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RESUMO: Introdução: Storytelling corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por
meio do relato de um caso fictício ou real, problematizador, com o intuito de ensinar. Tal
estratégia pode ser utilizada como mudança de paradigma para o ensino da enfermagem,
que deve ser direcionado às singularidades e realidades apresentadas pelo Sistema Único
de Saúde. Objetivo: Avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de
enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. Método: Trata-se de um
estudo multimétodos, constituído por pesquisa metodológica e Ensaio Clínico Randomizado
(ECR). No estudo metodológico, ocorreu construção e validação do conteúdo de storytelling
e de um instrumento de coleta de dados sobre o histórico e a institucionalização do SUS. 14
juízes especialistas participaram do processo de validação do conteúdo da história e do
instrumento. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste
binomial. O ECR teve amostra de 48 discentes, randomizados com taxa de 1:1, em Grupo
Intervenção (GI) (n=24), que participou da aula com storytelling, e Grupo Controle (GC)
(n=24), que participou da aula tradicional, ambas remotamente. O desfecho foi avaliado por
meio do instrumento Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), construído e validado
para este fim. A coleta de dados ocorreu em duas turmas de graduação em enfermagem e
em três momentos: 1º – pré-teste e aplicação das intervenções; 2º – pós-teste imediato; 3º -
pós-teste após 15 dias. A homogeneidade entre os grupos foi verificada pelos testes t de
Student para amostras independentes, U de Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e
exato de Fischer. Na comparação intragrupo, utilizaram-se os testes t de Student para
amostras dependentes e McNemar. Na comparação intergrupo, empregaram-se os testes Q
Cochran, Qui-quadrado para proporção e exato de Fisher. Considerou-se nível de
significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o parecer nº 4.987.149, e
cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-4d93q84). Resultados: O
storytelling foi estruturado a partir do referencial de Vogler (1998) com as etapas para a
escrita de histórias significativas. O conteúdo da história e do instrumento de coleta de
dados, contemplou o contexto histórico de saúde pública brasileira até a institucionalização
do SUS. O storytelling foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e
relevância, já que os itens avaliados pelos juízes especialistas alcançaram IVC superior a
0,8. Na avaliação do instrumento de coleta de dados (TVA), os experts consideraram válido
quanto à objetividade, compreensão e relevância, com IVC 0,92. Na análise intragrupo, os
GI e GC tiveram aumento significativo da aprendizagem sobre o histórico e a
institucionalização do SUS no pós-teste (GI e GC: <0,001). Na comparação intergrupo, as
proporções das pontuações iguais ou superiores a 70% do instrumento TVA foram
semelhantes no pré-teste e no pós-teste imediato (p=0,125), enquanto no pós-teste após 15
dias, a proporção de acertos do questionário no GI foi estatisticamente superior à do GC
(p=<0,001). Conclusão: Storytelling revelou um efeito positivo e duradouro na
aprendizagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. A estratégia metodológica
promoveu um espaço de ensino e aprendizagem dinâmico e participativo, a ser incorporado
no processo de mudanças de paradigmas para a formação de enfermeiros.
ABSTRACT: Introduction: Storytelling corresponds to a technique to capture people's attention through
the reporting of a fictional or real case, problematizing, with the aim of teaching. Such a
strategy can be used as a paradigm shift for nursing education, which must be directed to the
singularities and realities presented by the Unified Health System. Objective: To assess the
effect of storytelling on nursing students' learning about the history and institutionalization of
the SUS. Method: This is a multi-method study, consisting of methodological research and a
Randomized Clinical Trial (RCT). In the methodological study, there was the construction
and validation of the storytelling content and a data collection instrument on the history and
institutionalization of the SUS. 14 expert judges participated in the validation process of the
content of the story and the instrument. Data were analyzed by the Content Validation Index
(CVI) and binomial test. The RCT had a sample of 48 students, randomized at a rate of 1:1,
in the Intervention Group (IG) (n=24), who participated in the storytelling class, and the
Control Group (CG) (n=24), who participated in the traditional class, both remotely. The
outcome was evaluated using the Learning Verification Test (TVA) instrument, built and
validated for this purpose. Data collection took place in two undergraduate nursing classes
and in three moments: 1st – pre-test and application of interventions; 2nd – immediate posttest;
3rd - post-test after 15 days. The homogeneity between groups was verified by
Student's t test for independent samples, Mann-Whitney U test, Chi-square for proportion
and Fischer's exact test. In the intragroup comparison, Student's t tests were used for
dependent samples and McNemar. In the intergroup comparison, Q Cochran, Chi-square for
proportion and Fisher's exact tests were used. A significance level of 5% and a confidence
interval of 95% were considered. The project was approved by the Research Ethics
Committee of the Federal University of Piauí, with opinion n. 4.987.149, and registered in the
Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-4d93q84). Results: Storytelling was structured
based on Vogler's (1998) framework with steps for writing meaningful stories. The content of
the story and the data collection instrument included the historical context of Brazilian public
health until the institutionalization of the SUS. Storytelling was considered valid in terms of
objectives, structure/presentation and relevance, since the items evaluated by the expert
judges reached a CVI greater than 0.8. In the evaluation of the data collection instrument
(TVA), the experts considered it valid in terms of objectivity, understanding and relevance,
with CVI 0.92. In the intragroup analysis, the IG and CG had a significant increase in learning
about the history and institutionalization of SUS in the post-test (IG and CG: <0.001). In the
intergroup comparison, the proportions of scores equal to or greater than 70% of the TVA
instrument were similar in the pre-test and immediate post-test (p=0.125), while in the posttest
after 15 days, the proportion of correct answers in the questionnaire in the IG it was
statistically superior to that in the CG (p=<0.001). Conclusion: Storytelling revealed a
positive and lasting effect on learning about the history and institutionalization of the SUS.
The methodological strategy promoted a dynamic and participatory teaching and learning
space, to be incorporated in the process of changing paradigms for the training of nurses.
RESUMEN: Introducción: El storytelling corresponde a una técnica para captar la atención de las
personas a través del relato de un caso ficticio o real, problematizando, con el objetivo de
enseñar. Tal estrategia puede ser utilizada como un cambio de paradigma para la formación
en enfermería, que debe estar dirigida a las singularidades y realidades que presenta el
Sistema Único de Salud. Objetivo: Evaluar el efecto de la narración de cuentos en el
aprendizaje de estudiantes de enfermería sobre la historia y la institucionalización del SUS.
Método: Se trata de un estudio multimétodo, compuesto por investigación metodológica y
Ensayo Clínico Aleatorizado (ECA). En el estudio metodológico, hubo construcción y
validación del contenido de la narración y de un instrumento de recolección de datos sobre
la historia y la institucionalización del SUS. 14 jueces expertos participaron en el proceso de
validación del contenido del cuento y del instrumento. Los datos fueron analizados por el
Índice de Validación de Contenido (CVI) y la prueba binomial. El ECA contó con una
muestra de 48 estudiantes, aleatorizados a razón de 1:1, en el Grupo de Intervención (GI)
(n=24), que participaron en la clase de narración de cuentos, y el Grupo Control (GC) (n=24)
, quienes participaron en la clase tradicional, ambos de forma remota. El resultado fue
evaluado utilizando el instrumento Test de Verificación del Aprendizaje (TVA), construido y
validado para tal fin. La recolección de datos ocurrió en dos clases de graduación en
enfermería y en tres momentos: 1º – pre-test y aplicación de intervenciones; 2º - post-test
inmediato; 3º - post-test después de 15 días. La homogeneidad entre los grupos fue
verificada por la prueba t de Student para muestras independientes, prueba U de Mann-
Whitney, Chi-cuadrado para proporción y prueba exacta de Fischer. En la comparación
intragrupos se utilizaron las pruebas de la t de Student para muestras dependientes y de
McNemar. En la comparación intergrupos se utilizaron las pruebas Q Cochran, Chi-cuadrado
para proporción y exacta de Fisher. Se consideró un nivel de significancia del 5% y un
intervalo de confianza del 95%. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en
Investigación de la Universidad Federal de Piauí, con dictamen nº 4.987.149, e inscrito en el
Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (RBR-4d93q84). Resultados: La narración se
estructuró con base en el marco de Vogler (1998) con pasos para escribir historias
significativas. El contenido de la historia y el instrumento de recolección de datos incluyeron
el contexto histórico de la salud pública brasileña hasta la institucionalización del SUS. El
storytelling se consideró válido en cuanto a objetivos, estructura/presentación y relevancia,
ya que los ítems evaluados por los jueces expertos alcanzaron un CVI superior a 0,8. En la
evaluación del instrumento de recolección de datos (TVA), los expertos lo consideraron
válido en términos de objetividad, comprensión y relevancia, con CVI 0,92. En el análisis
intragrupo, el GI y el GC tuvieron aumento significativo en el aprendizaje sobre la historia e
institucionalización del SUS en el post-test (GI y GC: <0,001). En la comparación
intergrupos, las proporciones de puntuaciones iguales o superiores al 70% del instrumento
TVA fueron similares en el pretest y postest inmediato (p=0,125), mientras que en el postest
a los 15 días, la proporción de aciertos en el cuestionario del GI fue estadísticamente
superior al del GC (p=<0,001). Conclusión: La narración reveló un efecto positivo y
duradero en el aprendizaje sobre la historia y la institucionalización del SUS. La estrategia
metodológica promovió un espacio de enseñanza y aprendizaje dinámico y participativo,
para ser incorporado en el proceso de cambio de paradigmas para la formación de
enfermeros. |
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