Repositório Institucional da UFPI

EFETIVIDADE DO SUPORTE TELEFÔNICO NO CONHECIMENTO SOBRE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA INSULINA

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dc.contributor.author MOURA, Tatiana Victoria Carneiro
dc.date.accessioned 2023-02-06T12:21:59Z
dc.date.available 2023-02-06T12:21:59Z
dc.date.issued 2023-02-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3144
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Roberta Vilarouca da Silva Examinadora externa: Profa. Dra. Gerdane Celene Nunes Carvalho - UESPI Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Larissa Gomes Machado pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Entre os erros mais comuns no uso de medicação no mundo está a aplicação da insulina, em todas etapas de utilização. Esses erros podem gerar problemas na absorção de tal medicamento, gerando dificuldades no controle glicêmico e maximizando complicações referentes a hiperglicemia. Nesse contexto, viu-se a necessidade de desenvolver uma intervenção educativa com o intuito de proporcionar conhecimentos sobre a aplicação da insulina. Objetivou-se avaliar a efetividade da intervenção educativa através do suporte telefônico sobre o conhecimento da técnica de aplicação de insulina. Trata-se de um ensaio clínico pragmático randomizado, cuja a coleta de dados foi realizada nos meses de dezembro de 2018 a março de 2019, na cidade de Picos-PI com os diabéticos insulinodependentes e que recebem a insulina através da secretária de saúde, assim a amostra foi composta por 79 participantes. A coleta de dados ocorreu em três fases, a primeira foi a aplicação do pré-teste através de uma entrevista semiestruturada, norteada pelo instrumento de coleta de dados, logo após foi feito à randomização dos participantes através do programa chamado Research Randomizer para alocação em grupos de intervenção e controle. A segunda fase foi composta por ligações telefônicas quinzenalmente durante dois meses, para os participantes alocados no grupo de intervenção. A terceira fase foi realizada depois de quinze dias após a última ligação do grupo de intervenção, foi aplicado o pós-teste para todos os participantes de ambos os grupos. Os dados foram processados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20, foram usados os testes de McNemar, qui-quadrado e teste exacto de Fisher. O nível de significância adotado foi de p<0,05. O projeto obteve parecer favorável no comitê de ética sob o número 3.018.16. Das pessoas que se auto aplicavam a insulina 61,5% era do sexo feminino, 51,9% casadas, 44,2% tinham o fundamental 2 incompleto, 30,8% trabalham e tinham uma média de idade de 56 anos. Em relação as variáveis clínicas 83,5% tinha diabetes tipo 2, com tempo de aplicação da insulina de um a cinco anos (48,1%), 68,4% usavam a insulina duas vezes por dia e 39,2% receberam orientação sobre a aplicação do enfermeiro. O acompanhamento por telefone demonstrou-se efetivo com valores estatisticamente significativos em 19 das questões do grupo de intervenção. Nos itens sobre a técnica de preparo da insulina observou-se melhoria da maior parte das respostas. Deve-se destacar os itens com maior valor de significância no pós-teste do grupo de intervenção, são eles: reutiliza a seringa p<0,001, limpa a tampa do frasco, homogeneíza a insulina rolando o frasco entre as mãos, injeta ar no frasco correspondente ao valor que devem aspirar, ambas respostas obtiveram p<0,001. Além disso, houve melhora no conhecimento sobre os locais de aplicação da insulina, onde após as intervenções: 67,6% usam a parte externa dos braços, 97,3% a região abdominal, 89,2% as laterais das coxas e 35,1% a região glútea. 100% realizavam a limpeza da pele antes da aplicação e 97,3% descartavam os perfuro cortantes em garrafas PET e levavam para o posto de saúde para o descarte correto. Conclui-se que as intervenções e o acompanhamento por telefone foram efetivos como estratégia de melhoria do conhecimento sobre as técnicas de aplicação da insulina. Nesse sentido, verificou-se que a intervenção educativa por telefone obteve efetividade em diversos aspectos de conhecimento sobre a prática de aplicação da insulina. ABSTRACT: Among the most common errors in the use of medication in the world is the application of insulin, in all stages of use. These errors can cause problems in the absorption of such medication, generating difficulties in glycemic control and maximizing complications related to hyperglycemia. In this context, there was a need to develop an educational intervention in order to provide knowledge about the application of insulin. The objective was to evaluate the effectiveness of the educational intervention through telephone support about the knowledge of the insulin delivery technique. This is a pragmatic randomized clinical trial whose data collection was carried out from December 2018 to March 2019, in the city of Picos-PI with insulin-dependent diabetics and who receive insulin through the health secretary, as well as sample consisted of 79 participants. The data collection took place in three phases, the first was the application of the pre-test through a semi-structured interview, guided by the data collection instrument, after which the participants were randomized through the program called Research Randomizer for allocation in groups. intervention and control. The second phase consisted of telephone calls every two weeks for two months, for participants allocated to the intervention group. The third phase was carried out after fifteen days after the last connection of the intervention group, the post-test was applied to all participants in both groups. The data were processed in the statistical program Statistical Package for the Social Sciences - SPSS version 20, the McNemar, chi-square and Fisher's exact tests were used. The level of significance was set at p <0.05. The project obtained a favorable opinion from the ethics committee under number 3.018.16. Of the people who self-administered insulin, 61.5% were female, 51.9% were married, 44.2% had incomplete primary education 2, 30.8% worked and had an average age of 56 years. Regarding clinical variables 83.5% had type 2 diabetes, with insulin application time from one to five years (48.1%), 68.4% used insulin twice a day and 39.2% received guidance about the nurse's application. Telephone follow-up proved effective with statistically significant values in 19 of the questions in the intervention group. The items on the insulin preparation technique showed an improvement in most responses. It should be highlighted the items with the highest significance value in the post-test of the intervention group, they are: reuse the syringe p <0.001, clean the bottle cap, homogenize the insulin by rolling the bottle between hands, inject air into the bottle corresponding to the value they should aspire to, both answers obtained p <0.001. In addition, there was an improvement in knowledge about the places of insulin application, where after the interventions: 67.6% use the external part of the arms, 97.3% use the abdominal region, 89.2% the sides of the thighs and 35, 1% the gluteal region. 100% performed the cleaning of the skin before application and 97.3% discarded the pierced perforations in PET bottles and took them to the health center for correct disposal. It is concluded that the interventions and the follow-up by telephone were effective as a strategy for improving knowledge about the techniques of insulin application. In this sense, it was found that the educational intervention by telephone was effective in several aspects of knowledge about the practice of insulin application. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diabetes Mellitus pt_BR
dc.subject Saúde - Suporte telefônico pt_BR
dc.subject Insulina - Técnico de aplicação pt_BR
dc.title EFETIVIDADE DO SUPORTE TELEFÔNICO NO CONHECIMENTO SOBRE A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA INSULINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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