Repositório Institucional da UFPI

CRIATIVIDADE EM ARTES VISUAIS EM EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PEDROSA, Carla Teresa da Costa
dc.date.accessioned 2022-12-13T13:31:29Z
dc.date.available 2022-12-13T13:31:29Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3088
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinadora externa: Profa. Dra. Denise de Souza Fleith (UnB) Examinador externo: Profa. Dra. Jane Farias Chagas Ferreira (UnB) Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A criatividade constitui uma das habilidades mais relevantes na atualidade, necessária em todas as esferas da sociedade e requisitada nos mais distintos contextos e situações. A presente tese aborda a Criatividade, as Artes Visuais e as Altas Habilidades/Superdotação e está vinculada à linha de pesquisa Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. O objetivo da pesquisa foi o de investigar, na perspectiva de especialistas em Artes Visuais, a criatividade em educandos identificados e em processo de identificação nas Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação do Piauí (NAAH/S-PI). Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-ação, desenvolvida com 9 (nove) educandos participantes. O percurso metodológico envolveu a realização de um curso, denominado Artexpansões, promovido em 5 (cinco) encontros de 4 (quatro) horas, com vistas a fundamentar os educandos com conhecimentos na área de Artes Visuais, no qual foram adotadas técnicas artísticas visando estimular a criatividade dos educandos, sob a coordenação da pesquisadora. Para produção das informações, adotou-se a pintura e a colagem. Foram elaborados 18 produtos confeccionados no curso, 2 (dois) de cada participante (menos a pintura de uma participante) e um objeto coletivo, os quais foram avaliados por especialistas em Artes Visuais quanto aos aspectos da criatividade e da visualidade. Desses produtos, 10 (dez) foram considerados criativos de forma unânime pelos juízes. Como resultado, os especialistas evidenciaram elementos indicadores de criatividade nas distintas composições: intuição, espontaneidade, planejamento, apelo estético, imaginação, qualidade técnica e novidade. Os resultados são consistentes como o que aponta a literatura na área de criatividade. As análises realizadas neste estudo, confirmam que os produtos de pintura e colagem elaborados por educandos identificados e em processo de identificação nas AH/SD possibilitam a expressão da criatividade a partir de estímulos relacionados às artes visuais e seja identificada por especialistas do domínio das Artes Visuais, campo social que valida tais objetos como criativos, conforme a teoria dos sistemas de Csikszentmihalyi. O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPEPI e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, entidades governamentais que fomentaram e viabilizaram a pesquisa. ABSTRACT: La creatividad constituye una de las habilidades más importantes de la actualidad, necesaria en todas las esferas de la sociedad y solicitada en los más distintos contextos y situaciones. La presente tesis tiene como tema la Creatividad, las Artes Visuales y las Altas Habilidades/ Superdotación y está vinculada a linea de investigación en Educación, Diversidad/ Diferencia y Inclusión del Programa de Pós Graduación en Educación de la Universidad Federal de Piauí. El estudio tuve objetivo de investigar, bajo la perspectiva de especialistas en Artes Visuales, la creativedad en estudiantes identificados y en proceso de identificación por Altas Habilidades/ Superdotación (AH/SD) en el contexto del Núcleo de Actividades de Altas Habilidades o Superdotación de Piauí (NAGH/S-PI). Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, con limites de una investigación-acción, desarrollada con 9 (nueve) estudiantes participantes. El percurso metodológico envolvió la realización de un curso, llamado "Artexpansões", hecho en 5 (cinco) encuentros de 4 (cuatro) horas con objetivo de enseñar a los estudiantes conocimientos de Artes Visuales, donde fueron adoptadas técnicas de artísticas para estimular la creativedad de los mismos, con la supervision de la investigadora. Para producción de informaciones, fueron usadas pinturas y collage. Fueron elaborados 18 productos hechos en el curso, 2 (dos) de cada participante (menos la pintura de una participante) y un objecto colectivo, los cuales fueron evaluados por especialistas en Artes Visuales cuanto a los aspectos de creatividad y visualidad. De estos productos, 10 (diez) fueron considerados creativos de manera unánime por los jueces. Como resultado, los especialistas han observado elementos indicadores de creatividad en las distintas composiciones: intuición, espontaneidad, planificación, apelo estético, imaginación, calidad técnica y novedad. Los resultados son consistentes como lo que nos muestra la literatura en el tema de la creativedad. Las análisis realizadas en este estudio, confirman que los productos de pintura y collage hechos por estudiantes identificados y en proceso de identificación en las AH/SD permiten la expression de creatividad desde estímulos relacionados a las Artes Visuales y que sea identificado por especialistas con dominio de Artes Visuales, campo social que válida estos objetos como creativos, de acuerdo con la teoria de sistemas de Csikszentmihalyi. El estudio fue apoyado por la Fundación de Apoyo a la Investigación – FAPEPI y la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior – CAPES, entidades gubernamentales que promovieron y posibilitaron la investigación. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Artes visuais pt_BR
dc.subject Altas habilidades pt_BR
dc.subject Superdotação pt_BR
dc.subject Criatividade e arte pt_BR
dc.subject Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação (NAAH/S) pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Visual arts pt_BR
dc.subject High skills pt_BR
dc.subject High-gifted skills pt_BR
dc.subject enter of Activities of High or High-gifted skills (NAAH/S) pt_BR
dc.title CRIATIVIDADE EM ARTES VISUAIS EM EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ESPECIALISTAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account