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RESUMO: Conhecer a realidade do feminicídio para buscar os meios necessários para alterá-la. É fundamentada nesse pensamento que a presente dissertação promoveu um amplo diálogo entre as bases teóricas que cercam as categorias mulheres, gênero, patriarcado, violência de gênero e feminicídio, e as narrativas das mulheres sobreviventes das tentativas de feminicídio no Piauí. Seu objetivo principal foi analisar a realidade das tentativas de feminicídio no Piauí através das narrativas de mulheres sobreviventes. Os objetivos específicos consistiram em: pesquisar os principais autores que estudam a violência contra as mulheres, o feminicídio e as tentativas de feminicídio, considerando os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais; buscar os dados estatísticos referentes aos números de feminicídio, tentados e consumados no estado do Piauí; analisar os marcadores sociais das mulheres vítimas de feminicídio tentados e consumados no estado (raça, faixa etária, ocupação); investigar os serviços especializados no atendimento às mulheres em situação de violência presentes no Piauí. A relevância desta pesquisa concentra-se na visibilidade dada às narrativas de mulheres sobreviventes do feminicídio, permitindo as mesmas serem reconhecidas e, mais que isso, assumirem o papel de protagonistas de suas próprias histórias. Quando uma mulher morre, sua história é contada por terceiros, quando sobrevive é ela quem conta. A pesquisa de caráter exploratório e de natureza qualitativa, utilizou o método Narrativas de Vida, criado na França por Daniel Bertaux. Neste método, a participante conta suas vivências com liberdade, sem interferência da pesquisadora, exceto quando forem necessários os direcionamentos para a pesquisa. O estudo se ancorou no uso de fonte secundária de informação, oriunda da pesquisa bibliográfica, documental e da base de dados SSP/PI, SIMP/PI, DATASUS, que se constituíram em fonte de informação complementar. Na pesquisa de campo, quatro mulheres foram convidadas a participar de entrevistas narrativas não estruturadas, que visaram encorajar e estimular as participantes a contarem algo sobre os acontecimentos relacionados às tentativas de feminicídio. Os resultados apontaram que o Piauí ainda está imerso em uma cultura machista e patriarcal, que outorga poder irrestrito aos homens para atuar sobre o comportamento, corpo e vida das mulheres. As tentativas de feminicídio, investigadas na presente pesquisa por meio das narrativas de mulheres sobreviventes, decorreram das relações de opressão, exploração e hierarquia que naturalizam o comportamento de dominação/exploração das mulheres pelos homens e permitem o ataque às suas integridades físicas e mentais. Nos casos analisados, as diversas e contínuas violências perpetradas pelos seus ex-parceiros íntimos, resultaram nas tentativas de assassinato, que aconteceram tanto em espaços privados como públicos. Nas quatro narrativas apresentadas, a motivação para a prática do feminicídio foi a não aceitação do término do relacionamento. Tendo em vista que a construção do conhecimento é constante e que ele não se esgota, esperamos que esse estudo possa servir de incentivo para que outras pesquisas a respeito da temática sejam feitas no Brasil, com o foco na visibilidade e na elaboração de estratégias, de fato, efetivas que poderão compor na luta contra o feminicídio.
ABSTRACT: Knowing the reality of feminicide to seek the necessary means to change it. It is based on this thought that the present dissertation promoted a broad dialogue between the theoretical bases that surround the categories women, gender, gender violence and femicide, and the narratives of women who survived attempts at femicide in Piauí. Its main objective was to analyze the reality of femicide attempts in Piauí through the narratives of female survivors. The specific objectives consisted of: researching the main authors who study violence against women, femicide and attempts at femicide, considering historical, political, economic and social aspects; search for statistical data referring to the numbers of femicide, attempted and consummated in the state of Piauí; to analyze the social markers of women victims of attempted and completed femicide in the state (race, age group, occupation); to investigate specialized services in assisting women in situations of violence present in Piauí. The relevance of this research focuses on the visibility given to the narratives of female survivors of femicide, allowing them to be recognized and, more than that, to assume the role of protagonists in their own stories. When a woman dies, her story is told by third parties, when she survives it is she who counts. The exploratory and qualitative research used the Narratives of Life method, created in France by Daniel Bertaux. In this method, the participant tells her experiences freely, without interference from the researcher, except when directions for the research are necessary. The study was based on the use of a secondary source of information, derived from bibliographical and documentary research and from the SSP/PI, SIMP/PI, DATASUS database, which constituted a complementary source of information. In the field research, four women were invited to participate in unstructured narrative interviews, which aimed to encourage and stimulate the participants to tell something about the events related to the attempts at femicide. The results showed that Piauí is still immersed in a macho and patriarchal culture, which grants unrestricted power to men to act on the behavior, body and life of women. Attempts at femicide, investigated in this research through the narratives of surviving women, resulted from the relationships of oppression, exploitation and hierarchy that naturalize the behavior of domination/exploitation of women by men and allow the attack on their physical and mental integrity. In the analyzed cases, the diverse and continuous violence perpetrated by their former intimate partners, resulted in assassination attempts, which took place both in private and public spaces. In the four narratives presented, the motivation for the practice of feminicide was the non-acceptance of the end of the relationship. Bearing in mind that the construction of knowledge is constant and that it does not run out, we hope that this study can serve as an incentive for further research on the subject to be carried out in Brazil, with a focus on visibility and on the elaboration of strategies, of in fact, effective ones that could be part of the fight against femicide.