Repositório Institucional da UFPI

SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES-BACHARÉIS TEMPORÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Eston dos Santos
dc.date.accessioned 2023-04-04T10:55:28Z
dc.date.available 2023-04-04T10:55:28Z
dc.date.issued 2023-04-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3190
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antônia Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profa. Dra. Marai da Glória Carvalho Moura Examinadora externa: Profa. Dra. Andrezza Maria Batista dos Nascimento Tavares (IFRN) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino cuja intencionalidade é fomentar a aprendizagem das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas para atender o setor produtivo, tendo a formação de competências para o trabalho como centralidade do itinerário formativo, requisitando de seus professores o uso de estratégias educacionais para garantir a relação entre teoria e prática. Destacamse entre estes professores os que têm formação em bacharelado, os professoresbachareis que, em carater temporário integram as redes estaduais de ensino. É neste cenário que se insere esta pesquisa, cujo objeto de estudo são os saberes docentes dos professores-bacharéis temporários no âmbito da educação profissional e tecnológica. O Objetivo é analisar como são constituídos e quais são os saberes docentes dos professores-bacharéis com vinculação temporária que atuam no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, situado em Teresina-PI. A investigação tem natureza qualitativa caracterizada como descritiva e explicativa, a partir de pesquisa de campo, por meio de estudo de caso realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). Como fundamentação teórico-metodológica, André (2008), Perrenoud (1993), Tardid (2002), Vázquez (2007), Veiga (2008), Freire (2011), dentre outros. Os participantes foram 05 (cinco) professores-bachareis que trabalham no referido centro. As técnicas de produção de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, analisados à luz do referencial teórico que orientará este estudo com enfoque na análise de conteúdo (BARDIN, 2007). Os resultados evidenciam que o processo de construção de saberes decorre de muitas fontes, como a relação com o trabalho docente na escola, na sala de aula na interação com os alunos, ou seja, situações produzidas pelo próprio trabalho, assim como pela diversidade do fazer docente. Isso signfica que são construídos na experiência, assim como no processo de formação continuada. Também mostram que o maior desafio que os professores-bachareis enfrentam em sua ação docente é a busca pela metodologia que possa provocar interesse dos alunos e favorecer a apendizagem. De modo geral, o estudo traz reflexões que podem colaborar com políticas públicas de formação continuada de professores, contribuindo, também, para alargar o campo de estudo da epistemologia da prática docente. ABSTRACT: Technological Professional Education is a teaching modality whose intention is to encourage the learning of operational, technical and technological professions to serve the productive sector, with the formation of skills for work as the centrality of the training itinerary, requiring its teachers to use strategies education to ensure the relationship between theory and practice. Standing out among these teachers are those who have a bachelor's degree, the bachelor-teachers who, on a temporary basis, integrate the state education networks. It is in this scenario that this research is inserted, whose object of study is the teaching knowledge of temporary bachelor teachers in the field of professional and technological education. The objective is to analyze how they are constituted and what are the teaching knowledge of teachers-bachelors with temporary link who work in the State Center of Professional Education (CEEP) Mayor João Mendes Olímpio de Melo, located in Teresina-PI. The investigation has a qualitative nature characterized as descriptive and explanatory, based on field research, through a case study (carried out within the scope of the Graduate Program of the Federal University of Piauí, specifically within the Research Center Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). As a theoretical-methodological foundation, André (2008), Perrenoud (1993), Tardid (2002), Vázquez (2007), Veiga (2008), Freire (2011), among others. The participants were five professors who work at the referred center. The data production techniques were the questionnaire and the semi-structured interview, analyzed in the light of the theoretical framework that will guide this study with a focus on content analysis (BARDIN, 2007). Preliminary results show that the process of building knowledge stems from many sources, such as the relationship with the teaching work at school, in the classroom, in the interaction with students, that is, a, situations produced by the work itself, as well as by the diversity of teaching. This means that they are built on experience, as well as on the ongoing training process. They also show that the biggest challenge that bachelor teachers face in their teaching activities is the search for a methodology that can provoke students' interest and favor learning. In general, the study brings reflections that can collaborate with public policies for the continuing education of teachers, also contributing to broaden the field of study of the epistemology of teaching practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saber docente pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professor-Bacharel pt_BR
dc.subject Professional and technological education pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Bachelor professor pt_BR
dc.title SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES-BACHARÉIS TEMPORÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account