Repositório Institucional da UFPI

O NÚMERO DE OURO E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI: potencialidades didático-pedagógicas na educação básica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RIOS, Giorsan Wilker Cardoso
dc.date.accessioned 2023-01-11T13:31:01Z
dc.date.available 2023-01-11T13:31:01Z
dc.date.issued 2023-01-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3107
dc.description Orientador: Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes Coorientador: Prof. Dr. Roberto Arruda Lima Soares Examinador Interno: Prof. Dr. Vitalino de Sousa Amaral Examinador Externo: Prof. Dr. Afonso Norberto da Silva-UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o fascinante Número de Ouro e suas potencialidades, a partir de um extenso contexto histórico mostrando suas propriedades e a sua relação com a Sequência de Fibonacci, assim como suas definições e aplicações e presença em outras áreas do conhecimento. Nesse estudo são demonstrados alguns métodos e fórmulas que permitem obter o Número de Ouro, através da Geometria ou pela Álgebra. Nesse sentido, buscou-se a possibilidade de aplicabilidade da Razão Áurea no desenvolvimento da disciplina de Matemática no Ensino Básico, com algumas sugestões de sequências didáticas como a criação de um algoritmo com o uso de software, a construção de fractais por meio de dobradura e corte, cálculo de limites de sequências específicas, com enfoque nas competências e habilidades elencadas na BNCC. O estudo tem como objetivo principal demonstrar as Potencialidades Didático-Pedagógicas do Número de Ouro e da Sequência de Fibonacci para o Ensino de Matemática na Educação Básica. ABSTRACT: The present work presents a study about the fascinating Golden Number and its potentia-lities, from an extensive historical context showing its properties and its relationship with the Fibonacci Sequence, as well as its de nitions and applications and presence in other areas of knowledge. This study demonstrates some methods and formulas that allow obtaining the Golden Number, through Geometry or Algebra. In this sense, the possibility of applicability of the Golden Ratio was sought in the development of Mathematics in Basic Education, with some suggestions for didactic sequences such as the creation of an algorithm with the use of software, the construction of fractals through of folding and cutting, calculation of limits of specific sequences, focusing on the competencies and skills listed in the BNCC. The main objective of the study is to demonstrate the Didactic-Pedagogical Potentialities of the Golden Number and the Fibonacci Sequence for the Teaching of Mathematics in Basic Education. pt_BR
dc.subject Número de Ouro pt_BR
dc.subject Sequência de Fibonacci pt_BR
dc.subject Potencialidades pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Golden Number pt_BR
dc.subject Fibonacci Sequence pt_BR
dc.subject Potentialities pt_BR
dc.subject Teaching of Mathematics pt_BR
dc.title O NÚMERO DE OURO E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI: potencialidades didático-pedagógicas na educação básica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account