Abstract:
RESUMO: Desde quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser porta de entrada
dos (as) estudantes para o ensino superior, a partir do ano de 2009, e, obrigatório, em
2013, a todos os estudantes em âmbito nacional, através de Projeto de Lei nº 696 do
Senado Federal, foi possível observar uma concorrência acirrada entre escolas de ensino
médio e entre os(as) alunos(as) em uma disputa pela melhor colocação nas universidades
públicas e faculdades privadas. O foco, então, dessa pesquisa, é verificar e analisar as
estratégias e iniciativas utilizadas pela SEDUC-PI, visando a preparação e revisão de
conteúdos voltados ao ENEM no Estado do Piauí. Tal instrumento avaliativo, que opera
através de um escore de pontuação a ser alcançado pelos alunos, parece ter provocado
alterações na dinâmica do ensino médio, não só em relação ao conteúdo, mas também na
metodologia utilizada, visando à preparação dos(as) estudantes para a realização do
referido exame. Com isto, surge a curiosidade de analisar tal processo na rede pública de
ensino médio, com o seguinte questionamento: como o processo de aprovação de alunos
no exame do ENEM acontece na rede de ensino pública? E, de que forma esse processo
acontece a partir da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que tem por finalidade
fomentar o ensino médio em âmbito estadual? Tais questionamentos contribuem para a
relevância deste estudo por examinar como estão se formando os(as) alunos(as) recémsaídos
do ensino médio, e de que forma eles adentram no ensino superior. Nesse sentido,
esta pesquisa contribuirá no preenchimento de lacunas nas análises sociológicas, na
sociologia da educação, sobre a formação e preparação de alunos para ingressar no ensino
superior no Estado do Piauí.
ABSTRACT: Since when the National High School Exam (ENEM) became the gateway for students to
higher education, as of 2009, and mandatory, in 2013, for all students in the national
territory, through the bill 696 of the Federal Senate, it was possible to observe fierce
competition between high schools and also among students in a dispute for placement in
public universities and private colleges. The focus, is verified and analyzed the strategies
and initiatives of this research. Such evaluative works as an instrument for high school,
but also in the methodology used to prepare students. carrying out the said examination.
With this, the curiosity of such a process in the public education system arises, with the
approval process of the following students in the ENEM exam taking place in the public
education network? And, how does this process take place from the State Department of
Education (SEDUC), which aims to promote high school education in the state? Such
questioning of high school, and in a way that they enter higher education. In this sense,
this research will contribute to gaps in sociological schools, in the sociology of education,
on the training and preparation of students to enroll in higher filling education.