Abstract:
RESUMO: Introdução: A comunicação efetiva é um dos focos da ampliação das discussões acerca da
segurança do paciente. Anualmente cerca de 138 milhões de pessoas são afetadas por erros no
processo assistencial e dentre os fatores que mais acarretam esses problemas estão as falhas no
processo comunicacional entre os profissionais da equipe. Um processo falho de comunicação
é atribuível em mais de 30% dos casos de lesão de alta gravidade. Frente a isso, a relevância e
a complexidade do processo comunicativo no cuidado em saúde, faz-se necessário reforçar o
aprendizado acerca de estratégias de comunicação eficaz, a partir de metodologias ativas e
tecnologias educacionais inovadoras. Objetivo: Desenvolver e avaliar um Objeto Virtual de
Aprendizagem sobre comunicação efetiva para ensino da segurança do paciente a graduandos
de enfermagem. Método: Estudo metodológico em conformidade com o Design Instrucional,
desenvolvido em cinco etapas sistematizadas. A fase de desenvolvimento foi constituída pelo
levantamento das necessidades de aprendizagem juntamente com o nível de proficiência digital
dos graduandos de enfermagem e uma revisão integrativa sobre as tecnologias de comunicação
efetiva no cuidado em enfermagem. Quanto a fase de avaliação da qualidade de conteúdo do
OVA os juízes em segurança do paciente puderam verificar através do instrumento Learning
Object Review Instrument 2.0 itens referentes a qualidade de conteúdo, alinhamento com os
objetivos de aprendizagem, feedback e adaptação, motivação, design de apresentação, interação
e usabilidade, acessibilidade e conformidade com as normas. A avaliação de conteúdo baseouse
nas especificações elencadas em cada item analisado pelos juízes, e essas especificações
foram utilizadas para calcular o percentual de concordância entre eles. Já a avaliação da
aprendizagem do público-alvo foi verificada por meio do instrumento de avaliação para
material didático hipermídia com itens referente à aprendizagem, eficiência, retenção, estrutura,
erro, satisfação e recomendação. Baseado na análise feita pelos graduandos de enfermagem nas
especificações dos itens pertinentes a eles, e posteriormente calculado o percentual de
concordância do grupo. Resultado: O OVA é integrado por dois módulos de ensino que
englobam hipertextos, vídeos, história em quadrinhos, caça palavras, palavras cruzadas,
desafios de quiz chats, fórum, e sala de conferência. Hospedado no ambiente virtual Moodle
pode ser acessado por meio do link: https://ava-spteme.moodlecloud.com/login/index.php. A
tecnologia foi avaliada por nove juízes especialistas e 32 participantes do grupo de público-alvo
com uma média no Percentual de Concordância de 95,8% e 89,7% respectivamente e Percentual
de Concordância médio total de 92,75 %. As recomendações foram em sua maioria atendidas.
Conclusão: O OVA encontra-se desenvolvido, implementado e avaliado cumprindo os
requisitos propostos, mostrando-se ser uma ótima ferramenta para otimizar o ensino sobre a
comunicação efetiva na segurança do paciente a graduandos de enfermagem.