Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL SOBRE HISTÓRIA DAS ENTIDADES DE CLASSE DA ENFERMAGEM BRASILEIRA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MAIA, Natália Maria Freitas e Silva
dc.date.accessioned 2023-04-13T12:34:06Z
dc.date.available 2023-04-13T12:34:06Z
dc.date.issued 2023-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3248
dc.description Orientador: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Fernanda Batista Oliveira Santos (UFMG) Examinadora externa: Profa. Dra. Pacita Geovanna Gama de Sousa Aperibense (UFRJ) Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Examinadora interna: Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães Suplente 1: Profa. Dra. Maria Augusta Rocha Bezerra Suplente 2: Profa. Dra. Chrystiany Plácido de Brito Vieira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A aprendizagem sobre as entidades de classe da enfermagem brasileira torna-se importante no percurso formativo do enfermeiro, ao favorecer a construção da identidade profissional, bem como o resgate das lutas e conquistas de espaço da profissão pelas lideranças da enfermagem. Nesse contexto, os aplicativos móveis sobre as entidades podem constituir recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem de enfermagem. Esses aplicativos favorecem o protagonismo do aluno e podem facilitar a aprendizagem por irem ao encontro de uma geração conectada ao mundo digital. Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para apoiar o processo de ensino e aprendizagem sobre a história das entidades de classes da enfermagem brasileira. Método: Estudo multimétodos, desenvolvido em três etapas. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (nº de protocolo 4.218.772). Na primeira etapa, dois estudos de revisão integrativa foram realizados: um sobre as tecnologias educacionais para o ensino de história da Enfermagem e o outro sobre as contribuições das entidades de classe para profissionalização da enfermagem, à luz das concepções freidsonianas. Na segunda etapa, estudo exploratório-descritivo foi desenvolvido para caraterização dos estudantes de enfermagem, da proficiência digital e da aprendizagem sobre a história das entidades de classe da enfermagem brasileira. Na terceira etapa, estudo metodológico foi realizado para construção e validação de conteúdo de aplicativo móvel para apoiar o ensino e a aprendizagem sobre a história das entidades de classe da enfermagem brasileira. Resultados: Identificou-se lacuna quanto ao uso de aplicativos móveis como recurso tecnológico no ensino de história da enfermagem. As entidades de classe apresentaram contribuições científicas, sociais e políticas, que conformam o campo profissional da enfermagem, possibilitando conhecimento/expertise, autonomia e autorregulação. Essas revisões delinearam o conteúdo e auxiliaram a fase exploratória de dados, que ofereceu suporte e subsidiou estruturação do aplicativo. No estudo exploratório-descritivo, os estudantes eram em maioria do sexo feminino (83,9%), com média de idade de 20 anos, pardos (55,4%) que não trabalhavam (94,6%), de baixa renda (92,9%) e que residiam com pais (73,2%). Quanto à Proficiência Digital Básica (PDB), o grau médio foi considerado baixo (3,43). Os conteúdos elencados acerca das entidades de classe foram considerados imprescindíveis e muito importantes. O estudo metodológico resultou no aplicativo móvel Enfentidades, foi construído com 29 telas, cinco imagens e seis vídeos, e contempla três entidades de enfermagem: Associação Brasileira de Enfermagem, Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem e Federação Nacional dos Enfermeiros. O conteúdo foi validado quanto aos objetivos, à estrutura/apresentação e relevância, por um conjunto de sete especialistas em história da enfermagem. O Índice de Validação global foi igual a 1. Contudo, alguns itens foram considerados parcialmente adequados pelos especialistas e, portanto, revisados para a versão final. Conclusão: O Enfentidades representa experiência pioneira para o ensino de história das entidades de classe da enfermagem, uma vez que não se observou na literatura a produção de tecnologia móvel com essa finalidade. Deste modo, é um recurso tecnológico que possibilita aos estudantes de enfermagem a modalidade de ensino-aprendizagem chamada m-learning. ABSTRACT: Introduction: Learning about Brazilian nursing class entities becomes important in the nurse's training path because it favors the construction of a professional identity as well as the rescue of struggles and gain of space by nursing leaders in the profession. In this context, mobile applications about entities can be a technological resource for teaching and learning in nursing. These applications favor the protagonism of the students and can facilitate learning by reaching out to a generation connected to the digital world. Objective: To build and validate a mobile application to support the teaching and learning process about the history of Brazilian nursing class entities. Method: Multi-method study developed in three stages. This study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (protocol number 4,218,772). In the first stage, two integrative review studies were carried out: one on educational technologies for teaching the history of nursing and the other on the contributions of class entities for the professionalization of nursing in the light of Freidsonian concepts. In the second stage, an exploratory-descriptive study was developed to characterize nursing students, digital proficiency and learning about the history of Brazilian nursing class entities. In the third stage, a methodological study was carried out for the construction and validation of mobile application content to support teaching and learning about the history of Brazilian nursing class entities. Results: A gap was identified regarding the use of mobile applications as a technological resource in teaching the history of nursing. Class entities made scientific, social and political contributions which make up the professional field of nursing, enabling knowledge/expertise, autonomy and self-regulation. These reviews outlined the content and helped the exploratory data phase, which supported and subsidized the structuring of the application. In the exploratory-descriptive study, the students were mostly female (83.9%), with a mean age of 20 years, brown (55.4%), not employed (94.6%), low-income (92.9%), and lived with the parents (73.2%). As for Basic Digital Proficiency (BDP), the mean grade was considered low (3.43). The contents listed about class entities were considered essential and very important. The methodological study resulted in the mobile application Enfentidades, which was built with 29 screens, five images and six videos, and includes three nursing entities: Brazilian Nursing Association, Federal Council System and Regional Councils of Nursing and the National Federation of Nurses. The content was validated in terms of objectives, structure/presentation and relevance, by a group of seven specialists in the history of nursing. The global Validation Index was equal to 1. However, some items were considered partially adequate by the specialists and, therefore, revised for the final version. Conclusion: Enfentidades represents a pioneering experience for teaching the history of nursing class entities, since the production of mobile technology for this purpose was not observed in the literature. Thus, it is a technological resource that enables nursing students to use the teaching-learning modality called m-learning. RESUMEN: Introducción: El aprendizaje de las entidades de clase de la enfermería brasileña se vuelve importante en el camino de formación del enfermero, ya que favorece la construcción de la identidad profesional, así como el rescate de las luchas y conquistas del espacio en la profesión por parte de los líderes de enfermería. En este contexto, las aplicaciones móviles sobre entidades pueden ser un recurso tecnológico para la enseñanza y el aprendizaje en enfermería. Estas aplicaciones favorecen el protagonismo del alumno y pueden facilitar el aprendizaje de una generación conectada al mundo digital. Objetivo: construir y validar una aplicación móvil para apoyar el proceso de enseñanza y aprendizaje sobre la historia de las entidades de clase de enfermería brasileñas. Método: Estudio método múltiple desarrollado en tres etapas. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí (protocolo número 4.218.772). En la primera etapa, se realizaron dos estudios de revisión integradora: uno sobre tecnologías educativas para la enseñanza de la historia de la enfermería y otro sobre las contribuciones de las entidades de clase para la profesionalización de la enfermería, a la luz de los conceptos freidsonianos. En la segunda etapa, se desarrolló un estudio exploratorio-descriptivo para caracterizar a los estudiantes de enfermería, su competencia digital y el aprendizaje sobre la historia de las entidades de clase de enfermería brasileñas. En la tercera etapa, se realizó un estudio metodológico para la construcción y validación de contenido de aplicación móvil para apoyar la enseñanza y el aprendizaje sobre la historia de las entidades de clase de enfermería brasileñas. Resultados: Se identificó un vacío en cuanto al uso de aplicaciones móviles como recurso tecnológico en la enseñanza de la historia de la enfermería. Las entidades de clase realizaron contribuciones científicas, sociales y políticas, que componen el campo profesional de enfermería, posibilitando el saber/experiencia, la autonomía y la autorregulación. Estas revisiones perfilaron el contenido y ayudaron a la fase de exploración de datos, que apoyó y subsidió la estructuración de la aplicación. En el estudio exploratoriodescriptivo, los estudiantes eran en su mayoría del sexo femenino (83,9%), con una edad media de 20 años, morenos (55,4%) que no trabajaban (94,6%), de baja renta (92,9%) y que convivían con sus padres (73,2%). En cuanto a la Competencia Digital Básica (CDB), la nota media se consideró baja (3,43). Los contenidos enumerados sobre las entidades de clase se consideraron esenciales y muy importantes. El estudio metodológico resultó en la aplicación móvil Enfentidades, que fue construida con 29 pantallas, cinco imágenes y seis videos, e incluyó tres entidades de enfermería: Asociación Brasileña de Enfermería, Sistema Consejo Federal y Consejos Regionales de Enfermería y Federación Nacional de Enfermeros. El contenido fue validado en cuanto a objetivos, estructura/presentación y relevancia por un grupo de siete especialistas en historia de la enfermería. El Índice de Validación global fue igual a 1. Sin embargo, algunos ítems fueron considerados parcialmente adecuados por los especialistas y, por lo tanto, revisados para la versión final. Conclusión: Enfentidades representa una experiencia pionera para la enseñanza de la historia de las entidades de clase de enfermería, ya que la producción de tecnología móvil para este fin no fue observada en la literatura. Así, es un recurso tecnológico que posibilita a los estudiantes de enfermería utilizar la modalidad de enseñanza-aprendizaje denominada m-learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Aplicativos móveis pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject História da enfermagem pt_BR
dc.subject Organizações de normalização profissional pt_BR
dc.subject Mobile applications pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject History of nursing pt_BR
dc.subject Professional standardization organizations pt_BR
dc.subject Aplicaciones móviles pt_BR
dc.subject Historia de la enfermería pt_BR
dc.subject Organizaciones de normalización profesional pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL SOBRE HISTÓRIA DAS ENTIDADES DE CLASSE DA ENFERMAGEM BRASILEIRA pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account