Abstract:
RESUMO: Este estudo tem como tema o ensino dos conceitos de corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica direcionado à Educação Básica com mediação de uma sequência de ensino investigativa, tendo como base a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky nos seus aspectos mediação e interação social. Diante disso, centraliza-se esforço e empenho em busca de uma possível resposta ao problema deste estudo: Como uma sequência de ensino investigativa, enquanto ferramenta mediadora, poderá contribuir na aprendizagem dos conteúdos de Eletrodinâmica? A respeito desta problemática, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa: Utilizar uma sequência de ensino investigativa, enquanto ferramenta mediadora, com o propósito de contribuir na apropriação e consequente aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica. Considerando os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky em seus aspectos mediação e interação social, o tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi a qualitativa e explicativa. Os participantes da pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Pio XII-MA, escola esta, com o nome de Centro de Ensino Jansen Veloso. Foram realizados 7 encontros formativos para a aplicação e desenvolvimento dos elementos (atividades) que compõem a sequência de ensino investigativa que é definida como um conjunto de atividades investigativas sobre um tema, organizadas e integradas de forma coerente com a finalidade de oportunizar ao estudante questionar, argumentar e participar com discussões na construção do conhecimento. Neste trabalho foram produzidos instrumentos com a preocupação da adequação aos objetivos da pesquisa, a saber, questionários para a captação de dados e concomitantemente em todo o processo, foi utilizado a técnica de observação participante e, também, o registro de todos os eventos por meio de um diário de campo (anotações do pesquisador). Para a análise de dados, definimos para esta pesquisa, um conjunto de técnicas de análise fundamentada na Análise de conteúdo em Bardin. Em linhas gerais, no tocante à aplicação e desenvolvimento das aulas com o uso da sequência de ensino, consideramos que, foi satisfatório as contribuições que este material proporcionou para uma melhor interação entre os alunos e alunos/professor, sobretudo, porque, favoreceu as discussões e permitiu frequentes feedbacks com relação às explicações das situações e fenômenos envolvendo a eletricidade, contribuindo para uma compreensão dos participantes que foi além dos conteúdos contemplados na sequência de ensino investigativa. Com relação a aceitação dos alunos, inferimos, a partir de relatos dos mesmos, que atividades como esta, deveriam ser mais desenvolvidas pelos professores, independentemente do componente curricular que lecionam. Desde que, sejam feitas as adequações ou adaptações necessárias para cada situação de ensino.
ABSTRACT: This study has as its theme the teaching of the concepts of electric current, electric resistance and electric power aimed at Basic Education with the mediation of an investigative teaching sequence, based on Vygotsky's Historical-Cultural theory in its aspects of mediation and social interaction. In view of this, effort and commitment are centralized in search of a possible answer to the problem of this study: How can an investigative teaching sequence, as a mediating tool, contribute to the learning of Electrodynamics subjects? Regarding this problem, we delimited as general objective of this research: To use an investigative teaching sequence, as a mediating tool, with the purpose of contributing to the appropriation and consequent learning of electrodynamics subjects. Considering the assumptions of Vygotsky's Cultural-Historical Theory in its aspects of mediation and social interaction, the type of research adopted in this work was qualitative and explanatory. The research participants were students of the 3rd grade of high school at a state public school in the city of Pio XII-MA, this school, with the name of Centro de Ensino Jansen Veloso. 7 training meetings were held for the application and development of the elements (activities) that make up the investigative teaching sequence, which is defined as a set of investigative activities on a topic, organized and integrated in a coherent way with the purpose of giving the student the opportunity to question, to argue and participate with discussions in the construction of knowledge.In this work, instruments were produced with the concern of adequacy to the objectives of the research, namely, questionnaires for the capture of data and concomitantly in the whole process, the technique of participant observation was used and, also, the recording of all events through from a field diary (researcher's notes). For data analysis, we defined for this research, a set of analysis techniques based on Content Analysis in Bardin. In general terms, regarding the application and development of classes using the teaching sequence, we consider that the contributions that this material provided for a better interaction between students and students/teacher were satisfactory, mainly because it favored discussions and allowed frequent feedbacks regarding the explanations of situations and phenomena involving electricity, contributing to an understanding of the participants that went beyond the contents covered in the investigative teaching sequence. Regarding the acceptance of students, we inferred, from their reports, that activities like this should be more developed by teachers, regardless of the curricular component they teach. Provided that the necessary adjustments or adaptations are made for each teaching situation.