR
dc.subject Saúde da criança pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Comprehensive health care pt_BR
dc.subject Primary health care pt_BR
dc.subject Children's health pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.title A INTEGRALIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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