Abstract:
RESUMO: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o fascinante Número de Ouro e suas potencialidades, a partir de um extenso contexto histórico mostrando suas propriedades e a sua relação com a Sequência de Fibonacci, assim como suas definições e aplicações e presença em outras áreas do conhecimento. Nesse estudo são demonstrados alguns métodos e fórmulas que permitem obter o Número de Ouro, através da Geometria ou pela Álgebra. Nesse sentido, buscou-se a possibilidade de aplicabilidade da Razão Áurea no desenvolvimento da disciplina de Matemática no Ensino Básico, com algumas sugestões de sequências didáticas como a criação de um algoritmo com o uso de software, a construção de fractais por meio de dobradura e corte, cálculo de limites de sequências específicas, com enfoque nas competências e habilidades elencadas na BNCC. O estudo tem como objetivo principal demonstrar as Potencialidades Didático-Pedagógicas do Número de Ouro e da Sequência de Fibonacci para o Ensino de Matemática na Educação Básica. ABSTRACT: The present work presents a study about the fascinating Golden Number and its potentia-lities, from an extensive historical context showing its properties and its relationship with
the Fibonacci Sequence, as well as its de nitions and applications and presence in other
areas of knowledge. This study demonstrates some methods and formulas that allow obtaining the Golden Number, through Geometry or Algebra. In this sense, the possibility
of applicability of the Golden Ratio was sought in the development of Mathematics in
Basic Education, with some suggestions for didactic sequences such as the creation of an
algorithm with the use of software, the construction of fractals through of folding and
cutting, calculation of limits of specific sequences, focusing on the competencies and skills
listed in the BNCC. The main objective of the study is to demonstrate the Didactic-Pedagogical Potentialities of the Golden Number and the Fibonacci Sequence for the
Teaching of Mathematics in Basic Education.