Repositório Institucional da UFPI

VITIMIZAÇÃO POR BULLYING EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO NORDESTE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Káren Maria Rodrigues da
dc.date.accessioned 2023-01-20T18:20:43Z
dc.date.available 2023-01-20T18:20:43Z
dc.date.issued 2023-01-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3141
dc.description Orientador: Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda Examinador externo: Prof. Dr. Francisco Waldílio da Silva Sousa - UFMA Examinador interno: Prof. Dr. Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas Examinador suplente: Prof. Dr. Valdinar da Silva Oliveira Filho - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A violência é um problema mundial de saúde pública, com sérias consequências individuais e sociais. Em contexto escolar, pode-se citar o bullying como um tipo de violência que ocasiona impactos negativos à vida dos envolvidos, como: evasão, depressão, suicídio. Diversas pesquisas tem explorado a vitimização por bullying, no entanto, existe uma escassez de estudos brasileiros que buscam compreender o bullying por meio da triangulação de métodos. Objetivo: Analisar a vitimização por bullying em adolescentes no contexto escolar. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, baseado na triangulação metodológica sequencial, com delineamento transversal. Na abordagem quantitativa contou-se com uma amostra de conveniência de 196 adolescentes escolares do ensino fundamental e médio de José de Freitas-PI, que responderam a Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB) e questões sociodemográficas. Na abordagem qualitativa participaram nove adolescentes escolares que pontuaram mais alto na ECVB, estes responderam entrevista semiestruturada com perguntas sobre a compreensão e experiências em relação ao bullying. Os dados quantitativos foram analisados por meio do software IBM Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0, que permitiu calcular estatísticas descritivas, teste U de Mann-Whitney, correlação de Spearman e ANOVA unifatorial. Os dados qualitativos foram interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os estudantes apresentaram idade média de 12,5 anos (DP=2,08; amplitude de 10 a 18), predominantemente do sexo feminino (65,3%), autodeclarados pardos (58,7%) e que pertencem à classe média (70,9%). A maioria (62,6%) declarou sentir-se bem no ambiente escolar, possuir conhecimento sobre o bullying (90,8%) e (55,1%) já passaram por situações de vitimização por bullying. Os dados revelaram que a vitimização por bullying não difere (U = 3842, p = 0,20) entre participantes do sexo masculino (M = 0,78) e feminino (M = 0,89); não existiu relação entre idade e vitimização por bullying (rs = -0,05, p = 0,26); a raça não apresentou qualquer influência na vitimização por bullying [F(4,191) = 2,13, p = 0,07]. Os dados qualitativos mostraram que o bullying verbal, foi a experiência de vitimização mais apontada pelos escolares. As vítimas tendem a enxergar os agressores como alguém tipicamente popular e com comportamentos bastante negativo na escola. Os impactos relatados pelas vítimas foram: vergonha, isolamento, chateação, tristeza e problemas psicológicos. Os pais desconheceram que seus filhos podem ser vítimas de bullying. As principais formas de enfretamento ao bullying incluíram busca por suporte social, retraimento, resignação e negação. As escolas que trabalham a temática do bullying de forma contínua apresentam melhores resultados no enfrentamento deste fenômeno. Conclusões: Neste cenário, verificou-se alta prevalência de vitimização por bullying na amostra pesquisada, não diferindo entre sexos, nem idade. Os dados revelados nesse estudo, poderá ser útil para gestores, profissionais da educação, saúde e assistência social, uma vez que fornece informações que possam subsidiar ferramentas eficazes de enfrentamento ao bullying no contexto escolar. Atesta-se a necessidade de novos estudos enfocando como os fatores escolares estão relacionados com a prevalência de vitimização por bullying. ABSTRACT: Violence is a worldwide public health problem, with serious individual and social consequences. In the school context, bullying can be cited as a type of violence, which causes negative impacts on the lives of those involved, such as: evasion, depression, suicide. Several studies have explored victimization by bullying, however, there is a lack of brasilian studies aiming to understand bullying through the triangulation of methods. Objective: To analyze peer violence in the school context in relation to victimization behaviors by bullying in adolescents. Methods: Study of a quantitative and qualitative approach, based on sequential methodological triangulation, with a cross-sectional design. The quantitative approach counted on a convenience sample of 196 elementary and high school adolescent students from José de Freitas-PI, who answered to the California Bullying Victimization Scale (ECBV) and sociodemographic questions. In the qualitative approach participated nine school teenagers who scored higher on the ECVB, they answered a semistructured interview with questions about comprehension and experiences in relation to bullying. Quantitative data were analyzed using the IBM Statistical Package for the Social Sciences software version 20.0, which allowed to calculate the descriptive statistics, Mann-Whitney U test, Spearman correlation and single-factor ANOVA. Is qualitative data were interpreted based on Bardin's content analysis. Results: The students had an average age of 12.5 years (SD = 2.08; range from 10 to 18), predominantly female (65.3%), self-declared browns (58.7%) and belonging to the middle class (70.9%). The majority (62.6%) reported feeling good in the school environment, having knowledge about bullying (90.8%) and (55.1%) have already experienced situations of victimization by bullying. The data revealed that victimization by bullying does not differ (U = 3842, p = 0.20) between male (M = 0.78) and female (M = 0.89) participants; there is no relationship between age and victimization by bullying (rs = -0.05, p = 0.26); the race has no influence on it as well [F (4,191) = 2.13, p = 0.07]. Qualitative data showed that verbal bullying was the victimization experience most pointed out by students. Victims tend to see aggressors as someone typically popular and with very negative behaviors at school. The impacts reported by the victims are: shame, isolation, annoyance, sadness and psychological problems. Parents are unaware their children are victims of bullying. The main forms of coping with bullying included, seeking social support, diffidence, resignation and denial. Schools that work on the theme of bullying continuously show better results in facing this phenomenon. Conclusions: In this scenario, there was a high prevalence of victimization by bullying in the surveyed sample, with no difference between sexes or age. The data revealed in this study, may be useful for managers, professionals in education, health and social assistance, since it provides information that can support effective tools to deal with bullying in the school context. There is a need for further studies focusing on how school factors are related to the prevalence of bullying. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Adolescente - Saúde mental pt_BR
dc.subject Escolares pt_BR
dc.subject Vitimização pt_BR
dc.subject Bulliyng pt_BR
dc.subject Adolescents pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Victimization pt_BR
dc.title VITIMIZAÇÃO POR BULLYING EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO NORDESTE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account