Repositório Institucional da UFPI

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PIAUÍ (1967–1999)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LACERDA, Samara Maria Viana da Silva
dc.date.accessioned 2023-04-13T18:42:28Z
dc.date.available 2023-04-13T18:42:28Z
dc.date.issued 2023-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3256
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes Examinador externo: Prof. Dr. César Augusto Castro (UFMA) Examinador externo: Prof. Dr. Cristiano Ferronato Examinador interno: Prof. Dr. Luis Carlos Sales Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta tese consiste em um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da educação profissional da Escola Técnica Federal do Piauí (1967 – 1999), tendo o seguinte problema de pesquisa: de que forma se constituíram e se efetivaram as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí (ETFPI), no período de 1967 a 1999? O recorte temporal deste estudo inicia em 1967, ano em que a Escola Industrial Federal do Piauí passou a ser denominada Escola Técnica Federal do Piauí, e finaliza em 1999, quando foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI). O recorte espacial é o Piauí, mais especificamente a cidade de Teresina, localização da escola investigada. O objetivo geral é: analisar a prática pedagógica dos docentes das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí, no período de 1967 a 1999. Os objetivos específicos são: (i) analisar as políticas educacionais para o ensino técnico no Brasil (1967 – 1999) e seus efeitos na prática pedagógica dos docentes da Escola Técnica Federal do Piauí; (ii) analisar a trajetória da Escola Técnica Federal do Piauí; (iii) investigar as experiências de formação dos professores das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante da Escola Técnica Federal do Piauí; (iv) compreender como se constituiu a prática pedagógica dos docentes das disciplinas técnicas do ensino profissionalizante a partir das memórias e da documentação escolar. Optamos pela pesquisa historiográfica, sendo utilizada como abordagem teórico-metodológica a História Cultural. A construção do referencial teórico se alicerça, dentre outros, em: Brito (1996), Cunha (2000), Mendes (2003), Rego (2009), Saviani (2013) e Tardif (2002). Na investigação foram utilizadas fontes hemerográficas e documentais, tais como: leis, decretos e resoluções do Governo Federal, bem como diários de classes, manual do aluno, memorandos, fotografias, relatórios e demais documentos da Escola Técnica Federal do Piauí, guardados no Arquivo da própria Escola Técnica, atual Instituto Federal do Piauí. Para conhecimento do que se veiculava sobre a escola pesquisada na imprensa local, realizamos pesquisas nos Jornais “do Piauí” e “O Dia”, que se encontram no Arquivo Público do Estado – Casa Anísio Brito. Além da pesquisa documental, utilizamos a História Oral por meio de entrevistas temáticas com 07 (sete) sujeitos, compreendidos pelas categorias: alunos e professores do período estudado. Do estudo realizado, dentre as conclusões alcançadas, constatamos que no período de 1967 a 1999, a prática pedagógica dos professores das disciplinas técnicas da Escola Técnica Federal do Piauí se fundamentava nas políticas educacionais vigentes e orientações da ETFPI que direcionavam suas práticas, e ainda nos saberes experienciais e pedagógicos adquiridos ao longo da experiência escolar dos sujeitos e em momentos de formação. ABSTRACT: This thesis consists of a study about the professional education teachers' pedagogical practices in the Federal Technicist School of Piauí (1967–1999), featuring the following research proposition: How did the professional education teachers' pedagogical practices were constituted and applied in the Federal Technicist School of Piauí (ETFPI), from 1967 to 1999? The time clipping in the study starts in 1967, when the Federal Industrial School of Piauí had its name changed to Federal Technicist School of Piauí, and ends in 1999, when it became the Technicist Education Federal Center of Piauí (CEFET-PI). The spatial clipping is Piauí state, mainly Teresina city, where the investigated school is located. The main goal is: analyze the technicist teachers' pedagogical practices applied in vocational education in the Federal Technicist School of Piauí, between 1967 and 1999. The specific goals are: (i) analyze the educational policies addressed to technicist teaching in Brazil (1967 - 1999) and its effects in teachers' pedagogical practices in the Federal Technicist School of Piauí; (ii) analyze the historical path of the Federal Technicist School of Piauí; (iii) investigate the formation experience of teachers working with vocational school technicist disciplines in the Federal Technicist School of Piauí; (iv) understand how the pedagogical practices by the teachers working with vocational school technicist disciplines through memories and school registry files. It is a historiographic research with a theory-methodological approach on Cultural History. The theory within the study is based on: Brito (1996), Cunha (2000), Mendes (2003), Rego (2009), Saviani (2013) and Tardif (2002), among others. In the investigation, hemerographic and documental sources, such as laws, decrees and Federal Government resolutions, as well as classes reports, students' manuals, memorials, photographs, reports and other Federal Technicist School of Piauí documents kept in the Technicist School archives, currently known as Federal Institution of Piauí. For further understanding of what circulates locally about the school investigated, more research was done by reading the newspapers "do Piauí" and "O Dia" available within the Public State Archives - Casa Anísio Brito. Besides the document research, Oral History was obtained by means of themed interviews with 07 (seven) individuals, grouped in the categories: students and teachers from the period established for the study. Among the conclusions reached in the study, it was found out that the pedagogical practices by the teachers of technicist disciplines teaching at Federal Technicist School of Piauí were based on educational policies of the time and instructions from ETFPI which guided their practices, even in experiential and pedagogical knowledge acquired along the individuals school experience and formation time. RESUMÉ: Cette thèse consiste dans une étude sur la pratique pédagogique des enseignants de l'enseignement professionnel de l'École Technique Fédérale du Piauí (1967-1999), ayant le suivant problème de recherche: de quelle manière se sont constitués et se sont réalisés les pratiques pédagogiques des enseignants des disciplines techniques de l‟enseignement professionnel de l'École Technique Fédérale du Piauí (ETFPI), dans le période de 1967 à 1999? La coupure temporelle de cette étude commence en 1967, l'année au cours de laquelle l'École Industrielle Fédérale du Piauí a été intitulée École Technique Fédérale du Piauí, et elle termine en 1999, lorsqu'elle a été transformée en Centre Fédéral d'Enseignement Technologique du Piauí (CEFET-PI). La coupure spatiale est le Piauí, plus spécifiquement la ville de Teresina, repérage de l‟école étudiée. L'objectif général est: analyser la pratique pédagogique des enseignants des disciplines techniques de l'enseignement professionnel de l'École Technique Fédérale du Piauí, dans la période de 1967 à 1999. Les objectifs spécifiques sont: (i) analyser les politiques éducatifs pour l'enseignement technique au Brésil (1967-1999) et leurs effets sur la pratique pédagogique des enseignants de l'École Technique Fédérale du Piauí; (ii) analyser la trajectoire de l'École Technique Fédérale du Piauí; (iii) étudier les expériences de formation des enseignants dans les disciplines techniques de l'enseignement professionnel de l'École technique Fédérale du Piauí; (iv) comprendre comment s'est constituée la pratique pédagogique des enseignants des disciplines techniques de l'enseignement professionnel à partir des mémoires et de la documentation scolaire. Nous avons opté pour la recherche historiographique, en utilisant comme approche théorico-méthodologique l'Histoire Culturelle. La construction du cadre théorique s'appuie, entre autres, sur: Brito (1996), Cunha (2000), Mendes (2003), Rego (2009), Saviani (2013) et Tardif (2002). Dans l'étude ont été utilisées des sources hémographiques et documentaires, comme: lois, décrets et résolutions du Gouvernement Fédéral, ainsi que carnets de bord, manuel de l'étudiant, mémorandums, photographies, rapports et autres documents de l'École Technique Fédérale du Piauí, gardés dans les Archives de l'École Technique elle-même, actuel Institut Fédéral du Piauí. Pour savoir de ce qui a été diffusé sur l'école recherchée dans la presse locale, nous avons réalisé des recherches dans les Journaux «do Piauí» et «O Dia», qui se trouvent dans l‟Archive Publique de l'État – Casa Anísio Brito. Au-delà de la recherche documentaire, nous avons utilisé l'Histoire Orale à travers de l‟entretiens thématiques avec 07 (sept) sujets, compris par les catégories: étudiants et enseignants de la période étudiée. De l'étude réalisée, parmi les conclusions obtenues, nous avons constaté que dans la période de 1967 à 1999, la pratique pédagogique des enseignants des disciplines techniques de l'École Technique Fédérale de Piauí s‟était basée dans les politiques éducatives actuelles et orientations de l'ETFPI qui ont dirigé leurs pratiques, et encore dans les connaissances expérientielles et pédagogiques acquises tout au long de l'expérience scolaire des sujets et dans les moments de formation. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject História da educação profissional pt_BR
dc.subject Escola Técnica Federal do Piauí pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject History of professional education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Federal Technical School of Piauí pt_BR
dc.subject Histoire de l‟éducation pt_BR
dc.subject Histoire de l'Enseignement professionnel pt_BR
dc.subject Pratique pedagogique pt_BR
dc.subject École Technique Fédérale de Piauí pt_BR
dc.title A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PIAUÍ (1967–1999) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account