Repositório Institucional da UFPI

O USO DAS MÉDIAS PITAGÓRICAS NO MERCADO DE AÇÕES: uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da educação financeira na educação básica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LEITE, Ítalo André Medeiros
dc.date.accessioned 2023-01-12T19:18:53Z
dc.date.available 2023-01-12T19:18:53Z
dc.date.issued 2023-01-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3120
dc.description Orientador: Prof. Dr. Roger Peres de Moura Examinador inteno: Prof. Dr. Gleison do Nascimento Santos Examinador interno: Prof. Dr. Kelton Silva Bezerra Examinador externo: Prof. Dr. Ailton Campos do Nascimento pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo busca compreender a importância do ensino da Educação Financeira (EF) comotema obrigatório na educação básica, uma vez que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC),homologada pelo Ministério da Educação em 2017, estabeleceu a Educação Financeira como um dostemas transversais que deve ser inserido nos currículos de todo o País. Nesse sentido, foi delineado comoproblema de pesquisa: quais as contribuições da educação financeira para educação básica, considerandoos conteúdos relacionados ao mercado de ações e a aplicação das médias pitagóricas na resolução deproblemas de ordem financeira? Para responder à questão de pesquisa, foi definido como objetivo geralanalisar a importância da educação financeira para educação básica, tendo como base a aplicação dasmédias pitagóricas no mercado de ações. A justifica deve-se à necessidade que emerge da própriasociedade que precisa aprender como administrar o dinheiro, como realizar investimentos, como lidarcom o endividamento e frustrações econômicas, em um cenário de avanço da digitalização dos bancos edemais instrumentos econômicos virtuais. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão integrativa,caracterizada como uma abordagem metodológica referente a revisões que permitem maior compreensãodo fenômeno estudado. Tem-se como principais resultados que a função da Educação Financeira nosistema de ensino não se restringe apenas a uma unidade curricular, no caso a matemática, vai muito alémdisso, constitui-se como tema transversal e transdisciplinar, possibilitando construção de conhecimentospara tomadas de decisões assertivas e mais vantajosas do ponto de vista financeiro. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática - Educação básica pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Mercado de ações pt_BR
dc.subject Matemática - Ensino pt_BR
dc.title O USO DAS MÉDIAS PITAGÓRICAS NO MERCADO DE AÇÕES: uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da educação financeira na educação básica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account