Abstract:
RESUMO: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) surge como uma abordagem que possibilita o planejamento, o desenvolvimento e a execução de estratégias que contruibuem para a escolarização de turmas heterogêneas. Neste sentido, permite o reconhecimento da diversidade da turma por parte do professor, de modo que ele parta deste pressuposto para conhecer seu grupo de alunos e propor as estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula. Dessa maneira, o trabalho buscou investigar as contribuições do DUA para a formação inicial de professores, considerando suas concepções, crenças e conhecimentos. O estudo adotou a abordagem qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação. Assim, foi desenvolvida uma formação com estudantes do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma instituição de ensino superior do estado do Piauí. Participaram do curso 13 alunos, sendo uma estudante público-alvo da esducação especial (PAEE). Durante o curso, que aconteceu por meio do ensino remoto foram trabalhados o conceito de DUA, suas características, princípios, a elaboração de instrumentos de investigação do perfil de aprendizagem de estudantes, bem como a elaboração de estratégias a partir de casos de ensino fictícios. Foram realizados ao todo 10 encontros, com duração de 2 horas cada, além da aplicação de instrumentos pré e pós curso de formação, tais como: questionário online, estrevista com a aluna PAEE e diário de campo. Os resultados apontaram que os participantes manifestaram diversas concepções acerca da inclusão escolar, dentre elas relacionando-a com a acessibilidade e acolhimento. Sinalizaram que o professor deve possuir um perfil inclusivo, aberto à inovação, com habilidades sociais e que valorize as diferenças. Antes da formação os participantes atrelavam o DUA à educação especial, porém o consideravam fundamental na formação de professores. Após a formação, passaram a considerar a valorização da diversidade, o DUA como forte possibilidade de reestruturação do currículo, bem como a associar as ações aos princípios. A pesquisa oportunizou relacionar o perfil de aprendizagem dos participantes ao desenvolvimento da formação, de modo a tornar o curso mais acessível. Por fim, conclui-se a confirmação da tese, uma vez que discussões sobre DUA contribui para a formação inicial de futuros professores, além se ser importante componente enquanto conteúdo a ser abordado nos cursos de formação inicial.
ABSTRACT: Universal Design for Learning (DUA) emerges as an approach that enables the planning, development and execution of strategies that contribute to the schooling of heterogeneous classes. In this sense, it allows the recognition of the diversity of the class by the teacher, so that he starts from this assumption to get to know his group of students and propose strategies to be developed in the classroom. In this way, the work sought to investigate the contributions of the UDL to the initial training of teachers, considering their conceptions, beliefs and knowledge. The study adopted a qualitative approach, more specifically action research. Thus, training was developed with students of the full degree course in Pedagogy, from a higher education institution in the state of Piauí. 13 students participated in the course, one student with special educational needs (SEN). During the course, which took place through remote teaching, the concept of UDL, its characteristics, principles, the elaboration of instruments for investigating the learning profile of students, as well as the elaboration of strategies from fictitious teaching cases, were worked on. A total of 10 meetings were held, lasting 2 hours each, in addition to the application of instruments before and after the training course, such as: online questionnaire, interview with the SEN student and field diary. The results showed that the participants expressed different conceptions about school inclusion, among them relating it to accessibility and acceptance. They signaled that the teacher must have an inclusive profile, open to innovation, with social skills and that values differences. Before training, participants linked UDL to special education, but considered it fundamental in teacher training. After training, they began to consider valuing diversity, UDL as a strong possibility of restructuring the curriculum, as well as associating actions with principles. The research made it possible to relate the learning profile of the participants to the development of training, in order to make the course more accessible. Finally, the thesis is confirmed, since discussions on UDL contribute to the initial training of future teachers, in addition to being an important component as content to be addressed in initial training courses.