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RESUMO: Introdução: A prevenção de quedas em idosos perpassa pelo protagonismo de
perceber os riscos de cair. Assim, as orientações verbais de enfermagem e o vídeo
educativo possibilitam multiplicação de informações e podem contribuir em intervenções
educativas sobre riscos de queda. Objetivo: Avaliar a efetividade do uso de vídeo
educativo e de orientações verbais de enfermagem na percepção de idosos sobre os
riscos de queda. Método: Estudo multimétodos, composto por pesquisa metodológica e
Ensaio Clínico Randomizado (ECR) na Atenção Primária à Saúde de Bom Jesus, Piauí,
Brasil. No estudo metodológico, ocorreu construção de vídeo educativo para idosos
sobre riscos de queda, validação de conteúdo por 22 juízes especialistas e avaliação
por 22 idosos. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e
teste binomial. O ECR teve amostra de 138 idosos, randomizados com taxa de 1:1, em
Grupo Intervenção (GI) (n=69), que assistiu ao vídeo educativo, e Grupo Controle (GC)
(n=69), que recebeu orientações verbais de enfermagem. O desfecho foi avaliado por
meio do Questionário de Percepção dos Riscos de Queda (FRAQ-Brasil). A coleta de
dados ocorreu em dois momentos nas Unidades Básicas de Saúde: 1º – pré-teste e
aplicação das intervenções; 2º – pós-teste (após 30 dias). A homogeneidade entre os
grupos foi verificada pelos testes t de Student para amostras independentes, U de
Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e exato de Fischer. Na comparação
intragrupo, utilizaram-se os testes t de Student para amostras dependentes e McNemar.
Na comparação intergrupo, empregaram-se os testes t de Student para amostras
independentes, Qui-quadrado para proporção e exato de Fisher. Considerou-se nível de
significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 3.334.943) e
cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-8nfggd). Resultados: O
vídeo foi construído a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem
Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possuiu dez minutos e
cinco segundos e contemplou riscos biológicos, socioeconômicos, comportamentais e
ambientais para quedas e cuidados para evitá-los. Os itens avaliados pelos juízes
especialistas obtiveram IVC superior a 0,8, de forma que o vídeo foi considerado válido
quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos idosos, o
vídeo foi considerado adequado quanto ao conteúdo, exigência de alfabetização,
ilustrações, layout e apresentação, estimulação/motivação do aprendizado e adequação
cultural e obteve IVC de 1,0. No ECR, os grupos mostraram-se homogêneos na linha de
base quanto às variáveis demográficas, econômicas, clínicas e sobre quedas (p>0,05).
Na análise intragrupo, os GI e GC tiveram aumento da percepção dos riscos de queda
no pós-teste, com diferenças estatisticamente significativas (GI=0,001; GC<0,001). Na
comparação intergrupo, as médias da pontuação total do FRAQ-Brasil foram
semelhantes no pré-teste (p=0,559), enquanto no pós-teste a média de acertos do
questionário no GC foi estatisticamente superior à do GI (p=0,013). Conclusão: O uso
do vídeo educativo e orientações verbais de enfermagem promoveram aumento da
percepção de idosos sobre os riscos de queda. No entanto, a orientação verbal foi mais
efetiva para elevar a percepção dos idosos sobre os riscos de queda.
ABSTRACT: Introduction: The prevention of falls in the elderly population involves the leading role of
perceiving the risks of falling. Thus, verbal nursing guidelines and educational videos
allow for the multiplication of information and can contribute towards educational
interventions on risks of falling. Objective: To evaluate the effectiveness of using an
educational video and verbal nursing guidelines in the perception of the elderly people on
the risks of falling. Method: Multi-method study, composed of methodological research
and Randomized Clinical Trial (RCT) in the Primary Health Care network of Bom Jesus,
Piauí, Brazil. In the methodological study, we prepared an educational video for the
elderly population on the risks of falling, which was submitted to content validation by 22
expert judges and evaluation by 22 elderly patients. The data were analyzed through
Content Validation Index (CVI) and binomial test. RCT had a sample of 138 elderly
patients, randomized with a 1:1 ratio, in the Intervention Group (IG) (n=69), who watched
the educational video, and in the Control Group (CG) (n=69), who received verbal
nursing guidelines. The outcome was evaluated by means of the Falls Risk Awareness
Questionnaire (FRAQ-Brazil). The data collection happened in two moments in the
Primary Health Care Units: 1st – pre-test and application of interventions; 2nd – post-test
(after 30 days). We checked the homogeneity between groups by means of the following
tests: Student’s t (for independent samples), Mann–Whitney U, Chi-square (for
proportion) and Fisher’s exact. In the intragroup comparison, we used: Student’s t (for
dependent samples) and McNemar. In the intergroup comparison, we used: Student’s t
(for independent samples), Chi-square (for proportion) and Fisher’s exact. We
considered a 5% significance level and a 95% confidence interval. The project was
approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (opinion
nº 3.334.943) and registered in the Brazilian Clinical Trials Registry (RBR-8nfggd).
Results: The video was prepared based on the principles of the Cognitive Theory of
Multimedia Learning, composed of digital animation and audio narration, lasting ten
minutes and five seconds and including biological, socioeconomic, behavioral and
environmental risks for falls and care to avoid them. the items assessed by the expert
judges obtained a CVI higher than 0.8, so that the video was considered valid in terms of
objectives, structure/presentation and relevance. In the evaluation of the elderly patients,
the video was considered adequate in terms of content, literacy requirements,
illustrations, layout and presentation, stimulation/motivation of learning and cultural
adequacy, thus obtaining a CVI of 1.0. In RCT, the groups were homogeneous in the
baseline regarding the demographic, economic, clinical and falls-related variables (p>
0.05). In the intragroup analysis, IG and CG had an increased perception of the risks of
falling in the post-test, with statistically significant differences (IG=0.001; CG<0.001). In
the intergroup comparison, the averages of the total score of the FRAQ-Brazil were
similar in the pre-test (p=0.559); while, in the post-test, the average of right answers in
CG was statistically higher than in IG (p=0.013). Conclusion: The use of this
educational video and verbal nursing guidelines has promoted an increase in the
perception of the elderly patients on the risks of falling. Nevertheless, verbal guidance
was more effective in raising the perception of the surveyed elderly patients on the risks
of falling.
RESUMEN: Introducción: La prevención de caídas en ancianos implica el rol destacado para percibir
los riesgos de caer. Así, las orientaciones verbales de enfermería y los videos educativos
permiten la multiplicación de información y pueden contribuir a intervenciones educativas
sobre riesgos de caídas. Objetivo: Evaluar la efectividad del uso de un video educativo y
orientaciones verbales de enfermería desde la percepción de ancianos sobre los riesgos de
caídas. Método: Estudio multimétodo, compuesto de investigación metodológica y Ensayo
Clínico Aleatorizado (ECA) en la Atención Primaria de Salud de Bom Jesus, Piauí, Brasil. En
el estudio metodológico, se construyó un video educativo para ancianos sobre los riesgos
de caídas, el cual se sometió a una validación de contenido por 22 jueces expertos y una
evaluación por 22 ancianos. Los datos se analizaron mediante el Índice de Validación de
Contenido (IVC) y la prueba binomial. El ECA contó con una muestra de 138 ancianos,
aleatorizados con una razón de 1:1, en el Grupo de Intervención (GI) (n= 69), que vieron el
video educativo, y el Grupo de Control (GC) (n=69), que recibieron orientaciones verbales
de enfermería. El resultado se evaluó mediante el Cuestionario de Percepción del Riesgo
de Caídas (FRAQ-Brasil). La recolección de datos tuvo lugar en dos momentos en las
Unidades de Atención Primaria de Salud: 1º – pre-prueba y aplicación de intervenciones; 2º
– post-prueba (después de 30 días). La homogeneidad entre los grupos se verificó
mediante las pruebas: t de Student (para muestras independientes), U de Mann-Whitney,
Chi-cuadrada (para la proporción) y exacta de Fischer. En la comparación intragrupo, se
utilizaron las pruebas t de Student (para muestras dependientes) y McNemar. En la
comparación intergrupo, se utilizaron las pruebas t de Student (para muestras
independientes), Chi-cuadrada (para la proporción) y exacta de Fisher. El nivel de
significancia se consideró en el 5% y el intervalo de confianza en el 95%. El proyecto fue
aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí
(dictamen nº 3.334.943) e inscrito en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (RBR-
8nfggd). Resultados: El video se construyó sobre la base de los principios de la Teoría
Cognitiva del Aprendizaje Multimedia, compuesto por animación digital y narración en audio,
el cual duró diez minutos y cinco segundos e incluyó riesgos biológicos, socioeconómicos,
conductuales y ambientales por caídas y cuidados para evitarlas. Los ítems evaluados por
los jueces expertos obtuvieron un IVC superior a 0.8, por lo que el video se consideró válido
en cuanto a objetivos, estructura/presentación y relevancia. En la evaluación de los
ancianos, el video se consideró adecuado en cuanto a contenido, requisitos de
alfabetización, ilustraciones, layout y presentación, estimulación/motivación del aprendizaje
y adecuación cultural, obteniendo así un IVC de 1.0. En el ECA, los grupos fueron
homogéneos en la línea base del estudio en cuanto a variables demográficas, económicas,
clínicas y de caídas (p>0,05). En el análisis intragrupo, el GI y el GC tuvieron una mayor
percepción de los riesgos de caídas en la post-prueba, con diferencias estadísticamente
significativas (GI=0,001; GC<0,001). En la comparación intergrupo, los promedios de la
puntuación total del FRAQ-Brasil fueron similares en la pre-prueba (p=0,559); mientras que,
en la post-prueba, el promedio de aciertos en el GC fue estadísticamente mayor que en el
GI (p=0,013). Conclusión: El uso del video educativo y las orientaciones verbales de
enfermería promovieron un aumento en la percepción de los ancianos sobre los riesgos de
caídas. Sin embargo, la orientación verbal fue más efectiva para aumentar la percepción de
los ancianos sobre los riesgos de caídas. |
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