Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa aborda o processo de inserção da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Busca-se investigar se e como os Cursos de Licenciatura da UFPI promoveram efetiva inserção da Educação em Direitos Humanos em seus Projetos Pedagógicos e em suas Matrizes Curriculares, conforme estabelecem as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH). Para o alcance do objetivo proposto, estabeleceram-se como objetivos específicos: analisar as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; e, identificar as eventuais formas de inserção da Educação em Direitos Humanos nas Matrizes Curriculares das Licenciaturas da UFPI. A pesquisa apoia-se na tese de que a Educação em Direitos Humanos foi inserida nos Cursos de Licenciatura da UFPI de maneira diferente das determinações das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Para construir a fundamentação teórica, recorreu-se a diversificadas referências, destacando-se Avritzer (2000), Bragato (2011), Candau (2007), Cançado Trindade (2000), Carbonari (2010), Carroza (2011), Castilho (2018), Cartoriadis (1983), Cordiolli (2001), Comparato (2005), Dussel (2008), Flowers (2004), Gavídia (2002), Giroux (1997), Herrera Flores (2009), Hunt (2009), Luchmann (2007), Magendzo (2003), Miranda (1993), Morin (2001), Poole (2007), Sacavino (2009), Santos (2013), Sarlet (2007), Tosi (2014), Viola (2014), Zenaide (2010) dentre outras, além de fontes institucionais, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A pesquisa foi desenvolvida mediante as orientações da metodologia do Estudo de Caso na perspectiva de Yin (2001), com técnicas de análise documental e de conteúdo na perspectiva de Bardin (2010). No processo de produção de dados foram realizadas entrevistas com 06 (seis) coordenadores/as de Cursos de Licenciaturas do Campus Ministro Petrônio Portella. Para análise das entrevistas recorreu-se às técnicas de Análise do Discurso, na perspectiva de Orlandi (2009). A tese proposta foi confirmada na investigação. Concluiu-se que os Cursos de Licenciaturas da UFPI promoveram a inserção da Educação em Direitos Humanos de forma diferente das disposições indicadas nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e que a UFPI deve reconhecer os direitos humanos como seu princípio estruturante e norteador, permeando os currículos, a formação inicial e continuada dos/das profissionais que forma; seus projetos pedagógicos, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação, assegurando-se o caráter transversal e interdisciplinar e a relação dialógica entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
ABSTRACT: The present research addresses the process of insertion of Human Rights Education in the Licentiate Courses at the Federal University of Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. It seeks to investigate how the UFPI Licensure Courses promoted the effective insertion of Human Rights Education in their Pedagogical Projects and in their Curriculum Matrices, as established by the National Guidelines for Human Rights Education. To achieve the proposed objective, specific objectives were established: examine the National Guidelines for Human Rights Education; and, to identify the possible forms of insertion of Education in Human Rights in the Curricular Matrices of the UFPI Licentiate Courses. The research is supported by the thesis that Education in Human Rights was inserted in the Licentiate Courses at UFPI in a different way from the determinations of the National Guidelines for Education in Human Rights. To build the theoretical foundation, it used the varied references, highlighting, Avritzer (2000), Bragato (2011), Candau (2007), Cançado Trindade (2000), Carbonari (2010), Carroza (2011), Castilho (2018), Cartoriadis (1983), Cordiolli (2001), Comparato (2005), Dussel (2008), Flowers (2004), Gavídia (2002), Giroux (1997), Herrera Flores (2009), Hunt (2009), Luchmann (2007), Magendzo (2003), Miranda (1993), Morin (2001), Poole (2007), Sacavino (2009), Santos (2013), Sarlet (2007), Tosi (2014), Viola (2014), Zenaide (2010) among others, in addition to institutional sources, such as the United Nations (UN) and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). The research was developed using the guidelines of the Case Study methodology from the perspective of Yin (2001), with techniques of document and content analysis from the perspective of Bardin (2010). In the process of data production, interviews were conducted with 06 (six) coordinators of Licenciate Courses at Campus Ministro Petrônio Portella. For the analysis of the interviews, Discourse Analysis techniques were used, from the perspective of Orlandi (2009). The proposed thesis was confirmed in the investigation. It was concluded that the Licentiate Courses at UFPI promoted the insertion of Human Rights Education in a different way from the provisions indicated in the National Guidelines for Human Rights Education and that UFPI must recognize human rights as its structuring and guiding principle, permeating the curricula, the initial and continuing training of the professionals it forms; its pedagogical projects, the didactic-pedagogical materials, the management model and the evaluation, ensuring the transversal and interdisciplinary character and the dialogical relationship between teaching, research and extension.
RESUMEN: Esta investigación aborda el proceso de inserción de la Educación en Derechos Humanos (EDH) en las Licenciaturas de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Se busca investigar si y cómo los Cursos de Licenciatura de la UFPI promovieron la inserción efectiva de la Educación en Derechos Humanos en sus Proyectos Pedagógicos y en sus Matrices Curriculares, tal como lo establecen las Directrices Nacionales para la Educación en Derechos Humanos (DNEDH). Para lograr el objetivo propuesto se establecieron objetivos específicos: analizar los Lineamientos Nacionales para la Educación en Derechos Humanos; e, identificar las posibles formas de inserción de la Educación en Derechos Humanos en las Matrices Curriculares de las Licenciaturas de la UFPI. La investigación parte de la tesis de que la Educación en Derechos Humanos se insertó en los Cursos de Licenciatura de la UFPI de manera diferente a las determinaciones de los Lineamientos Nacionales para la Educación en Derechos Humanos. Para construir el fundamento teórico se utilizaron diversas referencias, destacando Avritzer (2000), Bragato (2011), Candau (2007), Cançado Trindade (2000), Carbonari (2010), Carroza (2011), Castilho (2018). ), Cartoriadis (1983), Cordiolli (2001), Comparato (2005), Dussel (2008), Flowers (2004), Gavídia (2002), Giroux (1997), Herrera Flores (2009), Hunt (2009), Luchmann ( 2007), Magendzo (2003), Miranda (1993), Morin (2001), Poole (2007), Sacavino (2009), Santos (2013), Sarlet (2007), Tosi (2014), Viola (2014), Zenaide ( 2010) entre otras, además de fuentes institucionales, como las Naciones Unidas (ONU) y la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). La investigación se desarrolló siguiendo los lineamientos de la metodología Case Study desde la perspectiva de Yin (2001), con técnicas de análisis documental y de contenido desde la perspectiva de Bardin (2010). En el proceso de producción de datos, se realizaron entrevistas con 06 (seis) coordinadores de Licenciaturas del Campus Ministro Petrônio Portella. Para analizar las entrevistas se utilizaron técnicas de análisis del discurso, desde la perspectiva de Orlandi (2009). La tesis propuesta fue confirmada en la investigación. Se concluyó que la Licenciatura de la UFPI promovió la inserción de la Educación en Derechos Humanos de manera diferente a lo señalado en los Lineamientos Nacionales para la Educación en Derechos Humanos y que la UFPI debe reconocer los derechos humanos como su principio estructurante y rector, permeando los planes de estudio, la formación inicial y continua de los profesionales que lo forman; sus proyectos pedagógicos, los materiales didáctico-pedagógicos, el modelo de gestión y la evaluación, asegurando el carácter transversal e interdisciplinario y la relación dialógica entre docencia, investigación y extensión.