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EFEITO DE STORYTELLING NA APRENDIZAGEM SOBRE O HISTÓRICO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ensaio clínico randomizado

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dc.contributor.author SILVA, Államy Danilo Moura e
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:32:29Z
dc.date.available 2023-04-11T14:32:29Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3234
dc.description Orientador: Profa. Dra. Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle Examinadora externa: Profa Dra Thereza Maria Magalhães Moreira (UECE) Examinadora externa: Profa Dra. Ana Fátima Carvalho Fernandes (UFC) Examinadora interna: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Augusta Rocha Bezerra Suplente 1: Profa. Dra. Marcia Astrês Fernandes Suplente 2: Prof Dr. Fábio Solon Tajra pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: Storytelling corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por meio do relato de um caso fictício ou real, problematizador, com o intuito de ensinar. Tal estratégia pode ser utilizada como mudança de paradigma para o ensino da enfermagem, que deve ser direcionado às singularidades e realidades apresentadas pelo Sistema Único de Saúde. Objetivo: Avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. Método: Trata-se de um estudo multimétodos, constituído por pesquisa metodológica e Ensaio Clínico Randomizado (ECR). No estudo metodológico, ocorreu construção e validação do conteúdo de storytelling e de um instrumento de coleta de dados sobre o histórico e a institucionalização do SUS. 14 juízes especialistas participaram do processo de validação do conteúdo da história e do instrumento. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. O ECR teve amostra de 48 discentes, randomizados com taxa de 1:1, em Grupo Intervenção (GI) (n=24), que participou da aula com storytelling, e Grupo Controle (GC) (n=24), que participou da aula tradicional, ambas remotamente. O desfecho foi avaliado por meio do instrumento Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), construído e validado para este fim. A coleta de dados ocorreu em duas turmas de graduação em enfermagem e em três momentos: 1º – pré-teste e aplicação das intervenções; 2º – pós-teste imediato; 3º - pós-teste após 15 dias. A homogeneidade entre os grupos foi verificada pelos testes t de Student para amostras independentes, U de Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e exato de Fischer. Na comparação intragrupo, utilizaram-se os testes t de Student para amostras dependentes e McNemar. Na comparação intergrupo, empregaram-se os testes Q Cochran, Qui-quadrado para proporção e exato de Fisher. Considerou-se nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o parecer nº 4.987.149, e cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-4d93q84). Resultados: O storytelling foi estruturado a partir do referencial de Vogler (1998) com as etapas para a escrita de histórias significativas. O conteúdo da história e do instrumento de coleta de dados, contemplou o contexto histórico de saúde pública brasileira até a institucionalização do SUS. O storytelling foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância, já que os itens avaliados pelos juízes especialistas alcançaram IVC superior a 0,8. Na avaliação do instrumento de coleta de dados (TVA), os experts consideraram válido quanto à objetividade, compreensão e relevância, com IVC 0,92. Na análise intragrupo, os GI e GC tiveram aumento significativo da aprendizagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS no pós-teste (GI e GC: <0,001). Na comparação intergrupo, as proporções das pontuações iguais ou superiores a 70% do instrumento TVA foram semelhantes no pré-teste e no pós-teste imediato (p=0,125), enquanto no pós-teste após 15 dias, a proporção de acertos do questionário no GI foi estatisticamente superior à do GC (p=<0,001). Conclusão: Storytelling revelou um efeito positivo e duradouro na aprendizagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. A estratégia metodológica promoveu um espaço de ensino e aprendizagem dinâmico e participativo, a ser incorporado no processo de mudanças de paradigmas para a formação de enfermeiros. ABSTRACT: Introduction: Storytelling corresponds to a technique to capture people's attention through the reporting of a fictional or real case, problematizing, with the aim of teaching. Such a strategy can be used as a paradigm shift for nursing education, which must be directed to the singularities and realities presented by the Unified Health System. Objective: To assess the effect of storytelling on nursing students' learning about the history and institutionalization of the SUS. Method: This is a multi-method study, consisting of methodological research and a Randomized Clinical Trial (RCT). In the methodological study, there was the construction and validation of the storytelling content and a data collection instrument on the history and institutionalization of the SUS. 14 expert judges participated in the validation process of the content of the story and the instrument. Data were analyzed by the Content Validation Index (CVI) and binomial test. The RCT had a sample of 48 students, randomized at a rate of 1:1, in the Intervention Group (IG) (n=24), who participated in the storytelling class, and the Control Group (CG) (n=24), who participated in the traditional class, both remotely. The outcome was evaluated using the Learning Verification Test (TVA) instrument, built and validated for this purpose. Data collection took place in two undergraduate nursing classes and in three moments: 1st – pre-test and application of interventions; 2nd – immediate posttest; 3rd - post-test after 15 days. The homogeneity between groups was verified by Student's t test for independent samples, Mann-Whitney U test, Chi-square for proportion and Fischer's exact test. In the intragroup comparison, Student's t tests were used for dependent samples and McNemar. In the intergroup comparison, Q Cochran, Chi-square for proportion and Fisher's exact tests were used. A significance level of 5% and a confidence interval of 95% were considered. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with opinion n. 4.987.149, and registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-4d93q84). Results: Storytelling was structured based on Vogler's (1998) framework with steps for writing meaningful stories. The content of the story and the data collection instrument included the historical context of Brazilian public health until the institutionalization of the SUS. Storytelling was considered valid in terms of objectives, structure/presentation and relevance, since the items evaluated by the expert judges reached a CVI greater than 0.8. In the evaluation of the data collection instrument (TVA), the experts considered it valid in terms of objectivity, understanding and relevance, with CVI 0.92. In the intragroup analysis, the IG and CG had a significant increase in learning about the history and institutionalization of SUS in the post-test (IG and CG: <0.001). In the intergroup comparison, the proportions of scores equal to or greater than 70% of the TVA instrument were similar in the pre-test and immediate post-test (p=0.125), while in the posttest after 15 days, the proportion of correct answers in the questionnaire in the IG it was statistically superior to that in the CG (p=<0.001). Conclusion: Storytelling revealed a positive and lasting effect on learning about the history and institutionalization of the SUS. The methodological strategy promoted a dynamic and participatory teaching and learning space, to be incorporated in the process of changing paradigms for the training of nurses. RESUMEN: Introducción: El storytelling corresponde a una técnica para captar la atención de las personas a través del relato de un caso ficticio o real, problematizando, con el objetivo de enseñar. Tal estrategia puede ser utilizada como un cambio de paradigma para la formación en enfermería, que debe estar dirigida a las singularidades y realidades que presenta el Sistema Único de Salud. Objetivo: Evaluar el efecto de la narración de cuentos en el aprendizaje de estudiantes de enfermería sobre la historia y la institucionalización del SUS. Método: Se trata de un estudio multimétodo, compuesto por investigación metodológica y Ensayo Clínico Aleatorizado (ECA). En el estudio metodológico, hubo construcción y validación del contenido de la narración y de un instrumento de recolección de datos sobre la historia y la institucionalización del SUS. 14 jueces expertos participaron en el proceso de validación del contenido del cuento y del instrumento. Los datos fueron analizados por el Índice de Validación de Contenido (CVI) y la prueba binomial. El ECA contó con una muestra de 48 estudiantes, aleatorizados a razón de 1:1, en el Grupo de Intervención (GI) (n=24), que participaron en la clase de narración de cuentos, y el Grupo Control (GC) (n=24) , quienes participaron en la clase tradicional, ambos de forma remota. El resultado fue evaluado utilizando el instrumento Test de Verificación del Aprendizaje (TVA), construido y validado para tal fin. La recolección de datos ocurrió en dos clases de graduación en enfermería y en tres momentos: 1º – pre-test y aplicación de intervenciones; 2º - post-test inmediato; 3º - post-test después de 15 días. La homogeneidad entre los grupos fue verificada por la prueba t de Student para muestras independientes, prueba U de Mann- Whitney, Chi-cuadrado para proporción y prueba exacta de Fischer. En la comparación intragrupos se utilizaron las pruebas de la t de Student para muestras dependientes y de McNemar. En la comparación intergrupos se utilizaron las pruebas Q Cochran, Chi-cuadrado para proporción y exacta de Fisher. Se consideró un nivel de significancia del 5% y un intervalo de confianza del 95%. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí, con dictamen nº 4.987.149, e inscrito en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (RBR-4d93q84). Resultados: La narración se estructuró con base en el marco de Vogler (1998) con pasos para escribir historias significativas. El contenido de la historia y el instrumento de recolección de datos incluyeron el contexto histórico de la salud pública brasileña hasta la institucionalización del SUS. El storytelling se consideró válido en cuanto a objetivos, estructura/presentación y relevancia, ya que los ítems evaluados por los jueces expertos alcanzaron un CVI superior a 0,8. En la evaluación del instrumento de recolección de datos (TVA), los expertos lo consideraron válido en términos de objetividad, comprensión y relevancia, con CVI 0,92. En el análisis intragrupo, el GI y el GC tuvieron aumento significativo en el aprendizaje sobre la historia e institucionalización del SUS en el post-test (GI y GC: <0,001). En la comparación intergrupos, las proporciones de puntuaciones iguales o superiores al 70% del instrumento TVA fueron similares en el pretest y postest inmediato (p=0,125), mientras que en el postest a los 15 días, la proporción de aciertos en el cuestionario del GI fue estadísticamente superior al del GC (p=<0,001). Conclusión: La narración reveló un efecto positivo y duradero en el aprendizaje sobre la historia y la institucionalización del SUS. La estrategia metodológica promovió un espacio de enseñanza y aprendizaje dinámico y participativo, para ser incorporado en el proceso de cambio de paradigmas para la formación de enfermeros. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino na enfermagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Sistema Único de Saúde - SUS pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Teaching in nursing pt_BR
dc.subject Health Unic System pt_BR
dc.subject Aprendizaje pt_BR
dc.subject Docencia en enfermería pt_BR
dc.subject Sistema Único de Salud pt_BR
dc.title EFEITO DE STORYTELLING NA APRENDIZAGEM SOBRE O HISTÓRICO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ensaio clínico randomizado pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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