Abstract:
RESUMO: O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática
orientada por experimentos simples, por meio de simulações via PhET (Physics Educacional
Technology), um software que foi desenvolvido pela Universidade do Colorado, Estados
Unidos, de fácil acesso e que traz simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência.
Seguindo várias atividades para que os professores possam usar em suas aulas, onde os mesmos
poderão fazer alterações de acordo com a realidade escolar ao qual os seus alunos estarão
inseridos. Com a finalidade de identificar as habilidades cognitivas dos alunos através de um
ambiente virtual sobre a associação de resistores em circuitos elétricos, despertando o interesse
dos mesmos para o ensino de Física, sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Além
disso, objetivamos que tal proposta possibilite e oriente os professores do ensino médio, através
de uma Sequência Didática, a empregarem uma metodologia diferente na sala de aula capaz de
identificar as dificuldades dos alunos sobre os conteúdos de circuitos elétricos, utilizando um
ambiente virtual. Inicialmente aplicamos um questionário diagnostico (pré-teste) nos alunos
com a finalidade de averiguar se os mesmos possuíam subsunçores a respeito do conteúdo
abordado. A metodologia de aplicação do produto educacional ocorreu de forma hibrida, tanto
presencialmente quanto online, abordando os conteúdos de: lei de ohm; resistores, associação
de resistores em série, associação de resistores em paralelo e associação mista de resistores,
especialmente a Ponte de Wheatstone. No primeiro momento, foi apresentado os conteúdos por
meio de explicações de forma oral, utilizando, projeção, resumos, esquemas, imagens e
simulações criadas no software PhET. Na segunda etapa, foram entregues aos alunos os roteiros
de construção dos circuitos elétricos para que os alunos construíssem os circuitos e
respondessem os questionamentos pertencentes ao roteiro. Após o término da aplicação foi
solicitado aos alunos que eles respondessem um questionário (pós-teste) com a finalidade de
avaliar o produto educacional. Através dos resultados obtidos em função das respostas
fornecidas pelos alunos verificamos a importância em relacionar a teoria com a prática no
processo de ensino, bem como, a importância em proporcionar momentos em que os alunos
possam participar ativamente desse processo. Levando-se em conta o que foi observado,
notamos que o aluno começa aprender inicialmente por recepção, devido às explicações e
orientações do professor para construção dos circuitos e explanação dos conteúdos em que os
mesmos iriam utilizar para a elaboração de seus próprios circuitos. Ao construírem e testarem
cada circuito conectando os conteúdos vistos em sala de aula com os existentes dentro do
simulador, bem como, com os seus conhecimentos prévios, eles irão aprender por descoberta,
testando e avaliando os circuitos que eles mesmos construíram. Por isso, o simulador PhET,
torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem
autônoma e significativa.
ABSTRACT: This work approaches the development and application of a didactic sequence guided by simple
experiments, through simulations via PhET (Physics Educational Technology), a software that
was developed by the University of Colorado, United States, of easy access and that brings
simulations of high quality in several areas of science. Teachers will follow several different
activities in their classes, where they can make changes according to the level and reality to
which their students will be inserted, in order to identify the students' cognitive abilities through
a virtual environment on the association of resistors in electrical circuits, arousing their interest
for the teaching of Physics, from the perspective of Meaningful Learning. In addition, we aim
that such a proposal enables and guides high school teachers, through a Didactic Sequence, to
use a different methodology in their classroom to identify students' difficulties on electrical
circuit contents, using a virtual desktop. First, a diagnostic questionnaire (pre-test) will be
applied to the students in order to find out if they had subsumers about the content. The applied
methodology of the educational product occurred in a hybrid way, both in person and online,
covering the contents of: Ohm's law; resistors, resistors in series, resistors in parallel and mixed
resistors, especially the Wheatstone Bridge. At first, the contents were presented through oral
explanations, using projections, summaries, schemes, images and simulations created in the
PhET software. Following, the electric circuits construction scripts were given to the students
so that they could build the circuits and answer the questions related to the script. After
completing the application, students were asked to answer a questionnaire (post-test) in order
to evaluate the educational product. Through the results obtained with the data collection
instruments, we realized that the use of simulators promotes significant learning.