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APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES ONLINE SOBRE O CUIDADO COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO: construção e validação

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dc.contributor.author FERREIRA, Luís Felipe Oliveira
dc.date.accessioned 2023-04-10T19:23:25Z
dc.date.available 2023-04-10T19:23:25Z
dc.date.issued 2023-04-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3221
dc.description Examinador: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Examinadora externa: Profa. Dra. Sandra Marina Gonçalves Bezerra (UESPI) Examinadora interna: Profa. Dra. Chrystiany Plácido de Brito Vieira Suplente: Profa. Dra. Herla Maria Furtado Jorge pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A construção do conhecimento do graduando de Enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação é imperativa para sua formação, a fim de que a assistência perioperatória garanta cuidados seguros que vão desde a prevenção de complicações até a reabilitação. Neste contexto, um objeto virtual de aprendizagem, que utiliza metodologia centrada no estudante pode promover autonomia e proatividade em relação a temática. Objetivo: Construir e validar o conteúdo educacional de um objeto virtual fundamentado na Aprendizagem Baseada em Equipe Online, como recurso no ensino de estudantes de Enfermagem sobre o cuidado às pessoas adultas com estomia intestinal de eliminação. Método: Estudo metodológico, com abordagem quantitativa de dados, para construção e validação do conteúdo educacional de um objeto virtual de aprendizagem sobre o cuidado às pessoas com estomias intestinais de eliminação. As necessidades de aprendizagem sobre estomias intestinais de eliminação, foram identificadas entre os meses de maio a julho de 2022, remotamente, por meio da aplicação de um questionário com 19 itens baseados em recomendações para os cuidados às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação. Uma equipe de estruturação do conteúdo de um Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação de uma Universidade Federal da região Nordeste do Brasil, em agosto de 2022, para construção do conteúdo educacional do storyboard. A validação do conteúdo educacional do storyboard pelos experts na temática foi realizada de outubro a novembro de 2022. Os dados coletados durante a identificação das necessidades foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os referentes à validação do conteúdo educacional do storyboard do objeto virtual de aprendizagem pelos experts foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: Dos 19 itens das recomendações do Consenso Brasileiro de cuidado às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação, apenas 5 eram conhecidos pelos estudantes de Enfermagem (percentual de respostas 4 e 5 maior ou igual a 75%). Um dos itens menos conhecido pelos estudantes de Enfermagem foi a demarcação do local da estomia com 40,6%. Houve associação com significância estatística entre a modalidade de ensino e o conhecimento das recomendações do Consenso Brasileiro de cuidado às pessoas adultas com EIE, p-valor (0,04), com uma razão de chances de 1,05. Em relação à proporção de concordância em todos os itens do IVCES, os experts apresentaram uma concordância de 100%, com um IVC por item e geral de 1,00. Conclusão: A partir da identificação das necessidades de aprendizagem foi possível verificar que os estudantes de Enfermagem desconhecem a maior parte das recomendações do Consenso Brasileiro de Cuidados às Pessoas Adultas com Estomia Intestinal de Eliminação da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Neste sentido, o objeto virtual de aprendizagem poderá contribuir de forma positiva para a divulgação das referidas recomendações entre esse público-alvo de forma colaborativa, permitindo a construção do conhecimento pelo estudante a partir de conteúdo educacional validado por experts na temática. ABSTRACT: Introduction: The construction of nursing students' knowledge about intestinal elimination ostomies is imperative for their training, so that perioperative care guarantees safe care ranging from the prevention of complications to rehabilitation. In this context, a virtual learning object, which uses a student-centered methodology, can promote autonomy and proactivity in relation to the theme. Objective: To build and validate the educational content of a virtual object based on Online Team-Based Learning, as a resource for teaching Nursing students about caring for adults with an intestinal ostomy for elimination. Method: Methodological study, with a quantitative data approach, for the construction and validation of the educational content of a virtual learning object about the care of people with intestinal elimination stomas. Learning needs about intestinal elimination ostomies were identified between the months of May and July 2022, remotely, through the application of a questionnaire with 19 items based on recommendations for the care of adults with intestinal elimination ostomies. A content structuring team of a Study, Research and Extension Group in Information and Communication Technologies at a Federal University in the Northeast region of Brazil, in August 2022, to build the educational content of the storyboard. The validation of the educational content of the storyboard by experts on the subject was carried out from October to November 2022. The data collected during the identification of needs were analyzed using descriptive and inferential statistics and those referring to the validation of the educational content of the virtual object's storyboard of learning by the experts were analyzed by the Content Validation Index. Results: Of the 19 items of the Brazilian Consensus recommendations on care for adults with intestinal elimination stomas, only 5 were known by nursing students (percentage of answers 4 and 5 greater than or equal to 75%). One of the items least known by Nursing students was the demarcation of the ostomy site 40.6%. There was a statistically significant association between the type of education and knowledge of the recommendations of the Brazilian Consensus on care for adults with EIA, p-value (0.04), with an odds ratio of 1.05. Regarding the proportion of agreement in all IVCES items, the experts presented a 100% agreement, with an overall CVI of 1.00 per item. Conclusion: From the identification of learning needs, it was possible to verify that Nursing students are unaware of most of the recommendations of the Brazilian Consensus on Care for Adults with Intestinal Ostomy for Elimination of the Brazilian Society of Stomatherapy. In this sense, the virtual learning object can contribute positively to the dissemination of these recommendations among this target audience in a collaborative way, allowing the construction of knowledge by the student from educational content validated by experts in the subject. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem - Educação à distância pt_BR
dc.subject Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseada em problemas pt_BR
dc.subject Estomia pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação - Ensino pt_BR
dc.subject Nursing - Distance education pt_BR
dc.subject Nursing education pt_BR
dc.subject Problem-based learning pt_BR
dc.subject Ostomy pt_BR
dc.subject Information Tecnology pt_BR
dc.title APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES ONLINE SOBRE O CUIDADO COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO: construção e validação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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