Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa trata da temática: inferências na compreensão textual. Possui como objetivo geral investigar as estratégias inferenciais empregadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA na leitura de textos a partir de atividades de leitura, observando estratégias de leitura empregadas pelos alunos para estabelecer a compreensão leitora. A condução teórica teve por base a Linguística Cognitiva e a Pragmática, no intuito de entender questões informativas no processo de comunicação com o texto, por meio das pistas e dicas linguísticas, que instigam os leitores a impulsionarem a produção de inferências. Neste estudo, a linguagem é caracterizada pelas interações sociais, portanto, além dos aspectos cognitivos e linguísticos, o aspecto social e cultural deve ser levado em consideração no ato da leitura. Em relação à metodologia utilizamos a pesquisa aplicada, que busca gerar conhecimentos para aplicação prática. A abordagem sobre leitura partiu de uma visão multidisciplinar do processo, com a associação de pressupostos da Linguística Cognitiva, Pragmática e da Linguística textual (LT), o que é proposto, por exemplo, nos estudos de Van Dijk (2012), o qual promove uma interseção da LT e da Psicolinguística. Além dos autores citados, complementam a base teórica os estudos de Marcondes (2005), Dascal (2006), Koch (2003), Grice (1975), Ducrot (1977), Searle (1996) e outros teóricos que possibilitaram ampliar as reflexões. Os resultados indicam que os alunos da EJA, observados neste estudo, conseguem realizar estratégias próprias de leitura, para o processamento da compreensão, a partir das pistas textuais disponíveis no texto, mas o grau de estabelecimento se relativiza considerando os níveis de conhecimento dos sujeitos leitores.
ABSTRACT: The present research deals with the theme: inferences in textual comprehension. The main objective is to analyze the inferential strategies employed by the students of Youth and Adults Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) in reading texts, from reading activities, observing strategies used by students to establish comprehension. The theoretical conduction was based on: Cognitive Linguistics and Pragmatics, in order to understand informational issues in the communication process with the text, through linguistic clues and tips that instigate readers to boost the production of inferences. In this study, language is characterized by social interactions; therefore, besides the cognitive and linguistic aspects, the social and cultural aspect must be taken in consideration during the reading process. Therefore, the approach to reading started from a multidisciplinary view of the process, with the association of assumptions from Cognitive Linguistics, Pragmatics and Textual Linguistics (TL), which is proposed, for example, in the studies of Van Dijk (2012) that promotes an intersection of TL and Psycholinguistics. Besides the mentioned authors, the theoretical basis is complemented by: the studies of Marcondes (2005), Dascal (2006), Koch (2003), Grice (1975), Ducrot (1977), Searle (1996), and others that made it possible to broaden the reflections . The results indicate that the EJA students, observed in this study, are able to perform their own reading strategies, for the processing of understanding, from the textual clues available in the text, but the degree of establishment is relativized considering the readers' levels of knowledge.