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RESUMO: Este estudo trata sobre a formação de professores leigos no Piauí, no Projeto Logos II, entre os anos de 1976 e 2001. Refere-se a uma formação a distância que utilizou módulos de ensino como recurso didático indispensável à realização do Projeto. O recorte temporal inicial é 1976 (começo da execução do Projeto Logos II no Piauí), e 2001 o recorte temporal final (último ano em que foram encontrados dados de “controle de frequência” referentes ao município de Valença do Piauí). O recorte espacial é o Piauí, um dos estados onde foi implantado o Projeto no país. Tem como objetivo geral analisar como o Projeto Logos II concebia e efetuava a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, por meio da utilização de módulos de ensino como recurso didático. Os objetivos específicos são: i) caracterizar a formação de professores no contexto da expansão da escolarização primária e do ensino de 1º Grau no Brasil e identificar o professor leigo brasileiro e o piauiense; ii) situar o Projeto Logos II nas políticas educacionais brasileiras para a formação de professores leigos; iii) conhecer como se deu a formação de professores leigos que utilizava módulos de ensino como recurso didático no Projeto Logos II; e iv) analisar a potencialidade dos relatórios de sessões de microensino em revelar especificidades sobre o Projeto Logos II no Piauí. É uma pesquisa situada no âmbito da História da Educação e intenta responder, dentre outras, à questão: “Como o Projeto Logos II concebeu a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, no contexto das políticas de formação de professores implementadas à época?”. A construção do referencial teórico se alicerça em: Pasquale (1966), Wouk (1973), Sant’Anna (1979), Souza (1981), Stahl (1981, 1986), Gondim (1982), Haddad (1987), Haddad; Siqueira; Freitas (1989), Barreto (1991), Rodrigues (1999), Lourenço Filho (2001), Moore e Kearsley (2007), Alves (2009), Barreto (2009), Del Bianco (2009), Germano (2011), Franco (2012) e outros. Utilizamos como fontes: documentações oficiais, legislações, módulos de ensino, relatórios de sessões de microensino, além dos discursos de colaboradores – professores-cursistas e Orientadores da Aprendizagem (OA) que participaram do Projeto Logos II no Piauí no período em referência – obtidos por meio da história oral. Do estudo empreendido, dentre as conclusões alcançadas, constatamos que o Projeto Logos II, entre 1976 e 2001, concebeu a formação profissional de professores-leigos no Brasil, e de modo particular no Piauí, pela via do treinamento emergencial em serviço, uma resposta à decisão política tomada à época, que estava vinculada a investimentos financeiros de pequena monta (baixo custo). Implantou-se, assim, um modelo pedagógico de cunho tecnicista, centrado na formação de professores mais eficientes por meio da aquisição de habilidades específicas de ensino, considerado pela esfera governamental como compatível com a habilitação de profissionais da educação, a nível de 2º Grau, para lecionar até a 4ª série do 1º Grau.
ABSTRACT: This study is about lay teachers formation in Piauí, in Project Logos II, between the years 1976 and 2001. It refers to a distance training which used teaching modules as teaching sources necessary to make the Project happen. The initial time frame is 1976, (beginning of Project Logos II execution in Piauí), and 2001 the last time frame (the last year when “frequency control” data was found regarding Valença do Piauí municipality) The selected location is Piauí, one of the states in the country where the Project was implemented. The general aim is an analysis on how the Project Logos II conceived and carried out lay teachers formation in Brazil, and particularly in Piauí between 1979 and 2001, through the uses of teaching modules as didactical sources. The specific aims are: i) to characterize the formation of teachers in the context of primary and 1st grade school expansion and identify the lay teacher in Brazil and in Piauí; ii) to situate project logos II in Brazilian education policies for lay teachers formation; iii) to understand how the lay teachers formation used teaching modules as a didactical source on Project Logos II; iv) to analyse the potentiality of micro teaching sessions reports which highlight specific things about Logos II Project in Piauí. It is a research suited within the scope of History of Education with the intent to answer, among others, the question: “How did Project Logos II conceive the formation of lay teachers in Brazil, and particularly in Piauí between 1976 and 2001, in the context of teachers formation policies implemented in that period?”. It is supported by official documents (reports, laws, decrees etc.), scientific papers (articles, essays, theses etc.) and speeches from collaborators – teacher-student and learning guides who took part on the Logos II Project in Piauí between 1976 and 2001 – obtained by means of oral history. The construction of the theoretical basis is based on Pasquale (1966), Wouk (1973), Sant’Anna (1979), Souza (1981), Stahl (1981, 1986), Gondim (1982), Haddad (1987), Haddad; Siqueira; Freitas (1989), Barreto (1991), Rodrigues (1999), Lourenço Filho (2001), Moore e Kearsley (2007), Alves (2009), Barreto (2009), Del Bianco (2009), Germano (2011), Franco (2012) and others. Sources like: official documents, legislations, teaching modules, microenism sessions reports as well as speeches from collaborators, course teachers and learning tutors who participated in Logos II Project in Piauí for the time mentioned – obtained by oral history. Within the study, among the drawn conclusions, it was noticed that the Project Logos II, between 1976 and 2001, conceived the professional formation of lay teachers in Brazil, and also in Piauí in particular, by means of emergency training service, such a reply to the political decision at that time which was linked to low cost financial investments. Thus, a technicist pedagogic model took place, centered in more efficient teachers' formation by having them acquire specific teaching skills, considered by the government as fitting to license primary school education professionals to teach up to 4th grade in elementary school.
RESUMEN: Este estudio trata sobre la formación de profesores laicos en el Piauí, en el Proyecto Logos II, entre los años de 1976 y 2001. Se refiere a una formación a distancia que utilizó módulos de la enseñanza como recurso didáctico indispensables para la realización del Proyecto. El recorte temporal inicial es 1976 (inicio de la ejecución del Proyecto Logos II en Piauí), y 2001 el marco temporal final, último año en el que se encontraron datos de “control de frecuencia” para el municipio de Valença del Piauí. El recorte espacial es el Piauí, uno de los estados donde se implementó el Proyecto en el país. Tiene como objetivo general analizar cómo el proyecto Logos II concibió y llevó a cabo la formación de maestros laicos en Brasil, y particularmente en Piauí entre 1976 a 2001, por medio del uso de módulos de enseñanza como recurso didáctico. Los objetivos específicos son: i) caracterizar la formación de profesores en el contexto de la expansión de la enseñanza primaria y de la enseñanza de primero grado en el Brasil e identificar el profesor laico brasileño y piauiense; ii) situar el Proyecto Logos II en las políticas educativas brasileñas para la formación de profesores laicos; iii) conocer cómo se capacitó a los maestros laicos utilizando módulos didácticos en el Proyecto Logos II e iv) analizar el potencial de los informes de las sesiones de micro-enseñanza para revelar especificidades sobre el Proyecto Logos II en Piauí. Es una investigación ubicada en el ámbito de la historia de la educación e intenta dar respuesta, entre otros, a la pregunta: ¿Cómo concibió el Proyecto Logos II la formación de maestros laicos en Brasil, y particularmente en Piauí entre 1976 y 2001, en el contexto de las políticas de formación docente implementadas en ese momento?”. La construcción del marco teórico se basa en: Pasquale (1966), Wouk (1973), Sant'Anna (1979), Souza (1981), Stahl (1981, 1986), Gondim (1982), Haddad (1987), Haddad; Siqueira; Freitas (1989), Barreto (1991), Rodrigues (1999), Lourenço Filho (2001), Moore y Kearsley (2007), Alves (2009), Barreto (2009), Del Bianco (2009), Germano (2011), Franco (2012) y otros. Se utilizaron como fuentes: documentaciones oficiales, legislación, módulos didácticos, informes de sesiones de microenseñanza, además de los discursos de los colaboradores – conferencistas y Asesores de Aprendizaje (AA) que participaron en el Proyecto Logos II en Piauí en el período en cuestión – obtenido a través de la historia oral. Del estudio realizado, entre las conclusiones alcanzadas, encontramos que el Proyecto Logos II, entre 1976 y 2001, concibió la formación profesional de maestros laicos en Brasil, y particularmente en Piauí, a través de la formación en servicio de emergencia, una respuesta a la decisión política tomada en ese momento, que estaba vinculado a pequeñas inversiones financieras (bajo costo). Así, se implantó un modelo pedagógico de carácter técnico, centrado en la formación de docentes más eficientes a través de la adquisición de competencias docentes específicas, consideradas por el ámbito gubernamental como compatibles con la calificación de los profesionales de la educación, en el nivel de 2do Grado, para enseñar hasta el 4° grado del 1° grado. |
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