Abstract:
RESUMO: Um dos grandes desafios no processo de ensino de Matemática na Educação Básica tem sido minimizar o alto déficit na aprendizagem dessa disciplina, principalmente nas escolas públicas. Alguns fatores como, a formação de professores, a prática pedagógica, as políticas públicas, condições físicas e estruturais da escola, entre outras, contribuem para a permanência desse quadro. Diante disso, o professor tem a missão, e o desafio, de procurar melhorar os índices de aprendizagem, através da aplicação de metodologias atrativas, que estimulem o interesse do educando, e que tenham aplicabilidade no estudo a ser trabalhado. Neste sentido, a utilização efetiva de jogos como recurso didático, em especial, o jogo de xadrez, poderá facilitar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos, no contexto escolar, de forma lúdica. Dessa forma, através de inquietações vivenciadas nas práxis pedagógicas, ao longo de anos de experiência, surgiu o intuito de fazer uma abordagem pontual sobre a temática. Para tanto, optou-se por um estudo de caso de natureza exploratório-descritivo, numa escola pública de Ensino Médio, na cidade de Caxias - MA, onde o pesquisador é professor. A pesquisa teve a participação voluntária de 60 alunos, pertencentes aos três turnos e turmas da referida escola. Esses alunos responderam a um questionário abrangendo questões, tanto socioeconômicas quanto problemáticas, a respeito do tema proposto. O resultado da pesquisa mostrou que os participantes que sabiam jogar xadrez tiveram melhor desempenho na disciplina de Matemática comparado aos que não sabiam jogar. Entre os que armaram saber jogar xadrez, a grande maioria disse que sua concentração melhorou após a prática desse jogo e, também que o xadrez contribuiu em sua vida fora da escola. Por outro lado, aqueles que declararam não saber jogar xadrez, disseram ter dificuldade de aprendizagem em Matemática e acharam importante ter aula/minicurso de xadrez na escola. Espera-se pois, que esse instrumento possa dar conta de apontar possíveis soluções atenuantes, no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Concomitante, pretende-se que o resultado deste estudo, contribua para mostrar a eciência do uso do jogo de xadrez, bem como, aplicá-lo como recurso didático potencializador na melhoria da aprendizagem, e no rendimento dos alunos em Matemática, na escola C.E. Inácio Passarinho. ABSTRACT: One of the great challenges in the teaching process of Mathematics in Basic Education
has been to minimize the high de_cit in learning this subject, especially in public schools. Some factors such as teacher education, pedagogical practice, public policies, physical and structural conditions of the school, among others, contribute to the permanence of this situation. Therefore, the teacher has the mission, and the challenge, to seek to improve learning rates, through the application of attractive methodologies, which stimulate the student's interest, and which have applicability in the study to be worked on. In this sense, the e_ective use of games as a didactic resource, especially the game of chess, can facilitate the development of various skills and knowledge, in the school context, in a playful way. Thus, through concerns experienced in pedagogical praxis, over years of experience, the intention arose to make a speci_c approach on the subject. For that, we opted for a case study of an exploratory-descriptive nature, in a public high school, in the city of Caxias - MA, where the researcher is a teacher. The research had the voluntary participation of 60 students, belonging to the three shifts and classes of that school. These students answered a questionnaire covering questions, both socioeconomic and problematic, about the proposed theme. The survey results showed that participants who knew how to play chess performed better in the Mathematics discipline compared to those who did not know how to play. Among those who said they knew how to play chess, the vast majority said that their concentration improved after playing chess, and also that chess contributed to their life outside of school. On the other hand, those who declared not knowing how to play chess said they had di_culty in learning Mathematics and thought it was important to have a chess class/mini course at school. It is hoped, therefore, that this instrument can be able to point out possible mitigating solutions in the teaching-learning process of Mathematics. Concomitantly, it is intended that the result of this study contributes to show the e_ciency of the use of the chess game, as well as to apply it as a didactic resource that enhances the learning and performance of students in Mathematics, at C.E. _Inácio Passarinho_ school.