Abstract:
RESUMO:
Atualmente o ensino de Física nas escolas enfrenta muitos desafios, sendo o maior
deles a falta de motivação dos alunos. Como disciplina escolar, ela não é atrativa para
a maioria dos alunos pois a dinâmica das aulas de física se limita à introdução de
materiais curriculares por meio da resolução de problemas, muitas vezes sem relação
com a vida cotidiana. Enquanto isso, o uso da tecnologia no ensino de ciências
aumentou nos últimos anos, e os alunos estão aprendendo por meio de projetos
colaborativos que usam estratégias proativas baseadas no ensino para aumentar a
atenção e a participação dos alunos. Neste trabalho, propomos uma sequência de
ensino organizada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
(UEPS) para o ensino dos conceitos de Termologia usando Arduino como elemento
motivador potencializando a aprendizagem dos alunos por meio da abordagem
pedagógica estruturada, permitindo que os alunos desenvolviam a capacidade de
formular hipóteses, explorar soluções, edificar relações e tirar conclusões, tornando os ativos no processo de aprendizagem, intervindo e edificando conhecimento,
aproximando-os da Física como Ciência. Para este estudo optamos por utilizar
microcontroladores Arduino para a aplicação da sequência didática. pela facilidade de
obtenção combinado com a disponibilidade de links e ferramentas de desenvolvimento
fornecidas como software livre. Os resultados demonstrar que o ensino de sequências
em conjunto com experimentos baseados em Arduino formam uma unidade de
aprendizagem significativa e desempenha um papel importante como elemento
motivador no processo de ensino e aprendizagem de Física.
ABSTRACT:
Currently, physics teaching in schools faces many challenges, the greatest of which is
the lack of motivation among students. As a school subject, it is not attractive to most
students because the dynamics of physics classes is limited to the introduction of
curricular material through problem solving, often unrelated to everyday life.
Meanwhile, the use of technology in science education has increased in recent years,
and students are learning through collaborative projects that use proactive teaching based strategies to increase student attention and participation. In this paper, we
propose a teaching sequence organized in the form of a Potentially Meaningful
Teaching Unit (PMTU) for the teaching of Thermology concepts using Arduino as a
motivating element, enhancing student learning through a structured pedagogical
approach, allowing students to develop the ability to formulate hypotheses, explore
solutions, build relationships and draw conclusions, making them active in the process
of learning, intervening and building knowledge, bringing them closer to Physics as
Science. For this study we chose to use Arduino microcontrollers for the application of
the didactic sequence. for the ease of obtaining combined with the availability of links
and development tools provided as free software. The results demonstrate that
teaching sequences together with Arduino-based experiments form a meaningful
learning unit and plays an important role as a motivating element in the teaching and
learning process of Physics.