Abstract:
RESUMO: Introdução: A construção do conhecimento do graduando de Enfermagem sobre estomias
intestinais de eliminação é imperativa para sua formação, a fim de que a assistência
perioperatória garanta cuidados seguros que vão desde a prevenção de complicações até a
reabilitação. Neste contexto, um objeto virtual de aprendizagem, que utiliza metodologia
centrada no estudante pode promover autonomia e proatividade em relação a temática.
Objetivo: Construir e validar o conteúdo educacional de um objeto virtual fundamentado na
Aprendizagem Baseada em Equipe Online, como recurso no ensino de estudantes de
Enfermagem sobre o cuidado às pessoas adultas com estomia intestinal de eliminação. Método:
Estudo metodológico, com abordagem quantitativa de dados, para construção e validação do
conteúdo educacional de um objeto virtual de aprendizagem sobre o cuidado às pessoas com
estomias intestinais de eliminação. As necessidades de aprendizagem sobre estomias intestinais
de eliminação, foram identificadas entre os meses de maio a julho de 2022, remotamente, por
meio da aplicação de um questionário com 19 itens baseados em recomendações para os
cuidados às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação. Uma equipe de
estruturação do conteúdo de um Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias da
Informação e Comunicação de uma Universidade Federal da região Nordeste do Brasil, em
agosto de 2022, para construção do conteúdo educacional do storyboard. A validação do
conteúdo educacional do storyboard pelos experts na temática foi realizada de outubro a
novembro de 2022. Os dados coletados durante a identificação das necessidades foram
analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os referentes à validação do
conteúdo educacional do storyboard do objeto virtual de aprendizagem pelos experts foram
analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: Dos 19 itens das recomendações
do Consenso Brasileiro de cuidado às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação,
apenas 5 eram conhecidos pelos estudantes de Enfermagem (percentual de respostas 4 e 5 maior
ou igual a 75%). Um dos itens menos conhecido pelos estudantes de Enfermagem foi a
demarcação do local da estomia com 40,6%. Houve associação com significância estatística
entre a modalidade de ensino e o conhecimento das recomendações do Consenso Brasileiro de
cuidado às pessoas adultas com EIE, p-valor (0,04), com uma razão de chances de 1,05. Em
relação à proporção de concordância em todos os itens do IVCES, os experts apresentaram uma
concordância de 100%, com um IVC por item e geral de 1,00. Conclusão: A partir da
identificação das necessidades de aprendizagem foi possível verificar que os estudantes de
Enfermagem desconhecem a maior parte das recomendações do Consenso Brasileiro de
Cuidados às Pessoas Adultas com Estomia Intestinal de Eliminação da Sociedade Brasileira de
Estomaterapia. Neste sentido, o objeto virtual de aprendizagem poderá contribuir de forma
positiva para a divulgação das referidas recomendações entre esse público-alvo de forma
colaborativa, permitindo a construção do conhecimento pelo estudante a partir de conteúdo
educacional validado por experts na temática.
ABSTRACT: Introduction: The construction of nursing students' knowledge about intestinal elimination
ostomies is imperative for their training, so that perioperative care guarantees safe care ranging
from the prevention of complications to rehabilitation. In this context, a virtual learning object,
which uses a student-centered methodology, can promote autonomy and proactivity in relation
to the theme. Objective: To build and validate the educational content of a virtual object based
on Online Team-Based Learning, as a resource for teaching Nursing students about caring for
adults with an intestinal ostomy for elimination. Method: Methodological study, with a
quantitative data approach, for the construction and validation of the educational content of a
virtual learning object about the care of people with intestinal elimination stomas. Learning
needs about intestinal elimination ostomies were identified between the months of May and
July 2022, remotely, through the application of a questionnaire with 19 items based on
recommendations for the care of adults with intestinal elimination ostomies. A content
structuring team of a Study, Research and Extension Group in Information and Communication
Technologies at a Federal University in the Northeast region of Brazil, in August 2022, to build
the educational content of the storyboard. The validation of the educational content of the
storyboard by experts on the subject was carried out from October to November 2022. The data
collected during the identification of needs were analyzed using descriptive and inferential
statistics and those referring to the validation of the educational content of the virtual object's
storyboard of learning by the experts were analyzed by the Content Validation Index. Results:
Of the 19 items of the Brazilian Consensus recommendations on care for adults with intestinal
elimination stomas, only 5 were known by nursing students (percentage of answers 4 and 5
greater than or equal to 75%). One of the items least known by Nursing students was the
demarcation of the ostomy site 40.6%. There was a statistically significant association between
the type of education and knowledge of the recommendations of the Brazilian Consensus on
care for adults with EIA, p-value (0.04), with an odds ratio of 1.05. Regarding the proportion
of agreement in all IVCES items, the experts presented a 100% agreement, with an overall CVI
of 1.00 per item. Conclusion: From the identification of learning needs, it was possible to verify
that Nursing students are unaware of most of the recommendations of the Brazilian Consensus
on Care for Adults with Intestinal Ostomy for Elimination of the Brazilian Society of
Stomatherapy. In this sense, the virtual learning object can contribute positively to the
dissemination of these recommendations among this target audience in a collaborative way,
allowing the construction of knowledge by the student from educational content validated by
experts in the subject.