Abstract:
RESUMO: Esta dissertação mapeia em pequenas e médias cidades do Piauí como o meio webjornalístico com maior audiência formata seu modelo de negócio. Para isso, utiliza-se a Economia Política do Jornalismo que tem foco nas relações de poder que constituem produção, distribuição e consumo na área segundo Mosco (2016). Essa concepção serve de base para considerar modelos de negócio como os meios utilizados por empresas e trabalhadores jornalísticos criarem valor a audiências e anunciantes. O viés crítico e marxista da pesquisa aponta a influência das mudanças por que passa o modo de produção capitalista e, conforme Bolaño (2018) e Santos (2012), da centralidade das indústrias de rede no cenário comunicacional contemporâneo sobre os mecanismos de criação de valor. Assim, por meio do materialismo histórico dialético, das pesquisas documental e bibliográfica, do questionário fechado e da observação sistemática dos diversos canais de circulação dos meios Blog do Carlson Pessoa, Piripiri Repórter, Portal de Olho, Portal V1, Piauí Notícias, Riachão Net, Mural da Vila, Blog do Dudu, Corrente é Notícia, Fábio Nascimento Notícias e Portal SRN trabalha-se com a hipótese de que os modelos de negócio desses acompanham as características dos webjornalísticos de todo o mundo com adaptações à realidade do interior piauiense por causa de elementos como população, seu índice de desenvolvimento, riqueza, distribuição de renda, da representatividade dos setores de produção na economia, o acesso à internet, entre outros. O resultado mostra que essa hipótese se confirma em partes porque se constituem relações entre os veículos e as grandes plataformas globais, mas não da mesma forma que sites jornalísticos nacionais e internacionais produzem. Isso também é notado quanto aos indicadores locais, em que questões como população e riqueza tem alto impacto e outras como grau de urbanidade e distribuição renda não provocam variações nos modelos de negócio.