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ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CHECKLIST SOBRE COMUNICAÇÃO SEGURA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE NEONATAL

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dc.contributor.author BRITO, Mychelangela de Assis
dc.date.accessioned 2023-04-11T18:17:21Z
dc.date.available 2023-04-11T18:17:21Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3241
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha Examinadora externa: Profa. Dra. Marialda Moreira Christoffel (UFRJ) Examinadora externa: Profa. Dra. Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho (UFC) Examinador interno: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Examinadora interna: Profa. Dra. Francisca Tereza de Galiza Suplente 1: Profa. Dra. Marcia Teles de Oliveira Gouveia Suplente 2: Profa. Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O uso de checklist sobre os cuidados de enfermagem na unidade neonatal promove a melhoria da comunicação e diminui a ocorrência de erros, o que o torna um instrumento importante no alcance da qualidade da assistência e da segurança do recém-nascido. Objetivou-se desenvolver um checklist sobre comunicação segura dos cuidados de enfermagem na Unidade Neonatal. Utilizou-se o Modelo de validade de conteúdo de Pasquali como referencial teóricometodológico. Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida em duas etapas: construção do checklist e validação de conteúdo. A etapa 1 foi constituída de três fases: (1) dimensão teórica, norteada por uma revisão integrativa; (2) dimensão operacional norteada a partir de elementos identificados na revisão integrativa, as especificidades da Unidade Neonatal, além do estabelecido pelas Metas Internacionais da Segurança do Paciente e as recomendações do Programa Nacional de Segurança do Paciente. A primeira versão foi construída em três categorias (Anotações; Checagem e Procedimentos) e 41 itens; (3) dimensão empírica, utilizando o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) com a participação de 15 enfermeiros atuantes na Unidade Neonatal de um Hospital Regional do interior do Piauí. Foram realizadas cinco reuniões para avaliação dos itens, a aplicação do checklist na prática assistencial para verificar a compreensão e a execução de melhorias na versão 1 a partir da experiencia profissional. Na segunda versão manteve-se as três categorias e aumentou para 59 itens. Na etapa 2 foi utilizada a validação de conteúdo por 19 juízes especialistas, selecionados por meio de amostragem bola de neve, através da Plataforma Lattes, com atuação em neonatologia, tecnologias em saúde e/ou enfermagem, segurança do paciente e estudos de validação. A coleta de dados foi realizada de forma online, com o preenchimento do instrumento de caracterização e formulário de avaliação dos atributos: objetividade, clareza, simplicidade e relevância propostos por Pasquali. Predominaram mulheres (78,9%), com média de idade de 37,7 anos, provenientes de quatro das cinco regiões brasileiras (norte, nordeste, sul e sudeste). Todos os dados foram digitados no Microsoft Excel versão 2110. A análise estatística de concordância foi feita através da Razão de Validade de Conteúdo proposto por Lawshe e considerados válidos os itens que obtiverem proporção de concordância mínimo de 0,737. Após duas rodadas de avaliação pelos juízes especialistas, a versão final do checklist obteve índice de validade de conteúdo de 0,948, possuindo 64 itens distribuídos em 31 na categoria “Procedimentos”, 23 em “Checagem” e 30 itens em “Anotação de Enfermagem”. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP com o Parecer n° 4.633.941. Portanto, o checklist construído e validado pode ser utilizado por todos os profissionais de enfermagem das instituições de saúde que prestam serviço na Unidade Neonatal, visto que poderá repercutir diretamente na segurança do paciente e na qualidade da assistência, além de promover uma comunicação segura dos cuidados de enfermagem. Sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas em outras serviços de saúde, afim de inserir e validar novos itens diante de outras realidades. ABSTRACT: The use of a checklist on nursing care in the neonatal unit promotes the improvement of communication and reduces the occurrence of errors, which makes it an important instrument in achieving the quality of care and the safety of the newborn. The objective was to develop a checklist on safe communication of nursing care in the Neonatal Unit. Pasquali's Content Validity Model was used as a theoretical-methodological framework. This is a methodological research, developed in two stages: construction of the checklist and content validation. Stage 1 consisted of three phases: (1) theoretical dimension, guided by an integrative review; (2) operational dimension guided from elements identified in the integrative review, the specificities of the Neonatal Unit, in addition to what was established by the International Goals for Patient Safety and the recommendations of the National Program for Patient Safety. The first version was constructed in three categories (Annotations; Checks and Procedures) and 41 items; (3) empirical dimension, using the PDCA cycle (Plan, Do, Check, Act) with the participation of 15 nurses working in the Neonatal Unit of a Regional Hospital in the interior of Piauí. Five meetings were held to assess the items, the application of the checklist in care practice to verify understanding and the implementation of improvements in version 1 based on professional experience. In the second version, the three categories were maintained and increased to 59 items. In step 2, content validation was used by 19 expert judges, selected through snowball sampling, through the Lattes Platform, with expertise in neonatology, health and/or nursing technologies, patient safety and validation studies. Data collection was performed online, with the completion of the characterization instrument and evaluation form of the attributes: objectivity, clarity, simplicity and relevance proposed by Pasquali. There was a predominance of women (78.9%), with a mean age of 37.7 years, coming from four of the five Brazilian regions (north, northeast, south and southeast). All data were entered into Microsoft Excel version 2110. Statistical analysis of agreement was performed using the Content Validity Ratio proposed by Lawshe, and items that obtained a minimum agreement proportion of 0.737 were considered valid. After two rounds of evaluation by expert judges, the final version of the checklist obtained a content validity index of 0.948, with 64 items distributed in 31 in the “Procedures” category, 23 in “Checks” and 30 items in “Nursing Notes”. This research was approved by the CEP with Opinion No. 4,633,941. Therefore, the built and validated checklist can be used by all nursing professionals from health institutions that provide services in the Neonatal Unit, as it can directly affect patient safety and the quality of care, in addition to promoting safe communication of care. of nursing. It is suggested that further research be carried out in other health services, in order to insert and validate new items in the face of other realities. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recém-nascido pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Segurança do paciente pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Lista de checagem pt_BR
dc.subject Estudo de validação pt_BR
dc.subject Infant pt_BR
dc.subject Newborn pt_BR
dc.subject Patient safety pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.subject Checklist pt_BR
dc.subject Validation study pt_BR
dc.title ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CHECKLIST SOBRE COMUNICAÇÃO SEGURA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE NEONATAL pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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