Abstract:
RESUMO: Introdução: os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde
pública mundial, sendo as motocicletas os veículos mais envolvidos nas ocorrências
e responsáveis pelas principais causas de lesões, incapacidades e mortes em faixas
etárias jovens. Nesse sentido, ao considerar que a Enfermagem converge para o
contexto social, ações preventivas e intersetoriais no cenário do trânsito devem ser
executadas em caráter emergencial e o uso de recursos audiovisuais, como vídeo,
por serem de fácil acesso, possibilita maior adesão e compressão do tema proposto.
Objetivo: construir e validar vídeo educativo acerca da atenção dos motociclistas no
trânsito. Método: estudo metodológico, no qual ocorreu a construção de vídeo
educativo acerca do nível de atenção no trânsito, por meio das fases de pré-produção,
produção e pós-produção, a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da
Aprendizagem Multimídia, por animação digital e narração em áudio. A validação foi
realizada por 22 juízes especialistas e a avaliação por 22 motociclistas profissionais,
por meio da aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional com os
juízes e o Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em
Saúde com os motociclistas profissionais. Os dados foram analisados pelo Índice de
Validação de Conteúdo e Teste Binomial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética
em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.241.921.
Resultados: o vídeo possuiu sete minutos e cinquenta e dois segundos e contemplou
dicas de segurança no trânsito voltadas ao foco e à concentração; uso de
equipamentos de proteção; visibilidade nas vias; uso de álcool ou outras substâncias
na condução; condução com sono; cuidados com os pedestres, ciclistas e outros
veículos; excesso de velocidade e manobras arriscadas; ultrapassagem e uso da
sinalização com setas. Todos os itens obtiveram Índice de Validação de Conteúdo
igual a 1,0 e concordância igual a 100%, de forma que o vídeo foi considerado válido
quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos
motociclistas, todos os itens do instrumento foram avaliados positivamente quanto
objetivos, organização, escrita, aparência e motivação, com IVC de 1,0. Conclusão:
o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo e à aparência segundo
especialistas da área da saúde e motociclistas profissionais.
ABSTRACT: Introduction: traffic accidents represent a serious public health problem worldwide
and motorcycles are the vehicles most involved in accidents and responsible for the
main causes of injuries, disabilities and deaths in young age groups. In this sense,
when considering that Nursing converges to the social context, preventive and
intersectoral actions in the traffic scenario must be carried out on an emergency basis
and the use of audiovisual resources, such as videos, as they are easily accessible,
enables greater adherence and understanding of the proposed theme. Objective: to
build and validate an educational video about the attention of motorcyclists in traffic.
Method: methodological study in which an educational video was built about the level
of attention in traffic, through the pre-production, production and post-production
phases. Validation was carried out by 22 expert judges and evaluation by 22
professional motorcyclists, through the application of the Educational Content
Validation Instrument with the judges and the Face Validation of a Health Educational
Technology Instrument in professional motorcyclists. Data were analyzed using
Content Validation Index and Binomial Test. The project was approved by the
Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí under opinion nº
5,241,921. Results: the video has seven minutes and fifty-two seconds and included
traffic safety tips focused on focus and concentration; use of protective equipment,
road visibility; use of alcohol or other substances while driving; drowsy driving; care for
pedestrians, cyclists and other vehicles; speeding and risky maneuvers; overtaking
and use of signaling with arrows. All items had a Content Validation Index equal to 1.0
and agreement equal to 100%, so that the video was considered valid in terms of
objectives, structure/presentation and relevance. In the evaluation of motorcyclists, all
instrument items were positively evaluated in terms of objectives, organization, writing,
appearance and motivation, with a CVI of 1.0. Conclusion: the video was considered
valid in terms of content and appearance according to health experts and professional
motorcyclists.
ABSTRACT: Introducción: los accidentes de tránsito representan un grave problema de salud
pública a nivel mundial, siendo las motocicletas los vehículos más involucrados en
accidentes y responsables de las principales causas de lesiones, discapacidades y
muertes en grupos de edad jóvenes. En ese sentido, al considerar que la Enfermería
converge al contexto social, las acciones preventivas e intersectoriales en el escenario
del tránsito deben ser realizadas con carácter de emergencia y el uso de recursos
audiovisuales, como el video, por ser de fácil acceso, posibilita una mayor adherencia
y comprensión del tema propuesto. Objetivo: construir y validar un video educativo
sobre la atención de los motociclistas en el tránsito. Método: estudio metodológico,
en el que se construyó un video educativo sobre el nivel de atención en el tráfico, a
través de las fases de preproducción, producción y postproducción. La validación fue
realizada por 22 jueces expertos y la evaluación por 22 motociclistas profesionales,
mediante la aplicación del Instrumento de Validación de Contenido Educativo con los
jueces y el Instrumento de Validación de Apariencia de Tecnología Educativa en Salud
con los motociclistas profesionales. Los datos se analizaron utilizando el índice de
validación de contenido y la prueba binomial. El proyecto fue aprobado por el Comité
de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí bajo el dictamen nº
5.241.921. Resultados: el video tuvo una duración de siete minutos y cincuenta y dos
segundos e incluyó consejos de seguridad vial objetivando el enfoque y la
concentración; uso de equipos de protección; visibilidad vial; consumo de alcohol u
otras sustancias al conducir; conducir somnoliento; cuidado de peatones, ciclistas y
otros vehículos; exceso de velocidad y maniobras arriesgadas; rebasamiento y uso de
la señalización con flechas. Todos los ítems tuvieron Índice de Validación de
Contenido igual a 1,0 y concordancia igual al 100%, por lo que el video fue
considerado válido en términos de objetivos, estructura/presentación y relevancia. En
la evaluación de los motociclistas, todos los ítems del instrumento fueron evaluados
positivamente en cuanto a objetivos, organización, redacción, apariencia y motivación,
con un CVI de 1,0. Conclusión: el video fue considerado válido en términos de
contenido y apariencia según expertos en salud y motociclistas profesionales.