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PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: implicações das concepções religiosas na prática pedagógica na educação básica

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dc.contributor.author MELO, Antônio de Freitas
dc.date.accessioned 2023-04-04T13:52:35Z
dc.date.available 2023-04-04T13:52:35Z
dc.date.issued 2023-04-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3196
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Divina Ferreira Lima Examinadora externa: Profa. Dra. Lélia Cristina Silveira de Moraes (UFMA) Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A trajetória do Ensino Religioso se mescla ao nascimento do Brasil Colônia, sendo a história da educação a história também da religião, entre as quais seria impossível uma desvinculação. Somente três séculos depois, no período republicano, tem-se o início de um processo de mudança com a separação entre igreja e Estado e a promulgação da primeira Constituição do novo regime, que prevê um ensino leigo e mantido pelo Poder Público. Nesse período, contudo, a mudança mais significativa veio com a Constituição Federal de 1988 que indicou o modo como a educação devia pensar preferencialmente sobre o cidadão e o seu desenvolvimento enquanto ser humano, respeitando as ideias plurais e as concepções pedagógicas, o que foi solidificado através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e das novas legislações vigentes. Sendo assim, diante do status adquirido pelo Ensino Religioso como uma das áreas do conhecimento, não caberia mais a catequese nem a transmissão de dogmas religiosos, antes, havia a exigência de um professor preparado, com formação especifica, que preenchesse requisitos fundamentados no conhecimento cientifico e que respeitasse a diversidade religiosa em todas as suas dimensões, o que levou ao seguinte questionamento: Na construção da profissionalização docente, quais as implicações das concepções religiosas do professor do Ensino Religioso na prática pedagógica da Educação Básica? Assim, esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, e enquadrada na Linha de Pesquisa: 1 – Formação de Professores e Práticas da Docência, do Campus Teresina da Universidade Federal do Piauí, apresenta como objetivo geral analisar, na construção da profissionalização docente, as implicações das concepções religiosas assumidas pelo professor da educação básica na prática pedagógica do ensino religioso. Para tanto, as categorias teóricas utilizadas foram: Saberes Docentes, Profissionalização, Identidade Docente, Prática Pedagógica, Formação Docente e Professor do Ensino Religioso. Para embasamento teórico, utilizou-se os seguintes autores: Ricouer (1994), Fonaper (1997), Contreras (2002; 2004), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Formosinho (2009), Nóvoa (2010), PCERs (Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso), Junqueira e Wagner (2011), Clandinin e Connely (2015), Warschauer (2017), BNCC (2018). Esta pesquisa é de natureza social, de abordagem qualitativa, tipo narrativa, que se utiliza do método autobiográfico. Para a coleta de dados, foram realizadas 3 Rodas de Conversa online, pelo Google Meet, devido à pandemia da Covid-19, e uma presencial, com 06 professores do ensino religioso da rede pública municipal de Teresina (SEMEC). Posteriormente, os participantes da pesquisa produziram memoriais de formação conforme o “Roteiro para Memorial de Formação” (Apêndice G), disponibilizado pelo pesquisador. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdos, seguindo-se a abordagem qualitativa, cujos resultados levantados responderam quais as implicações das concepções religiosas do professor de Ensino Religioso em sua prática pedagógica na educação básica, sobretudo os equívocos praticados no exercício da docência, que já caminham num percurso histórico desde a construção do cenário educacional brasileiro. Todavia, através do preparo com formações específicas e da aquisição de conhecimentos relevantes na área do Ensino Religioso, o professor poderá contribuir para uma educação religiosa livre de proselitismos. ABSTRACT: The history of Religious Education is mixed with the birth of Colonial Brazil, and the history of education is also the history of religion, between which a disconnection would be impossible. Only three centuries later, during the republican period, a process of change began with the separation of church and state and the promulgation of the first Constitution of the new regime, which provided for a lay teaching, maintained by the public authorities. In this period, however, the most significant change came with the 1988 Federal Constitution, which indicated how education should preferably think about the citizen and his development as a human being, respecting plural ideas and pedagogical conceptions, which was solidified through the Law of Directives and Bases for Education (LDB) and the new legislations in effect. Thus, view of the status acquired by Religious Education as one of the areas of knowledge, catechesis and transmission of religious dogmas were no longer appropriate. Rather, there was the need for a prepared teacher, with specific training, who fulfilled requirements based on scientific knowledge and who respected religious diversity in all its dimensions, which led to the following question: In the construction of teaching professionalism, what are the implications of the religious conceptions of the Religious Education teacher in the pedagogical practice of Basic Education? So, this research, linked to the Postgraduate Program in Education - PPGEd, and framed within the Research Line: 1 - Teacher Training and Teaching Practices, of the Teresina Campus of the Federal University of Piauí, presents as a general objective to analyze, in the construction of teaching professionalism, the implications of religious conceptions assumed by the teacher of basic education in the teaching practice of religious education. To do so, the theoretical categories used were: Teaching Knowledge, Professionalization, Teaching Identity, Pedagogical Practice, Teaching Formation, and Religious Education Teacher. For theoretical basis, we used the following authors: Ricouer (1994), Fonaper (1997), Contreras (2002; 2004), Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004), Formosinho (2009), Nóvoa (2010), PCERs (Religious Education Curriculum Parameters), Junqueira and Wagner (2011), Clandinin and Connely (2015), Warschauer (2017), BNCC (2018). This research is social in nature, qualitative approach, narrative type, which uses the autobiographical method. For data collection, 3 online conversation wheels were held, by Google Meet, due to the Covid-19 pandemic, and one face-to-face, with 06 teachers of religious education from the municipal public network of Teresina (SEMEC). Subsequently, the research participants produced training memorials according to the "Training Memorial Script" (Appendix G), made available by the researcher. The data analysis was done through content analysis, following a qualitative approach, whose results answered the implications of the religious conceptions of the Religious Education teacher in his or her pedagogical practice in basic education, especially the mistakes practiced in the exercise of teaching, which already walk in a historical path since the construction of the Brazilian educational scenario. However, through specific training and the acquisition of relevant knowledge in the area of Religious Education, the teacher can contribute to a religious education free of proselytism. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Profissionalização docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Teaching professionalization pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.title PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: implicações das concepções religiosas na prática pedagógica na educação básica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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