Repositório Institucional da UFPI

DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA PESSOAS COM COLOSTOMIA E CUIDADORES

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MONTEIRO, Ana Karine da Costa
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:25:11Z
dc.date.available 2023-04-11T14:25:11Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3233
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade Examinadora externa: Profa. Dra. Fabiana Faleiros Santana Castro (USP) Examinadora interna: Profa. Dra. Ivone Kamda (UnB) Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Examinadora interna: Profa. Dra. Benevina Maria Villar Teixeira Nunes Suplente 1: Profa. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira Suplente 2: Profa. Dra. Fernanda Valeria Silva Dantas Avelino pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma das tecnologias cada vez mais frequentes no ensino, na pesquisa e assistência de enfermagem, além do ensino de pacientes, podendo envolvê-los nos próprios cuidados hospitalares, diminuir readmissões, melhorar a qualidade de vida e promover autocuidado. Isto pode ser importante para pessoas com colostomia, uma vez que experienciam complexidade de mudanças com o processo de estomização, e cuidadores que enfrentam modificações advindas da prestação do cuidado. No Brasil, até o momento, não há estudos sobre intervenção em AVA para pessoas com colostomia e cuidadores, portanto, pesquisas desta natureza são necessárias. Objetivo: Desenvolver, validar e avaliar intervenção em Ambiente Virtual de Aprendizagem para pessoas com colostomia e cuidadores. Método: Estudo realizado em três fases: revisão sistemática da literatura, estudo metodológico para o desenvolvimento e validação do AVA e descritivo e transversal para avaliação do AVA pelas pessoas com colostomia e cuidadores. A revisão sistemática da literatura foi cadastrada no International Prospective Register of Systematic Reviews. O desenvolvimento do AVA foi baseado em diretrizes para o desenvolvimento de intervenções baseadas na web, validado quantos aos aspectos pedagógicos por peritos em Enfermagem, por meio do instrumento Learning Object Revew Instrument; e por peritos em Informática, quanto à usabilidade, por meio do Guia para Análise do Design de Interface. A avaliação do AVA ocorreu de setembro de 2019 a fevereiro de 2020 e incluíram todas as pessoas com colostomia residentes em Teresina e cadastradas no Centro Ambulatorial do Piauí, que avaliaram a usabilidade do AVA, por meio da Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) e do questionário previamente validado e adaptado. Na fase 2, procederam-se a estatísticas, cuja concordância dos peritos foi definida por meio do Percentual de Concordância (PC) e do teste binomial. Na fase 3, realizaram-se estatísticas descritivas. Na análise univariada, aplicaram-se o teste Qui-quadrado, teste Exato de Fisher ou Correlação de Spearman; e na análise multivariada, adotou-se a regressão logística múltipla. Resultados: O Colostomia Virtual está disponível no endereço eletrônico: www.colostomiavirtual.com.br. É constituído por cinco módulos e vídeos, fóruns, quiz, podcast e o box “Saiba Mais”. O AVA foi validado por 21 peritos de Enfermagem e cinco de Informática, sendo a média total do PC de 93,5% e 90, 7%, respectivamente. As recomendações dos peritos foram atendidas quase em totalidade. A avaliação do AVA foi constituída por 52 participantes, sendo 20 pessoas com colostomia e 32 cuidadores. Todos os participantes tinham acesso à internet e 85,0% das pessoas com colostomia e 84,4% dos cuidadores acessaram pelo celular. A média de escore da Escala SUS foi 69,8. Os participantes avaliaram o Colostomia Virtual como excelente (65,4%), linguagem considerada compreensível (53,8%), visual adequado (51,9%), útil (84,6) e navegação nem fácil e nem difícil pelas pessoas com colostomia (35%) e fácil para os cuidadores (37,5%). Conclusão: O Colostomia Virtual foi validado e avaliado positivamente pelos participantes, considerado recurso confiável para suporte e fornecimento de de orientações às pessoas com colostomia e cuidadores. ABSTRACT: Introduction: The Virtual Learning Environment (VLE) is one of the increasingly frequent technologies in teaching, research and nursing care, in addition to teaching patients, being able to involve them in their own hospital care, reduce readmissions, improve the quality of life and promote self-care. This can be important for people with colostomy, since they experience complexity of changes with the ostomy process, and caregivers who face changes arising from the provision of care. In Brazil, to date, there are no studies on intervention in VLE for people with colostomy and caregivers, therefore, research of this nature is necessary. Objective: To develop, validate and evaluate intervention in a Virtual Learning Environment for people with colostomy and caregivers. Method: Study carried out in three phases: systematic literature review, methodological study for the development and validation of the VLE and descriptive and cross-sectional for the evaluation of the VLE by people with colostomy and caregivers. The systematic literature review was registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews. The development of the VLE was based on web based intervention development guidelines, validated regarding the pedagogical aspects by nursing experts, through the Learning Object Revew Instrument; and by IT experts, regarding usability, through the Guide for Analysis of Interface Design. The AVA evaluation took place from September 2019 to February 2020 and included all people with colostomy residing in Teresina and registered at the Ambulatory Center of Piauí, who assessed the usability of the AVA, through the System Usability Scale (SUS) and previously validated and adapted questionnaire. In phase 2, statistics were performed, whose experts' agreement was defined using the Percentage of Agreement (PC) and the binomial test. In phase 3, descriptive statistics were performed. In the univariate analysis, the Chi-square test, Fisher's exact test or Spearman's correlation were applied; and in multivariate analysis, multiple logistic regression was adopted. Results: The Virtual Colostomy is available at the electronic address: www.colostomiavirtual.com.br. It consists of five modules and videos, forums, quiz, podcast and the “Learn More” box. The VLE was validated by 21 nursing and five computer experts, with the total CP mean being 93.5% and 90, 7%, respectively. The recommendations of the experts were met almost in full. The evaluation of the VLE was made up of 52 participants, being 20 people with colostomy and 32 caregivers. All participants had access to the internet and 85.0% of people with colostomy and 84.4% of caregivers accessed it by cell phone. The mean score of the SUS Scale was 69.8. The participants rated the Virtual Colostomy as excellent (65.4%), language considered understandable (53.8%), adequate visual (51.9%), useful (84.6) and navigation neither easy nor difficult for people with colostomy (35%) and easy for caregivers (37.5%). Conclusion: The Virtual Colostomy was validated and evaluated positively by the participants, considered a reliable resource to support and provide guidance to people with colostomy and caregivers. RESUMEN: Introducción: El entorno de Aprendizaje Virtual (VLE) es una de las tecnologías cada vez más frecuentes en la enseñanza, la investigación y la atención de enfermería, además de enseñar a los pacientes, poder involucrarlos en su propia atención hospitalaria, reducir los reingresos, mejorar la calidad de vida y promover el autocuidado. Esto puede ser importante para las personas con colostomía, ya que experimentan la complejidad de los cambios con el proceso de ostomía y los cuidadores que enfrentan cambios derivados de la provisión de atención. En Brasil, hasta la fecha, no existen estudios sobre la intervención en VLE para personas con colostomía y cuidadores, por lo tanto, es necesaria una investigación de esta naturaleza. Objetivo: desarrollar, validar y evaluar la intervención en un entorno de aprendizaje virtual para personas con colostomía y cuidadores. Método: Estudio realizado en tres fases: revisión sistemática de la literatura, estudio metodológico para el desarrollo y validación del VLE y descriptivo y transversal para la evaluación del VLE por personas con colostomía y cuidadores. La revisión sistemática de la literatura se registró en el Registro Prospectivo Internacional de Revisiones Sistemáticas. El desarrollo del VLE se basó en las Pautas de desarrollo de intervenciones basadas en la web, validados con respecto a los aspectos pedagógicos por expertos en enfermería, a través del Learning Object Revew Instrument; y por expertos de TI, con respecto a la usabilidad, a través de la Guía para el análisis del diseño de interfaces. La evaluación de AVA tuvo lugar de septiembre de 2019 a febrero de 2020 e incluyó a todas las personas con colostomía que residen en Teresina y se registraron en el Centro Ambulatorio de Piauí, quienes evaluaron la usabilidad del AVA, a través de la Escala de usabilidad del sistema (SUS) y cuestionario previamente validado y adaptado. En la fase 2, se realizaron estadísticas, cuyo acuerdo de expertos se definió utilizando el Porcentaje de Acuerdo (PC) y la prueba binomial. En la fase 3 se realizó estadística descriptiva. En el análisis univariado, se aplicaron la prueba de Chi-cuadrado, la prueba exacta de Fisher o la correlación de Spearman; y en el análisis multivariante, se adoptó la regresión logística múltiple. Resultados: La Colostomía Virtual está disponible en la dirección electrónica: www.colostomiavirtual.com.br. Consta de cinco módulos y videos, foros, cuestionarios, podcast y el cuadro "Más información". El VLE fue validado por 21 expertos en enfermería y cinco expertos en informática, con un promedio total de PC de 93.5% y 90, 7%, respectivamente. Las recomendaciones de los expertos se cumplieron casi en su totalidad. La evaluación del VLE estuvo compuesta por 52 participantes, 20 personas con colostomía y 32 cuidadores. Todos los participantes tenían acceso a internet y el 85.0% de las personas con colostomía y el 84.4% de los cuidadores accedieron por teléfono celular. La puntuación media de la escala SUS fue de 69,8. Los participantes calificaron la colostomía virtual como excelente (65.4%), lenguaje considerado comprensible (53.8%), visual adecuado (51.9%), útil (84.6) y la navegación no es fácil ni difícil para las personas con colostomía (35%) y fácil para cuidadores (37.5%). Conclusión: La Colostomía virtual fue validada y evaluada positivamente por los participantes, considerada un recurso confiable para apoyar y brindar orientación a las personas con colostomía y cuidadores. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estomia pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Educação de pacientes pt_BR
dc.subject Cuidadores - Enfermagem pt_BR
dc.subject Ostomy pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Caregivers pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.title DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA PESSOAS COM COLOSTOMIA E CUIDADORES pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account