Repositório Institucional da UFPI

MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA E NA VIDA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Rodrigo Melo Matos da
dc.date.accessioned 2023-01-11T15:22:43Z
dc.date.available 2023-01-11T15:22:43Z
dc.date.issued 2023-01-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3110
dc.description Orientador: Prof. Dr. Kelton Silva Bezerra Examinador Interno: Prof.Dr. Manoel Vieira de Matos Neto Examinador Externo: Prof. Dr. Ailton Campos do Nascimento-UFC pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho versa sobre a Matemática Financeira (MF) e foi elaborado com o objetivo de aprimorar o seu ensino na Educação Básica. A partir de pesquisas bibliográficas e de décadas de experiência com a licenciatura do tema, organizamos uma sequência didática de conteúdos da MF,com foco no Ensino Médio,visando contribuir para a construção da cidadania. Buscamos variadas abordagens, conectadas à realidade, a outros conteúdos matemáticos e de diferentes áreas do conhecimento. Iniciamos contextualizando a MF sob vários aspectos e introduzindo conceitos básicos, para, em seguida, apresentarmos, seus desdobramentos. O alicerce para esta construção de conhecimentos reside nos conceitos de progressões e funções. Toda exposição é acompanhada de figuras e de exemplos. Primeiramente, analisamos os assuntos de modo aritmético e algébrico. Posteriormente, exemplos são retomados no contexto tecnológico da HP12c e do Excel. Finalmente, sugerimos algumas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e fazemos nossas últimas considerações. ABSTRACT: This work deals with Financial Mathematics (MF) and was prepared with the aim of improving its teaching in Basic Education. Based on bibliographical research and decades of experience with the subject’s degree, we organized a didactic sequence of MF contents,focusing on High School,aiming to contribute to the construction of citizenship. We look for different approaches,connected to reality, to other mathematical content and from different areas of knowledge.We start by contextualizing FM under several aspects and introducing basic concepts, and then we present its consequences. The foundation for this construction of knowledge lies in the concepts of progressions and functions. Every exhibition is accompanied by figures and examples. First, we analyze the subjects arithmetically and algebraically.Later, examples are taken up in the technological context of HP12c and Excel.Finally, we suggest some activities to be developed in the classroom and make our final considerations. pt_BR
dc.description.sponsorship Secretaria de Estado da Educação - SEDUC-PI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática Financeira pt_BR
dc.subject Cidadania Financeira pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Financial Mathematics pt_BR
dc.subject Financial Citizenship pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.title MATEMÁTICA FINANCEIRA NA ESCOLA E NA VIDA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account