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RESUMO: O uso de checklist sobre os cuidados de enfermagem na unidade neonatal promove a melhoria
da comunicação e diminui a ocorrência de erros, o que o torna um instrumento importante no
alcance da qualidade da assistência e da segurança do recém-nascido. Objetivou-se
desenvolver um checklist sobre comunicação segura dos cuidados de enfermagem na Unidade
Neonatal. Utilizou-se o Modelo de validade de conteúdo de Pasquali como referencial teóricometodológico.
Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida em duas etapas:
construção do checklist e validação de conteúdo. A etapa 1 foi constituída de três fases: (1)
dimensão teórica, norteada por uma revisão integrativa; (2) dimensão operacional norteada a
partir de elementos identificados na revisão integrativa, as especificidades da Unidade
Neonatal, além do estabelecido pelas Metas Internacionais da Segurança do Paciente e as
recomendações do Programa Nacional de Segurança do Paciente. A primeira versão foi
construída em três categorias (Anotações; Checagem e Procedimentos) e 41 itens; (3)
dimensão empírica, utilizando o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) com a participação de 15
enfermeiros atuantes na Unidade Neonatal de um Hospital Regional do interior do Piauí.
Foram realizadas cinco reuniões para avaliação dos itens, a aplicação do checklist na prática
assistencial para verificar a compreensão e a execução de melhorias na versão 1 a partir da
experiencia profissional. Na segunda versão manteve-se as três categorias e aumentou para 59
itens. Na etapa 2 foi utilizada a validação de conteúdo por 19 juízes especialistas,
selecionados por meio de amostragem bola de neve, através da Plataforma Lattes, com
atuação em neonatologia, tecnologias em saúde e/ou enfermagem, segurança do paciente e
estudos de validação. A coleta de dados foi realizada de forma online, com o preenchimento
do instrumento de caracterização e formulário de avaliação dos atributos: objetividade,
clareza, simplicidade e relevância propostos por Pasquali. Predominaram mulheres (78,9%),
com média de idade de 37,7 anos, provenientes de quatro das cinco regiões brasileiras (norte,
nordeste, sul e sudeste). Todos os dados foram digitados no Microsoft Excel versão 2110. A
análise estatística de concordância foi feita através da Razão de Validade de Conteúdo
proposto por Lawshe e considerados válidos os itens que obtiverem proporção de
concordância mínimo de 0,737. Após duas rodadas de avaliação pelos juízes especialistas, a
versão final do checklist obteve índice de validade de conteúdo de 0,948, possuindo 64 itens
distribuídos em 31 na categoria “Procedimentos”, 23 em “Checagem” e 30 itens em
“Anotação de Enfermagem”. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP com o Parecer n°
4.633.941. Portanto, o checklist construído e validado pode ser utilizado por todos os
profissionais de enfermagem das instituições de saúde que prestam serviço na Unidade
Neonatal, visto que poderá repercutir diretamente na segurança do paciente e na qualidade da
assistência, além de promover uma comunicação segura dos cuidados de enfermagem.
Sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas em outras serviços de saúde, afim de inserir e
validar novos itens diante de outras realidades.
ABSTRACT: The use of a checklist on nursing care in the neonatal unit promotes the improvement of
communication and reduces the occurrence of errors, which makes it an important instrument
in achieving the quality of care and the safety of the newborn. The objective was to develop a
checklist on safe communication of nursing care in the Neonatal Unit. Pasquali's Content
Validity Model was used as a theoretical-methodological framework. This is a
methodological research, developed in two stages: construction of the checklist and content
validation. Stage 1 consisted of three phases: (1) theoretical dimension, guided by an
integrative review; (2) operational dimension guided from elements identified in the
integrative review, the specificities of the Neonatal Unit, in addition to what was established
by the International Goals for Patient Safety and the recommendations of the National
Program for Patient Safety. The first version was constructed in three categories (Annotations;
Checks and Procedures) and 41 items; (3) empirical dimension, using the PDCA cycle (Plan,
Do, Check, Act) with the participation of 15 nurses working in the Neonatal Unit of a
Regional Hospital in the interior of Piauí. Five meetings were held to assess the items, the
application of the checklist in care practice to verify understanding and the implementation of
improvements in version 1 based on professional experience. In the second version, the three
categories were maintained and increased to 59 items. In step 2, content validation was used
by 19 expert judges, selected through snowball sampling, through the Lattes Platform, with
expertise in neonatology, health and/or nursing technologies, patient safety and validation
studies. Data collection was performed online, with the completion of the characterization
instrument and evaluation form of the attributes: objectivity, clarity, simplicity and relevance
proposed by Pasquali. There was a predominance of women (78.9%), with a mean age of 37.7
years, coming from four of the five Brazilian regions (north, northeast, south and southeast).
All data were entered into Microsoft Excel version 2110. Statistical analysis of agreement was
performed using the Content Validity Ratio proposed by Lawshe, and items that obtained a
minimum agreement proportion of 0.737 were considered valid. After two rounds of
evaluation by expert judges, the final version of the checklist obtained a content validity index
of 0.948, with 64 items distributed in 31 in the “Procedures” category, 23 in “Checks” and 30
items in “Nursing Notes”. This research was approved by the CEP with Opinion No.
4,633,941. Therefore, the built and validated checklist can be used by all nursing
professionals from health institutions that provide services in the Neonatal Unit, as it can
directly affect patient safety and the quality of care, in addition to promoting safe
communication of care. of nursing. It is suggested that further research be carried out in other
health services, in order to insert and validate new items in the face of other realities. |
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