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RISCO AVIÁRIO NO AEROPORTO DE TERESINA – SENADOR PETRÔNIO PORTELLA

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dc.contributor.author SANTOS, Éthynna Marina Corrêa
dc.date.accessioned 2022-11-30T14:03:31Z
dc.date.available 2022-11-30T14:03:31Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3074
dc.description Orientador: Prof. Dr. Anderson Guzzi Examinador interno: Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho Silva Examinador externo: Prof. Dr. Afonso Feitosa Reis Neto (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Estudos em aeroportos são necessários para entender a influência destes sobre a comunidade de aves, e listar os perigos que esse grupo pode ocasionar ao tráfego aéreo. No Brasil poucos trabalhos foram publicados abordando essa temática, e reduzir essa lacuna é fundamental para a tomada de decisões visando o controle do risco aviário. O perigo de acidentes envolvendo a avifauna e aeronaves é crescente, devido ao aumento de linhas aéreas, expansão desordenada das cidades, falta de saneamento e de consciência ambiental por parte da população residente em áreas aeroportuárias, o que favorece a permanência de aves. O trabalho teve como objetivos identificar as espécies de aves que representam um risco potencial maior de colisões com aeronaves no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina-PI; e propor ações mitigatórias, para fundamentar um futuro plano de manejo visando reduzir esse risco. O trabalho foi dividido em três capítulos: revisão de literatura, análise do risco aviário no aeroporto de Teresina e medidas mitigatórias que podem ser adotadas pelos órgãos competentes através da implementação de políticas públicas. Foram registradas 70 espécies de aves na área de estudo, em 84 dias de amostragem, distribuídas em 34 famílias. Cinco espécies: bico-de-lacre, pombo-doméstico, polícia-inglesa-do-sul, urubu-preto e andorinhãodo- buriti, juntas foram responsáveis por mais da metade de todos os avistamentos (64%). As espécies com maior risco de colisão com aeronaves de acordo com a metodologia adotada foram: urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela, urubu-preto, gavião-caboclo, pombo-doméstico e carcará. Foram identificados 29 focos atrativos para as espécies da avifauna na área da ASA do aeroporto, sendo a ampla maioria relacionada com o destino incorreto dos resíduos sólidos. Espera-se que este trabalho resulte na geração de medidas mitigatórias buscando a redução desse risco, assim como estimule o debate do tema pela sociedade civil, comunidade científica e acadêmica. ABSTRACT: Studies at airports are necessary to understand their influence on the bird community, and to list the dangers that this group can cause to air traffic. In Brazil, few studies have been published addressing this issue, and reducing this gap is essential for decision-making aimed at controlling avian risk. The danger of accidents involving birds and aircraft is growing, due to the increase in airlines, disorderly expansion of cities, lack of sanitation and environmental awareness on the part of the population residing in airport areas, which favors the permanence of birds. The objective of this work was to identify the species of birds that represent a potential risk of collisions with larger aircraft at Senador Petrônio Portella airport, in Teresina-PI; and propose fundamental mitigations a future of actions to control this risk. The work was divided into three chapters: literature review, analysis of the avian risk at Teresina airport and mitigation measures that can be adopted by Organs competent bodies through the implementation of public policies. 70 bird species were recorded in the study area, in 84 days of sampling, distributed in 34 families. Five species: Estrilda astrild, Columba livia, Leistes superciliaris, Coragyps atratus and Tachornis squamata, together accounted for more than half of all sightings (64%). The species most at risk of collision with aircraft according to the methodology adopted were Cathartes aura, Cathartes burrovianus, Coragyps atratus, Heterospizias meridionalis, Columba livia and Caracara plancus. 29 attractive foci for bird species were identified in the ASA area of the airport, the vast majority being related to the incorrect destination of solid waste. It is expected that this work will result in the generation of mitigating measures seeking to reduce this risk, as well as stimulating the debate on the subject by civil society, the scientific and academic community. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aeronaves - Colisões pt_BR
dc.subject Avifauna pt_BR
dc.subject Avifauna - Medidas mitigadoras pt_BR
dc.subject Aircraft pt_BR
dc.subject Collisions pt_BR
dc.subject Birds pt_BR
dc.subject Mitigating measures pt_BR
dc.title RISCO AVIÁRIO NO AEROPORTO DE TERESINA – SENADOR PETRÔNIO PORTELLA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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