dc.description.abstract |
RESUMO: A presente pesquisa aborda o objeto matem ́atico: vetor geométrico, ou simplesmente vetor, como ferramenta para contribuir na construção dos conteúdos matemáticos do ensino médio. O conte ́udo de vetores é de fácil compreensão e de extrema importância para auxiliar para resolução de problemas matemáticos na geometria plana, na física, na geometria analítica, etc. Buscamos viabilizar o uso de vetores nas aulas de matem ́atica no ensino médio, melhorando a visualização de certos conte ́udos matemáticos. Tentaremos enfatizar o uso de vetores como sendo, ao mesmo tempo, alternativo e complementar aos métodos sintético e cartesiano, facilitando alguns resultados como: Condição de alinhamento de três pontos, equação da reta, área de paralelogramo, entre outras aplicabilidades que os vetores podem auxiliar. Contribuimos assim, com uma proposta de introdução deste conte ́udo no ensino médio a partir do 1o ano com o proposito de ser construído assim, um trabalho que possa orientar os profissionais da área da matem ́atica a trabalhar este objeto matemático utilizando-o em sala de aula, no qual facilitar ́a ao aluno a compreensão, dos problemas e conteúdos da matemática. ABSTRACT: The present research deals with the mathematical object: geometric vector, or simply vector, as a tool to contribute to the construction of the mathematical content of the high school. The contents of vectors is easy to understand and extremely important to helper for solving mathematical problems in plane geometry, analytical geometry, physics, etc. We seek to enable the use of vectors in math class in high school, improving the visualization of certain mathematical content. We will try to emphasize the use of vectors as being, at the same time, alternative and complement to the synthetic methods and Cartesian, facilitating some results as: three-point alignment condition, straight equation, parallelogram area, among other applications that the vectors may assist. We contribute as well, with a proposal for introduction of this content in high school from the first grade with the purpose of being built as well, a job that could guide professionals in the area of mathematics to work this mathematical object using it in the classroom, which will facilitate the student comprehension of the problems and math content. |
pt_BR |