Abstract:
RESUMO: Introdução: A aprendizagem sobre as entidades de classe da enfermagem brasileira torna-se
importante no percurso formativo do enfermeiro, ao favorecer a construção da identidade
profissional, bem como o resgate das lutas e conquistas de espaço da profissão pelas lideranças
da enfermagem. Nesse contexto, os aplicativos móveis sobre as entidades podem constituir
recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem de enfermagem. Esses aplicativos favorecem
o protagonismo do aluno e podem facilitar a aprendizagem por irem ao encontro de uma geração
conectada ao mundo digital. Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para apoiar o
processo de ensino e aprendizagem sobre a história das entidades de classes da enfermagem
brasileira. Método: Estudo multimétodos, desenvolvido em três etapas. Aprovado pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (nº de protocolo 4.218.772). Na primeira
etapa, dois estudos de revisão integrativa foram realizados: um sobre as tecnologias
educacionais para o ensino de história da Enfermagem e o outro sobre as contribuições das
entidades de classe para profissionalização da enfermagem, à luz das concepções freidsonianas.
Na segunda etapa, estudo exploratório-descritivo foi desenvolvido para caraterização dos
estudantes de enfermagem, da proficiência digital e da aprendizagem sobre a história das
entidades de classe da enfermagem brasileira. Na terceira etapa, estudo metodológico foi
realizado para construção e validação de conteúdo de aplicativo móvel para apoiar o ensino e a
aprendizagem sobre a história das entidades de classe da enfermagem brasileira. Resultados:
Identificou-se lacuna quanto ao uso de aplicativos móveis como recurso tecnológico no ensino
de história da enfermagem. As entidades de classe apresentaram contribuições científicas,
sociais e políticas, que conformam o campo profissional da enfermagem, possibilitando
conhecimento/expertise, autonomia e autorregulação. Essas revisões delinearam o conteúdo e
auxiliaram a fase exploratória de dados, que ofereceu suporte e subsidiou estruturação do
aplicativo. No estudo exploratório-descritivo, os estudantes eram em maioria do sexo feminino
(83,9%), com média de idade de 20 anos, pardos (55,4%) que não trabalhavam (94,6%), de
baixa renda (92,9%) e que residiam com pais (73,2%). Quanto à Proficiência Digital Básica
(PDB), o grau médio foi considerado baixo (3,43). Os conteúdos elencados acerca das entidades
de classe foram considerados imprescindíveis e muito importantes. O estudo metodológico
resultou no aplicativo móvel Enfentidades, foi construído com 29 telas, cinco imagens e seis
vídeos, e contempla três entidades de enfermagem: Associação Brasileira de Enfermagem,
Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem e Federação Nacional dos
Enfermeiros. O conteúdo foi validado quanto aos objetivos, à estrutura/apresentação e
relevância, por um conjunto de sete especialistas em história da enfermagem. O Índice de
Validação global foi igual a 1. Contudo, alguns itens foram considerados parcialmente
adequados pelos especialistas e, portanto, revisados para a versão final. Conclusão: O
Enfentidades representa experiência pioneira para o ensino de história das entidades de classe
da enfermagem, uma vez que não se observou na literatura a produção de tecnologia móvel
com essa finalidade. Deste modo, é um recurso tecnológico que possibilita aos estudantes de
enfermagem a modalidade de ensino-aprendizagem chamada m-learning.
ABSTRACT: Introduction: Learning about Brazilian nursing class entities becomes important in the nurse's
training path because it favors the construction of a professional identity as well as the rescue
of struggles and gain of space by nursing leaders in the profession. In this context, mobile
applications about entities can be a technological resource for teaching and learning in nursing.
These applications favor the protagonism of the students and can facilitate learning by reaching
out to a generation connected to the digital world. Objective: To build and validate a mobile
application to support the teaching and learning process about the history of Brazilian nursing
class entities. Method: Multi-method study developed in three stages. This study was approved
by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (protocol number
4,218,772). In the first stage, two integrative review studies were carried out: one on educational
technologies for teaching the history of nursing and the other on the contributions of class
entities for the professionalization of nursing in the light of Freidsonian concepts. In the second
stage, an exploratory-descriptive study was developed to characterize nursing students, digital
proficiency and learning about the history of Brazilian nursing class entities. In the third stage,
a methodological study was carried out for the construction and validation of mobile application
content to support teaching and learning about the history of Brazilian nursing class entities.
Results: A gap was identified regarding the use of mobile applications as a technological
resource in teaching the history of nursing. Class entities made scientific, social and political
contributions which make up the professional field of nursing, enabling knowledge/expertise,
autonomy and self-regulation. These reviews outlined the content and helped the exploratory
data phase, which supported and subsidized the structuring of the application. In the
exploratory-descriptive study, the students were mostly female (83.9%), with a mean age of 20
years, brown (55.4%), not employed (94.6%), low-income (92.9%), and lived with the parents
(73.2%). As for Basic Digital Proficiency (BDP), the mean grade was considered low (3.43).
The contents listed about class entities were considered essential and very important. The
methodological study resulted in the mobile application Enfentidades, which was built with 29
screens, five images and six videos, and includes three nursing entities: Brazilian Nursing
Association, Federal Council System and Regional Councils of Nursing and the National
Federation of Nurses. The content was validated in terms of objectives, structure/presentation
and relevance, by a group of seven specialists in the history of nursing. The global Validation
Index was equal to 1. However, some items were considered partially adequate by the
specialists and, therefore, revised for the final version. Conclusion: Enfentidades represents a
pioneering experience for teaching the history of nursing class entities, since the production of
mobile technology for this purpose was not observed in the literature. Thus, it is a technological
resource that enables nursing students to use the teaching-learning modality called m-learning.
RESUMEN: Introducción: El aprendizaje de las entidades de clase de la enfermería brasileña se vuelve
importante en el camino de formación del enfermero, ya que favorece la construcción de la identidad
profesional, así como el rescate de las luchas y conquistas del espacio en la profesión por parte de
los líderes de enfermería. En este contexto, las aplicaciones móviles sobre entidades pueden ser un
recurso tecnológico para la enseñanza y el aprendizaje en enfermería. Estas aplicaciones favorecen
el protagonismo del alumno y pueden facilitar el aprendizaje de una generación conectada al mundo
digital. Objetivo: construir y validar una aplicación móvil para apoyar el proceso de enseñanza y
aprendizaje sobre la historia de las entidades de clase de enfermería brasileñas. Método: Estudio
método múltiple desarrollado en tres etapas. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación de
la Universidad Federal de Piauí (protocolo número 4.218.772). En la primera etapa, se realizaron
dos estudios de revisión integradora: uno sobre tecnologías educativas para la enseñanza de la
historia de la enfermería y otro sobre las contribuciones de las entidades de clase para la
profesionalización de la enfermería, a la luz de los conceptos freidsonianos. En la segunda etapa,
se desarrolló un estudio exploratorio-descriptivo para caracterizar a los estudiantes de enfermería,
su competencia digital y el aprendizaje sobre la historia de las entidades de clase de enfermería
brasileñas. En la tercera etapa, se realizó un estudio metodológico para la construcción y validación
de contenido de aplicación móvil para apoyar la enseñanza y el aprendizaje sobre la historia de las
entidades de clase de enfermería brasileñas. Resultados: Se identificó un vacío en cuanto al uso de
aplicaciones móviles como recurso tecnológico en la enseñanza de la historia de la enfermería. Las
entidades de clase realizaron contribuciones científicas, sociales y políticas, que componen el
campo profesional de enfermería, posibilitando el saber/experiencia, la autonomía y la
autorregulación. Estas revisiones perfilaron el contenido y ayudaron a la fase de exploración de
datos, que apoyó y subsidió la estructuración de la aplicación. En el estudio exploratoriodescriptivo,
los estudiantes eran en su mayoría del sexo femenino (83,9%), con una edad media de
20 años, morenos (55,4%) que no trabajaban (94,6%), de baja renta (92,9%) y que convivían con
sus padres (73,2%). En cuanto a la Competencia Digital Básica (CDB), la nota media se consideró
baja (3,43). Los contenidos enumerados sobre las entidades de clase se consideraron esenciales y
muy importantes. El estudio metodológico resultó en la aplicación móvil Enfentidades, que fue
construida con 29 pantallas, cinco imágenes y seis videos, e incluyó tres entidades de enfermería:
Asociación Brasileña de Enfermería, Sistema Consejo Federal y Consejos Regionales de
Enfermería y Federación Nacional de Enfermeros. El contenido fue validado en cuanto a objetivos,
estructura/presentación y relevancia por un grupo de siete especialistas en historia de la enfermería.
El Índice de Validación global fue igual a 1. Sin embargo, algunos ítems fueron considerados
parcialmente adecuados por los especialistas y, por lo tanto, revisados para la versión final.
Conclusión: Enfentidades representa una experiencia pionera para la enseñanza de la historia de las
entidades de clase de enfermería, ya que la producción de tecnología móvil para este fin no fue
observada en la literatura. Así, es un recurso tecnológico que posibilita a los estudiantes de
enfermería utilizar la modalidad de enseñanza-aprendizaje denominada m-learning.