Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa intitulada “As significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no ensino fundamental mediando a atividade pedagógica” vincula-se à linha de pesquisa Formação humana e processos educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Este estudo parte da premissa de que toda e qualquer relação afeta e deixa marcas nos sujeitos envolvidos e, mais, em relação aos processos educativos, particularmente, no desenvolvimento da atividade pedagógica, o envolvimento dos alunos é mediado pela relação afeto e intelecto. A partir dessas reflexões, apontamos o problema de pesquisa: como se constituem as significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no Ensino Fundamental e de que modo elas medeiam o desenvolvimento da atividade pedagógica? Nessa direção, questiona-se: o que os professores e professoras sabem sobre isso? Como significam essa relação no processo de desenvolvimento dos alunos nas atividades pedagógicas? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no Ensino Fundamental que medeiam o desenvolvimento da atividade pedagógica. Especificamente, a pesquisa objetiva conhecer o que professores e professoras sabem sobre a relação afeto e intelecto na formação da pessoa humana; analisar as significações de professores e professoras acerca da mediação dessa relação na aprendizagem dos alunos e alunas na escola; compreender como professores e professoras desenvolvem a atividade pedagógica levando em conta a mediação dos afetos na produção do conhecimento pelos discentes. A pesquisa se fundamentou nos aportes teórico-metodológicos da Psicologia Histórico Cultural, na Filosofia de Espinosa e na Pedagogia Histórico Crítica. Tendo em vista o objeto de estudo e a necessária participação dos professores e professoras do ensino fundamental nessa investigação, adotamos como metodologia a Pesquisa - formação. Participaram da investigação 21 (vinte e um) docentes que atuam nos anos iniciais de uma escola filantrópica localizada em um bairro de alta vulnerabilidade social e econômica da capital piauiense. Os instrumentos da produção de dados foram oficinas formativas por meio de plataforma online e memorial reflexivo do processo formativo. Os procedimentos de análise e interpretação dos dados foram feitos por meio da técnica de análise textual discursiva. Os resultados deste estudo apontam que o que os professores sabem sobre a relação afeto e intelecto na formação humana estão relacionados às significações acerca da relação afetividade e aprendizagem do aluno na aprendizagem escolar. Já em relação às significações dos professores acerca das mediações que explicam a relação afeto e intelecto e a aprendizagem escolar estas são desenvolvidas por meio de atividades que aproximam o aluno de sua realidade como também a transformem. No que diz respeito à atividade pedagógica mediada por afetos potentes de desenvolvimento estão: as práticas baseadas na vida cotidiana do aluno, na apropriação dos conceitos científicos e naquelas voltadas para os interesses, motivações e vontades. Por fim, com este estudo buscamos oferecer um conhecimento teórico-metodológico útil para a formação de docentes e, consequentemente, instigar a melhoria da qualidade das atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação básica, que promovam a formação humana.
ABSTRACT: The research project entitled "The meanings of teachers on the relationship of affection and learning in elementary education mediating pedagogical activity" is linked to the line of research Human formation and educational processes of the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí. The project is based on the premise that any relationships affected and leaves marks on those involved and, more so, in relation to educational processes, particularly in the development of pedagogical activity, student involvement is mediated by the relationship of affection and intellect. In this direction, the question is: what do teachers know about this? How does this relationship mean in the students' development process in pedagogical activities? From these reflections, we point out the research problem: how do you select as meanings of teachers about the relationship of affectivity and learning in Elementary School and how do they mediate the development of pedagogical activity? A general objective of the research is to analyze the meanings of teachers about the relationship between affection and learning in elementary school that mediate the development of pedagogical activity. Specifically, a research aims to know what teachers know about the relationship between respect and intellect in the formation of the human person; analyze the meanings of teachers about the mediation of this relationship in the learning of students at school; understand how teachers and teachers develop pedagogical activity taking into account the mediation of affects in the production of knowledge by students. The research is based on the theoretical and methodological contributions of Historical Cultural Psychology, on Spinoza's Philosophy and on Critical Historical Pedagogy. In view of the object of study and the necessary participation of teachers and elementary school teachers in this investigation, we adopted the Research - training methodology. The research involved 21 (twenty one) teachers who work in the early years of a philanthropic school located in a neighborhood of high social and economic vulnerability in the capital of Piauí. The instruments of data production are training workshops and reflective memorial of the training process. Data analysis and interpretation procedures were performed using the discursive textual analysis technique. The results of this study refer to what teachers know about the relationship between affection and intellect in education and are related to the meanings about the relationship between affectivity and student learning in school learning. In relation to the meanings of the mediations that explain the relationship of affection and intellect and learning, these are approached through activities that make the student aware of his reality as well as transform it. It says to the pedagogical activity mediated the affections of development by students, in the appropriation of the life of scientific scientists and that are appropriate for the interests of the study: Without wills. Finally, with this search, we offer a theoretical-methodological formation useful for the formation of teachers and, consequently, to instigate the improvement of the quality of the basic pedagogical activities in the schools of human education.