Repositório Institucional da UFPI

PLATAFORMA WORDWALLl: uma proposta de ferramenta pedagógica na aprendizagem de números inteiros

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Giovanna Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-01-12T14:06:44Z
dc.date.available 2023-01-12T14:06:44Z
dc.date.issued 2023-01-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3117
dc.description Orientador: Prof. Dr. Dr. Isaías Pereira de Jesus Coorientadora: Profa. Dra. Lya Raquel Oliveira dos Santos Examinador Interno: Prof. Dr. Manoel Vieira de Matos Neto Examinador Externo: Prof. Dr. Afonso Norberto da Silva-UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A utilização de jogos digitais na esfera educacional vem tornando-se a cada dia um recurso didático possível e com bons resultados. Como consequência disso, as aulas ficam mais atrativas, dinâmicas e criativas contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Um desses jogos é o Wordwall. Logo surge o questionamento: Como utilizar a plataforma Wordwall para facilitar e estimular a aprendizagem de matemática tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas para os alunos? O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de ensino dos números inteiros utilizando a plataforma Wordwall, que cria atividades em formato de jogos, como instrumento de aprendizagem, correlacionando ao conteúdo de números inteiros que mostra-se ser um assunto com grandes obstáculos para compreensão perante os discentes. A pesquisa faz o levantamento dos benefícios e contribuições dos jogos digitais na área educacional e matemática na perspectiva de alguns autores, posteriormente há a apresentação da Plataforma Wordwall e propostas de uma sequência de atividades sobre números inteiros criadas com a ferramenta tendo como meta contribuir para a aprendizagem dos alunos. ABSTRACT: The use of digital games in the educational sphere is becoming every day a possible didactic resource with good results. As a consequence, the classes become more attractive, dynamic, and creative, contributing to the teaching-learning process of the students. The question then arises: How can we use the Wordwall platform to facilitate and stimulate the learning of mathematics, making classes more attractive and dynamic for students? and dynamic classes for students? This paper aims to present a methodological proposal for teaching the integers using the Wordwall platform, which creates activities in game format as a learning tool, correlating to the content of integers that shows to be a subject with great obstacles to understanding before the students. The research surveys the benefits and contributions of digital games in the educational area and mathematics from the perspective of some authors, then there is the presentation of the Wordwall platform and proposals of a sequence of activities about whole numbers created with the tool with the goal of contributing to student learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Digitais pt_BR
dc.subject Plataforma Wordwall pt_BR
dc.subject Números Inteiros pt_BR
dc.subject Digital Games pt_BR
dc.subject Wordwall Platform pt_BR
dc.subject Whole Numbers pt_BR
dc.title PLATAFORMA WORDWALLl: uma proposta de ferramenta pedagógica na aprendizagem de números inteiros pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account