Abstract:
RESUMO: Este trabalho versa sobre a Matemática Financeira (MF) e foi elaborado com o objetivo de aprimorar o seu ensino na Educação Básica. A partir de pesquisas bibliográficas e de décadas de experiência com a licenciatura do tema, organizamos uma sequência didática de conteúdos da MF,com foco no Ensino Médio,visando contribuir para a construção da cidadania. Buscamos variadas abordagens, conectadas à realidade, a outros conteúdos matemáticos e de diferentes áreas do conhecimento. Iniciamos contextualizando a MF sob vários aspectos e introduzindo conceitos básicos, para, em seguida, apresentarmos, seus desdobramentos. O alicerce para esta construção de conhecimentos reside nos conceitos de progressões e funções. Toda exposição é acompanhada de figuras e de exemplos. Primeiramente, analisamos os assuntos de modo aritmético e algébrico. Posteriormente, exemplos são retomados no contexto tecnológico da HP12c e do Excel. Finalmente, sugerimos algumas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e fazemos nossas últimas considerações. ABSTRACT: This work deals with Financial Mathematics (MF) and was prepared with the aim of improving its teaching in Basic Education. Based on bibliographical research and decades of experience with the subject’s degree, we organized a didactic sequence of MF contents,focusing on High School,aiming to contribute to the construction of citizenship. We look for different approaches,connected to reality, to other mathematical content and from different areas of knowledge.We start by contextualizing FM under several aspects and introducing basic concepts, and then we present its consequences. The foundation for this construction of knowledge lies in the concepts of progressions and functions. Every exhibition is accompanied by figures and examples. First, we analyze the subjects arithmetically and algebraically.Later, examples are taken up in the technological context of HP12c and Excel.Finally, we suggest some activities to be developed in the classroom and make our final considerations.