Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA MOTOCICLISTAS ACERCA DA ATENÇÃO NO TRÂNSITO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RODRIGUES, Tatyanne Silva
dc.date.accessioned 2023-04-13T13:16:57Z
dc.date.available 2023-04-13T13:16:57Z
dc.date.issued 2023-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3252
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos Examinador externo: Profa. Dra. Lívia Moreira Barros (UNILAB) Examinador externo: Prof. Dr. Nelson Miguel Galindo Neto (IFPE) Examinador interno: Profa. Dra. Maria Zélia de Araújo Madeira Examinador interno: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Suplente 1: Profa. Dr. Márcio Denis Medeiros Mascarenhas Suplente 2: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel de Andrade pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública mundial, sendo as motocicletas os veículos mais envolvidos nas ocorrências e responsáveis pelas principais causas de lesões, incapacidades e mortes em faixas etárias jovens. Nesse sentido, ao considerar que a Enfermagem converge para o contexto social, ações preventivas e intersetoriais no cenário do trânsito devem ser executadas em caráter emergencial e o uso de recursos audiovisuais, como vídeo, por serem de fácil acesso, possibilita maior adesão e compressão do tema proposto. Objetivo: construir e validar vídeo educativo acerca da atenção dos motociclistas no trânsito. Método: estudo metodológico, no qual ocorreu a construção de vídeo educativo acerca do nível de atenção no trânsito, por meio das fases de pré-produção, produção e pós-produção, a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, por animação digital e narração em áudio. A validação foi realizada por 22 juízes especialistas e a avaliação por 22 motociclistas profissionais, por meio da aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional com os juízes e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde com os motociclistas profissionais. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo e Teste Binomial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.241.921. Resultados: o vídeo possuiu sete minutos e cinquenta e dois segundos e contemplou dicas de segurança no trânsito voltadas ao foco e à concentração; uso de equipamentos de proteção; visibilidade nas vias; uso de álcool ou outras substâncias na condução; condução com sono; cuidados com os pedestres, ciclistas e outros veículos; excesso de velocidade e manobras arriscadas; ultrapassagem e uso da sinalização com setas. Todos os itens obtiveram Índice de Validação de Conteúdo igual a 1,0 e concordância igual a 100%, de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos motociclistas, todos os itens do instrumento foram avaliados positivamente quanto objetivos, organização, escrita, aparência e motivação, com IVC de 1,0. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo e à aparência segundo especialistas da área da saúde e motociclistas profissionais. ABSTRACT: Introduction: traffic accidents represent a serious public health problem worldwide and motorcycles are the vehicles most involved in accidents and responsible for the main causes of injuries, disabilities and deaths in young age groups. In this sense, when considering that Nursing converges to the social context, preventive and intersectoral actions in the traffic scenario must be carried out on an emergency basis and the use of audiovisual resources, such as videos, as they are easily accessible, enables greater adherence and understanding of the proposed theme. Objective: to build and validate an educational video about the attention of motorcyclists in traffic. Method: methodological study in which an educational video was built about the level of attention in traffic, through the pre-production, production and post-production phases. Validation was carried out by 22 expert judges and evaluation by 22 professional motorcyclists, through the application of the Educational Content Validation Instrument with the judges and the Face Validation of a Health Educational Technology Instrument in professional motorcyclists. Data were analyzed using Content Validation Index and Binomial Test. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí under opinion nº 5,241,921. Results: the video has seven minutes and fifty-two seconds and included traffic safety tips focused on focus and concentration; use of protective equipment, road visibility; use of alcohol or other substances while driving; drowsy driving; care for pedestrians, cyclists and other vehicles; speeding and risky maneuvers; overtaking and use of signaling with arrows. All items had a Content Validation Index equal to 1.0 and agreement equal to 100%, so that the video was considered valid in terms of objectives, structure/presentation and relevance. In the evaluation of motorcyclists, all instrument items were positively evaluated in terms of objectives, organization, writing, appearance and motivation, with a CVI of 1.0. Conclusion: the video was considered valid in terms of content and appearance according to health experts and professional motorcyclists. ABSTRACT: Introducción: los accidentes de tránsito representan un grave problema de salud pública a nivel mundial, siendo las motocicletas los vehículos más involucrados en accidentes y responsables de las principales causas de lesiones, discapacidades y muertes en grupos de edad jóvenes. En ese sentido, al considerar que la Enfermería converge al contexto social, las acciones preventivas e intersectoriales en el escenario del tránsito deben ser realizadas con carácter de emergencia y el uso de recursos audiovisuales, como el video, por ser de fácil acceso, posibilita una mayor adherencia y comprensión del tema propuesto. Objetivo: construir y validar un video educativo sobre la atención de los motociclistas en el tránsito. Método: estudio metodológico, en el que se construyó un video educativo sobre el nivel de atención en el tráfico, a través de las fases de preproducción, producción y postproducción. La validación fue realizada por 22 jueces expertos y la evaluación por 22 motociclistas profesionales, mediante la aplicación del Instrumento de Validación de Contenido Educativo con los jueces y el Instrumento de Validación de Apariencia de Tecnología Educativa en Salud con los motociclistas profesionales. Los datos se analizaron utilizando el índice de validación de contenido y la prueba binomial. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí bajo el dictamen nº 5.241.921. Resultados: el video tuvo una duración de siete minutos y cincuenta y dos segundos e incluyó consejos de seguridad vial objetivando el enfoque y la concentración; uso de equipos de protección; visibilidad vial; consumo de alcohol u otras sustancias al conducir; conducir somnoliento; cuidado de peatones, ciclistas y otros vehículos; exceso de velocidad y maniobras arriesgadas; rebasamiento y uso de la señalización con flechas. Todos los ítems tuvieron Índice de Validación de Contenido igual a 1,0 y concordancia igual al 100%, por lo que el video fue considerado válido en términos de objetivos, estructura/presentación y relevancia. En la evaluación de los motociclistas, todos los ítems del instrumento fueron evaluados positivamente en cuanto a objetivos, organización, redacción, apariencia y motivación, con un CVI de 1,0. Conclusión: el video fue considerado válido en términos de contenido y apariencia según expertos en salud y motociclistas profesionales. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Acidentes de trânsito pt_BR
dc.subject Acidente de motocicleta pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Filmes e vídeos educativos pt_BR
dc.subject Enfermagem - Filmes e vídeos educativos pt_BR
dc.subject Traffic accidents pt_BR
dc.subject Motorcycles pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Educational movies and videos pt_BR
dc.subject Accidentes de tráfico pt_BR
dc.subject Motocicletas pt_BR
dc.subject Educación para la salud pt_BR
dc.subject Películas y videos educativos pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA MOTOCICLISTAS ACERCA DA ATENÇÃO NO TRÂNSITO pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account