Abstract:
RESUMO: Introdução: O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma das tecnologias cada vez
mais frequentes no ensino, na pesquisa e assistência de enfermagem, além do ensino de
pacientes, podendo envolvê-los nos próprios cuidados hospitalares, diminuir readmissões,
melhorar a qualidade de vida e promover autocuidado. Isto pode ser importante para pessoas
com colostomia, uma vez que experienciam complexidade de mudanças com o processo de
estomização, e cuidadores que enfrentam modificações advindas da prestação do cuidado. No
Brasil, até o momento, não há estudos sobre intervenção em AVA para pessoas com colostomia
e cuidadores, portanto, pesquisas desta natureza são necessárias. Objetivo: Desenvolver,
validar e avaliar intervenção em Ambiente Virtual de Aprendizagem para pessoas com
colostomia e cuidadores. Método: Estudo realizado em três fases: revisão sistemática da
literatura, estudo metodológico para o desenvolvimento e validação do AVA e descritivo e
transversal para avaliação do AVA pelas pessoas com colostomia e cuidadores. A revisão
sistemática da literatura foi cadastrada no International Prospective Register of Systematic
Reviews. O desenvolvimento do AVA foi baseado em diretrizes para o desenvolvimento de
intervenções baseadas na web, validado quantos aos aspectos pedagógicos por peritos em
Enfermagem, por meio do instrumento Learning Object Revew Instrument; e por peritos em
Informática, quanto à usabilidade, por meio do Guia para Análise do Design de Interface. A
avaliação do AVA ocorreu de setembro de 2019 a fevereiro de 2020 e incluíram todas as
pessoas com colostomia residentes em Teresina e cadastradas no Centro Ambulatorial do Piauí,
que avaliaram a usabilidade do AVA, por meio da Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) e
do questionário previamente validado e adaptado. Na fase 2, procederam-se a estatísticas, cuja
concordância dos peritos foi definida por meio do Percentual de Concordância (PC) e do teste
binomial. Na fase 3, realizaram-se estatísticas descritivas. Na análise univariada, aplicaram-se
o teste Qui-quadrado, teste Exato de Fisher ou Correlação de Spearman; e na análise
multivariada, adotou-se a regressão logística múltipla. Resultados: O Colostomia Virtual está
disponível no endereço eletrônico: www.colostomiavirtual.com.br. É constituído por cinco
módulos e vídeos, fóruns, quiz, podcast e o box “Saiba Mais”. O AVA foi validado por 21
peritos de Enfermagem e cinco de Informática, sendo a média total do PC de 93,5% e 90, 7%,
respectivamente. As recomendações dos peritos foram atendidas quase em totalidade. A
avaliação do AVA foi constituída por 52 participantes, sendo 20 pessoas com colostomia e 32
cuidadores. Todos os participantes tinham acesso à internet e 85,0% das pessoas com
colostomia e 84,4% dos cuidadores acessaram pelo celular. A média de escore da Escala SUS
foi 69,8. Os participantes avaliaram o Colostomia Virtual como excelente (65,4%), linguagem
considerada compreensível (53,8%), visual adequado (51,9%), útil (84,6) e navegação nem
fácil e nem difícil pelas pessoas com colostomia (35%) e fácil para os cuidadores (37,5%).
Conclusão: O Colostomia Virtual foi validado e avaliado positivamente pelos participantes,
considerado recurso confiável para suporte e fornecimento de de orientações às pessoas com
colostomia e cuidadores.
ABSTRACT: Introduction: The Virtual Learning Environment (VLE) is one of the increasingly frequent
technologies in teaching, research and nursing care, in addition to teaching patients, being able
to involve them in their own hospital care, reduce readmissions, improve the quality of life and
promote self-care. This can be important for people with colostomy, since they experience
complexity of changes with the ostomy process, and caregivers who face changes arising from
the provision of care. In Brazil, to date, there are no studies on intervention in VLE for people
with colostomy and caregivers, therefore, research of this nature is necessary. Objective: To
develop, validate and evaluate intervention in a Virtual Learning Environment for people with
colostomy and caregivers. Method: Study carried out in three phases: systematic literature
review, methodological study for the development and validation of the VLE and descriptive
and cross-sectional for the evaluation of the VLE by people with colostomy and caregivers. The
systematic literature review was registered in the International Prospective Register of
Systematic Reviews. The development of the VLE was based on web based intervention
development guidelines, validated regarding the pedagogical aspects by nursing experts,
through the Learning Object Revew Instrument; and by IT experts, regarding usability, through
the Guide for Analysis of Interface Design. The AVA evaluation took place from September
2019 to February 2020 and included all people with colostomy residing in Teresina and
registered at the Ambulatory Center of Piauí, who assessed the usability of the AVA, through
the System Usability Scale (SUS) and previously validated and adapted questionnaire. In phase
2, statistics were performed, whose experts' agreement was defined using the Percentage of
Agreement (PC) and the binomial test. In phase 3, descriptive statistics were performed. In the
univariate analysis, the Chi-square test, Fisher's exact test or Spearman's correlation were
applied; and in multivariate analysis, multiple logistic regression was adopted. Results: The
Virtual Colostomy is available at the electronic address: www.colostomiavirtual.com.br. It
consists of five modules and videos, forums, quiz, podcast and the “Learn More” box. The VLE
was validated by 21 nursing and five computer experts, with the total CP mean being 93.5%
and 90, 7%, respectively. The recommendations of the experts were met almost in full. The
evaluation of the VLE was made up of 52 participants, being 20 people with colostomy and 32
caregivers. All participants had access to the internet and 85.0% of people with colostomy and
84.4% of caregivers accessed it by cell phone. The mean score of the SUS Scale was 69.8. The
participants rated the Virtual Colostomy as excellent (65.4%), language considered
understandable (53.8%), adequate visual (51.9%), useful (84.6) and navigation neither easy nor
difficult for people with colostomy (35%) and easy for caregivers (37.5%). Conclusion: The
Virtual Colostomy was validated and evaluated positively by the participants, considered a
reliable resource to support and provide guidance to people with colostomy and caregivers.
RESUMEN: Introducción: El entorno de Aprendizaje Virtual (VLE) es una de las tecnologías cada vez más
frecuentes en la enseñanza, la investigación y la atención de enfermería, además de enseñar a
los pacientes, poder involucrarlos en su propia atención hospitalaria, reducir los reingresos,
mejorar la calidad de vida y promover el autocuidado. Esto puede ser importante para las
personas con colostomía, ya que experimentan la complejidad de los cambios con el proceso
de ostomía y los cuidadores que enfrentan cambios derivados de la provisión de atención. En
Brasil, hasta la fecha, no existen estudios sobre la intervención en VLE para personas con
colostomía y cuidadores, por lo tanto, es necesaria una investigación de esta naturaleza.
Objetivo: desarrollar, validar y evaluar la intervención en un entorno de aprendizaje virtual
para personas con colostomía y cuidadores. Método: Estudio realizado en tres fases: revisión
sistemática de la literatura, estudio metodológico para el desarrollo y validación del VLE y
descriptivo y transversal para la evaluación del VLE por personas con colostomía y cuidadores.
La revisión sistemática de la literatura se registró en el Registro Prospectivo Internacional de
Revisiones Sistemáticas. El desarrollo del VLE se basó en las Pautas de desarrollo de
intervenciones basadas en la web, validados con respecto a los aspectos pedagógicos por
expertos en enfermería, a través del Learning Object Revew Instrument; y por expertos de TI,
con respecto a la usabilidad, a través de la Guía para el análisis del diseño de interfaces. La
evaluación de AVA tuvo lugar de septiembre de 2019 a febrero de 2020 e incluyó a todas las
personas con colostomía que residen en Teresina y se registraron en el Centro Ambulatorio de
Piauí, quienes evaluaron la usabilidad del AVA, a través de la Escala de usabilidad del sistema
(SUS) y cuestionario previamente validado y adaptado. En la fase 2, se realizaron estadísticas,
cuyo acuerdo de expertos se definió utilizando el Porcentaje de Acuerdo (PC) y la prueba
binomial. En la fase 3 se realizó estadística descriptiva. En el análisis univariado, se aplicaron
la prueba de Chi-cuadrado, la prueba exacta de Fisher o la correlación de Spearman; y en el
análisis multivariante, se adoptó la regresión logística múltiple. Resultados: La Colostomía
Virtual está disponible en la dirección electrónica: www.colostomiavirtual.com.br. Consta de
cinco módulos y videos, foros, cuestionarios, podcast y el cuadro "Más información". El VLE
fue validado por 21 expertos en enfermería y cinco expertos en informática, con un promedio
total de PC de 93.5% y 90, 7%, respectivamente. Las recomendaciones de los expertos se
cumplieron casi en su totalidad. La evaluación del VLE estuvo compuesta por 52 participantes,
20 personas con colostomía y 32 cuidadores. Todos los participantes tenían acceso a internet y
el 85.0% de las personas con colostomía y el 84.4% de los cuidadores accedieron por teléfono
celular. La puntuación media de la escala SUS fue de 69,8. Los participantes calificaron la
colostomía virtual como excelente (65.4%), lenguaje considerado comprensible (53.8%), visual
adecuado (51.9%), útil (84.6) y la navegación no es fácil ni difícil para las personas con
colostomía (35%) y fácil para cuidadores (37.5%). Conclusión: La Colostomía virtual fue
validada y evaluada positivamente por los participantes, considerada un recurso confiable para
apoyar y brindar orientación a las personas con colostomía y cuidadores.