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RESUMO: Introdução: Nas últimas décadas, as questões associadas à segurança do paciente se tornaram
um dos assuntos prioritários na área da saúde. Assim, é recomendado pela Organização Mundial
de Saúde que as instituições de ensino priorizem o processo de formação dos envolvidos na
assistência, na perspectiva da promoção da segurança do paciente, especificamente, dos
técnicos de enfermagem, pela representatividade e importância para o cuidado seguro.
Objetivo: Analisar a formação de técnicos de enfermagem para segurança do paciente.
Método: Abordagem multimétodos, conduzida em três etapas. A Etapa 1 foi composta pela
análise documental balizada pelo projeto pedagógico, matriz curricular, ementários e planos de
disciplinas dos cursos técnicos de enfermagem de uma instituição pública de ensino do Piauí.
Denominaram-se de Cursos A, B e C. Na Etapa 2, correspondente ao estudo qualitativo,
realizou-se entrevista semiestruturada com 24 docentes, a fim de compreender como estes
desenvolviam o ensino da segurança do paciente. Realizou-se análise temática, na perspectiva
de Minayo, e a interpretação dos resultados à luz do Guia Curricular de Segurança do Paciente
e dos conceitos do teórico Paulo Freire. Na Etapa 3, efetuou-se estudo quantitativo do tipo
survey, com 84 discentes para identificação dos conteúdos relacionados à segurança do paciente
na formação, utilizando-se de instrumento validado. Para análise dos dados, realizou-se
estatística descritiva e analítica. A coleta de dados ocorreu entre janeiro de 2019 e dezembro de
2019, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.
Resultados: Na Etapa 1, os documentos foram analisados, constatando-se a inexistência do
termo “segurança do paciente” nos projetos dos três cursos. A segurança do paciente não foi
abordada de forma explícita, na amplitude e profundidade devidas, revelando currículo
fragmentado. Os itens “Prevenção e controle da infecção” e “Melhora na segurança da
medicação” foram os mais identificados nos três cursos. Na Etapa 2, referente ao estudo
qualitativo, emergiram três categorias: Compreensão dos docentes acerca do tema Segurança
do Paciente, na formação de técnicos de enfermagem; Aplicação do tema Segurança do Paciente
na formação de técnicos de enfermagem; Projeções dos docentes quanto ao ensino da Segurança
do Paciente na formação de técnicos de enfermagem. Na Etapa 3, referente ao estudo
quantitativo, dos 46 termos rastreadores, no Curso A, 36(78,3%) foram identificados no
contexto teórico-prático e 10(21,7%) no teórico. No Curso B, 19 (41,3%) foram predominantes
no ensino teórico-prático, 26 (56,5%) no ensino teórico e 1(2,2%) desconhecido. No Curso C,
25 (54,3%) termos rastreadores foram identificados no ensino teórico-prático, 20 (43,5%) no
ensino teórico e 1(2,2%) desconhecido. O teste de Kruskal-Wallis mostrou efeito do local do
curso realizado sobre o número de termos rastreadores no contexto teórico-prático e teórico.
Conclusão: A formação do discente técnico de enfermagem demonstrou não contemplar,
integralmente, no processo de ensino e aprendizagem, questões de segurança do paciente.
Portanto, esse aspecto se configura ainda como desafio para instituições de ensino de cursos
técnicos em enfermagem que devem se atentar a essa questão, a fim de formar profissionais
aptos a proporcionar assistência com segurança.
ABSTRACT: Introduction: In the last decades, concerns related to patient safety have become one of the
priority issues in the health area. Thus, the World Health Organization recommends that
educational institutions focus on the training process of those involved in care, from the
perspective of promoting patient safety, particularly, nursing technicians, due to their character
and importance for safe care. Objective: To analyze the training of nursing technicians for
patient safety. Method: A multi-method research was conducted in three stages. Stage 1 was
composed of the documentary analysis established by the pedagogical project, curricular
component, discipline summaries and plans of the technical nursing courses of a public
educational institution in Piauí. Courses A, B and C. In Step 2, concerning the qualitative study,
a semi-structured interview was conducted with 24 professors, aimed at understanding how
they carried out the patient safety training. Thematic analysis was carried out, in the perspective
of Minayo, and the interpretation of the results based on the Curricular Guide for Patient Safety
and the concepts of the theorist Paulo Freire. In Step 3, a quantitative survey type study was
conducted, with 84 students to identify the subjects related to patient safety in training, using a
validated instrument. For data analysis, descriptive and analytical statistics were performed.
Data collection took place from January 2019 to December 2019, after approval by the Research
Ethics Committee of the Universidade Federal do Piauí. Results: In Step 1, the documents were
analyzed, observing the non-appearance of the term “patient safety” in the projects of the three
courses. Patient safety was not addressed explicitly, in the expected extent and depth, revealing
a fragmented curriculum. The items “Infection prevention and control” and “Improvement in
medication safety” were the most found in the three courses. In Step 2, referring to the
qualitative study, three categories emerged: Teachers’ understanding of the Patient Safety
theme, in the training of nursing technicians; Application of the Patient Safety theme in the
training of nursing technicians; Teachers’ estimates regarding the teaching of Patient Safety in
the training of nursing technicians. In Step 3, referring to the quantitative study, of the 46
tracking terms, in Course A, 36 (78.3%) were identified in the theoretical and practical context
and 10 (21.7%) in the theoretical. In Course B, 19 (41.3%) were predominant in practical
theoretical teaching, 26 (56.5%) in theoretical teaching and 1 (2.2%) unknown. In Course C, 25
(54.3%) tracking terms were identified in practical theoretical teaching, 20 (43.5%) in
theoretical teaching and 1 (2.2%) unknown. The Kruskal-Wallis test showed the effect of the
course location on the number of tracking terms in the theoretical and practical, and theoretical
contexts. Conclusion: The training of the nursing technician student has shown that patient
safety issues are not fully addressed in the teaching and learning process. Therefore, this aspect
is still a challenge for educational institutions of technical nursing courses that must be aware
of this issue, to train professionals able to provide safe assistance.
RESUMEN: Introducción: En las últimas décadas, los temas asociados a la seguridad del paciente se han
convertido en uno de los temas prioritarios en el área de la salud. Así, es recomendado por la
Organización Mundial de la Salud que las instituciones educativas prioricen el proceso de
formación de los involucrados en la atención, con miras a promover la seguridad del paciente,
específicamente, de los técnicos de enfermería, por su representatividad e importancia para la
atención segura. Objetivo: Analizar la formación de técnicos de enfermería para la seguridad
del paciente. Método: Enfoque multimétodo, en tres etapas. La Etapa 1 consistió en análisis
documental basado en proyecto pedagógico, matriz curricular, comentarios y planes de
disciplina para cursos de enfermería técnica en institución educativa pública del Piauí. Fueron
denominados Cursos A, B y C. En el Paso 2, correspondiente al estudio cualitativo, se realizaron
entrevistas semiestructuradas con 24 profesores, con el fin de comprender cómo se desarrollaba
la enseñanza de la seguridad del paciente. Se realizó análisis temático, en la perspectiva de
Minayo, y la interpretación de los resultados a la luz de la Guía Curricular para la Seguridad
del Paciente y los conceptos del teórico Paulo Freire. En el Paso 3, se realizó estudio tipo
encuesta cuantitativa, con 84 estudiantes para identificar los contenidos relacionados con la
seguridad del paciente en la formación, utilizándose instrumento validado. Para el análisis de
los datos, se realizó estadística descriptiva y analítica. La recolección de datos tuvo ocurrió
entre enero de 2019 y diciembre de 2019, después de la aprobación del Comité de Ética en
Investigación de la Universidad Federal de Piauí. Resultados: En el Paso 1, se analizaron los
documentos, notándose la ausencia del término “seguridad del paciente” en los proyectos de
los tres cursos. La seguridad del paciente no se abordó explícitamente, con la amplitud y
profundidad debidas, revelando unplan de estudios fragmentado. Los ítems “Prevención y
control de infecciones” y “Mejora de la seguridad de los medicamentos” fueron los más
identificados en los tres cursos. En el Paso 2, referido al estudio cualitativo, surgieron tres
categorías: Comprensión de los docentes del tema seguridad del paciente, en la formación de
técnicos de enfermería; Aplicación del tema seguridad del paciente en la formación de técnicos
de enfermería; Proyecciones de los docentes sobre la enseñanza de la seguridad del paciente en
la formación de técnicos de enfermería. En el Paso 3, referido al estudio cuantitativo, de los 46
términos de seguimiento, en el Curso A, 36 (78,3%) fueron identificados en el contexto teórico
y práctico y 10 (21,7%) en el teórico. En el Curso B, 19 (41,3%) predominaron en la enseñanza
teórica y práctica, 26 (56,5%) en la enseñanza teórica y 1 (2,2%) desconocida. En el Curso C,
se identificaron 25 (54,3%) términos de seguimiento en la enseñanza teórica y práctica, 20
(43,5%) en la enseñanza teórica y 1 (2,2%) desconocido. La prueba de Kruskal-Wallis mostró
efecto de la ubicación del curso sobre el número de términos de seguimiento en el contexto
teórico, práctico y teórico. Conclusión: La formación del estudiante técnico de enfermería ha
demostrado que las cuestiones de seguridad del paciente no se abordan en totalidad en el
proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, este aspecto sigue siendo desafío para las
instituciones educativas de cursos técnicos de enfermería que deben prestar atención a este
tema, con el fin de formar profesionales capaces de realizar asistencia con seguridad. |
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