Abstract:
RESUMO: Estudos em aeroportos são necessários para entender a influência destes sobre a comunidade
de aves, e listar os perigos que esse grupo pode ocasionar ao tráfego aéreo. No Brasil poucos
trabalhos foram publicados abordando essa temática, e reduzir essa lacuna é fundamental para
a tomada de decisões visando o controle do risco aviário. O perigo de acidentes envolvendo a
avifauna e aeronaves é crescente, devido ao aumento de linhas aéreas, expansão desordenada
das cidades, falta de saneamento e de consciência ambiental por parte da população residente
em áreas aeroportuárias, o que favorece a permanência de aves. O trabalho teve como
objetivos identificar as espécies de aves que representam um risco potencial maior de colisões
com aeronaves no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina-PI; e propor ações
mitigatórias, para fundamentar um futuro plano de manejo visando reduzir esse risco. O
trabalho foi dividido em três capítulos: revisão de literatura, análise do risco aviário no
aeroporto de Teresina e medidas mitigatórias que podem ser adotadas pelos órgãos
competentes através da implementação de políticas públicas. Foram registradas 70 espécies de
aves na área de estudo, em 84 dias de amostragem, distribuídas em 34 famílias. Cinco
espécies: bico-de-lacre, pombo-doméstico, polícia-inglesa-do-sul, urubu-preto e andorinhãodo-
buriti, juntas foram responsáveis por mais da metade de todos os avistamentos (64%). As
espécies com maior risco de colisão com aeronaves de acordo com a metodologia adotada
foram: urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela, urubu-preto, gavião-caboclo,
pombo-doméstico e carcará. Foram identificados 29 focos atrativos para as espécies da
avifauna na área da ASA do aeroporto, sendo a ampla maioria relacionada com o destino
incorreto dos resíduos sólidos. Espera-se que este trabalho resulte na geração de medidas
mitigatórias buscando a redução desse risco, assim como estimule o debate do tema pela
sociedade civil, comunidade científica e acadêmica.
ABSTRACT: Studies at airports are necessary to understand their influence on the bird community, and to
list the dangers that this group can cause to air traffic. In Brazil, few studies have been
published addressing this issue, and reducing this gap is essential for decision-making aimed
at controlling avian risk. The danger of accidents involving birds and aircraft is growing, due
to the increase in airlines, disorderly expansion of cities, lack of sanitation and environmental
awareness on the part of the population residing in airport areas, which favors the permanence
of birds. The objective of this work was to identify the species of birds that represent a
potential risk of collisions with larger aircraft at Senador Petrônio Portella airport, in
Teresina-PI; and propose fundamental mitigations a future of actions to control this risk. The
work was divided into three chapters: literature review, analysis of the avian risk at Teresina
airport and mitigation measures that can be adopted by Organs competent bodies through the
implementation of public policies. 70 bird species were recorded in the study area, in 84 days
of sampling, distributed in 34 families. Five species: Estrilda astrild, Columba livia, Leistes
superciliaris, Coragyps atratus and Tachornis squamata, together accounted for more than
half of all sightings (64%). The species most at risk of collision with aircraft according to the
methodology adopted were Cathartes aura, Cathartes burrovianus, Coragyps atratus,
Heterospizias meridionalis, Columba livia and Caracara plancus. 29 attractive foci for bird
species were identified in the ASA area of the airport, the vast majority being related to the
incorrect destination of solid waste. It is expected that this work will result in the generation
of mitigating measures seeking to reduce this risk, as well as stimulating the debate on the
subject by civil society, the scientific and academic community.