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RESUMO: INTRODUÇÃO: Maturidade da gestão refere-se ao desempenho geral da organização diante
das atividades administrativas desenvolvidas e os resultados obtidos. O serviço público de
saúde exibe múltiplas composições organizacionais, cercadas por um ambiente de
transformações rápidas, diante da complexidade do setor o planejamento e a avaliação das
ações são primordiais. OBJETIVO: Avaliar a maturidade da gestão em serviços públicos de
saúde segundo o Modelo de Excelência em Gestão Pública. MATERIAL E MÉTODOS:
Delineamento transversal analítico, realizado com gestores municipais de saúde do território
Entre Rios e Cocais do estado do Piauí. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e outubro de
2019 por ocasião das reuniões da Comissão Intergestora Regional, utilizando-se de
questionário de caracterização da rede de saúde do município, perfil dos gestores e do
Instrumento de Diagnóstico da Maturidade em Serviços Públicos, criado pelo Ministério do
Planejamento. Participaram da pesquisa 28 gestores que estavam no cargo em período
superior a seis meses. Os dados foram processados no IBM® SPSS® e foram calculadas
estatísticas uni e bivariadas. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa obtendo
parecer favorável com o número: 2.817.519. RESULTADOS: Os profissionais de
enfermagem representaram 53,5% da amostra de gestores municipais. O escore global de
maturidade de gestão dos municípios apresentou média de 38,28 (±16,58) pontos, variando de
18,35 a 73,90 pontos. Portanto a maioria estava no nível inicial a intermediário de maturidade
da gestão. Municípios com número maior de habitantes, maior número de profissionais da
saúde, que possuíam nível de atenção de média complexidade, com Plano Municipal de Saúde
atualizado tiveram escore global de maturidade significativamente maior (p<0,05), bem como
quando os gestores possuíam especialização na área de gestão em saúde e experiência anterior
em cargo de gestão (p<0,05). As dimensões com menor desempenho foram “Resultados” e
“Governança”, refletindo as dificuldades do planejamento em saúde e a necessidade de
capacitação dos gestores para maior compreensão dos mecanismos de liderança
CONCLUSÃO: O nível de maturidade da gestão municipal de saúde nos municípios, sofreu
influência das características locais e do perfil dos gestores. Houve aderência entre as
características do modelo de excelência em gestão e os processos gerenciais realizados nos
municípios.
ABSTRACT: INTRODUCTION: Management maturity refers to the overall performance of the
organization in view of the administrative activities developed and the results obtained. The
public health service exhibits multiple organizational compositions, surrounded by an
environment of rapid changes, given the complexity of the sector, planning and evaluating
actions is paramount. OBJECTIVE: To assess the maturity of management in public health
services according to the Public Management Excellence Model. MATERIAL AND
METHODS: Analytical cross-sectional design, carried out with municipal health managers
in the Entre Rios and Cocais territory of the state of Piauí, from January to October 2019, at
the meetings of the Regional Intergovernmental Commission, with data collection through a
questionnaire to characterize the municipal health network, profile of managers and the
Instrument for Diagnosis of Maturity in Public Services, created by the Ministry of Planning.
Twenty-eight managers who had been in the position for more than six months participated in
the survey. The data were processed in IBM® SPSS® and univariate and bivariate statistics
were calculated. The study was approved by the Research Ethics Committee, obtaining a
favorable opinion with the number: 2,817,519. RESULTS: Nursing professionals represented
53.5% of the sample of municipal managers. The global management maturity score of the
municipalities averaged 38.28 (± 16.58) points, ranging from 18.35 to 73.90 points, so most
were at the initial to intermediate level of management maturity. Municipalities with a larger
number of inhabitants, a greater number of health professionals, who had a medium
complexity level of care, with updated Municipal Health Plan had a significantly higher
global score (p <0.05), as well as when managers had specialization in the area of health
management and previous experience in a management position (p <0.05). The dimensions
with the lowest performance were “Results” and “Governance”, reflecting the difficulties of
health planning and the need for training managers to better understand the leadership
mechanisms CONCLUSION: The level of maturity of municipal health management in the
cities, suffered influence of local characteristics and the profile of managers. There was
adherence between the characteristics of the management excellence model and the
management processes carried out in the municipalities. |
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