Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Bruno Macedo dos
dc.date.accessioned 2022-11-10T20:22:59Z
dc.date.available 2022-11-10T20:22:59Z
dc.date.issued 2022-11-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3041
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo Examinador interno: Prof. Dr. Vicente Gregório de Sousa Filho Examinador interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinador externo: Prof. Dr. Ediomar Costa Serra UEMA Examinador interno: Claudia Adriana de Sousa Melo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dissertação sob o título Sequência Didática com atividades teórico-prática sobre o Estudo de Circuitos Elétricos Simples, partiu do seguinte problema: Como a Sequência Didática com atividades teórico-prática pode ser utilizada no aprendizado de circuitos elétricos simples? Pressupomos que a sequência didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples possibilita ao aluno um aprendizado significativo, ao contrário da atividade mecânica, superando os conhecimentos anteriores na busca de um novo conhecimento. Traçamos como objetivo principal desenvolver uma sequência didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples. Para os objetivos específicos destacamos: Construir uma Sequência Didática para mediar o processo ensino-aprendizagem no estudo de circuitos elétricos simples, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; Destacar os aspectos físicos do Eletromagnetismo para a construção do circuito elétrico; Correlacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa na perspectiva de Ausubel (2003) com estudos dos conteúdos de Física; Propor situações-problema que despertem a curiosidade e possibilitem aos alunos buscar soluções nas atividades desenvolvidas na Sequência Didática; Analisar as contribuições do uso da Sequência Didática para o processo ensino-aprendizagem. Este trabalho ancora-se em autores como: Ausubel (1980, 2003), Moreira (1982, 1983, 1999, 2008, 2011 e 2019), Zabala (1998, 2011), Tardif (2004), Piaget (1997), Bruini (2011). No percurso metodológico, orientamo-nos pela abordagem qualitativa, considerando que o importante para este estudo foi a objetivação, pois durante a investigação científica verificou-se a complexidade do objeto de estudo, revisando criticamente as teorias sobre o assunto, designando conceitos relevantes e teorias, empregando técnicas adequadas de coleta de dados e, por fim, explorando todo o material de forma específica e contextualizada (MINAYO, 2008). Os procedimentos de coleta de dados, valendo-se da Sequência Didática com atividades teórico-práticas, aconteceram com aplicação de questionários, construção de experimentos com circuitos elétricos simples no laboratório virtual e real. Participaram do projeto 17 (dezessete) alunos de uma turma de oitavo ano do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, localizado na cidade de Caxias-MA. O produto educacional traz uma sequência didática onde são sugeridas atividades teórico-práticas para fazer uma abordagem pedagógica em sala de aula. Esta abordagem caracteriza-se pela apresentação do conteúdo feita pelo docente, através da oralidade (questões discutidas) com um questionário pré-teste, um questionário ilustrativo, exercícios propostos com situações-problema. Os conteúdos foram ministrados através da demonstração de um experimento de circuitos elétricos, do laboratório real e virtual, com montagem de circuitos elétricos. A sequência didática proposta é prática em sala de aula, pois os materiais utilizados são de baixo custo e de fácil aquisição, além de poder ser adaptado, de acordo com as possibilidades e intenção pedagógica do professor que utiliza o produto educacional. ABSTRACT: The dissertation under the title Didactic Sequence with theoretical-practical about the Study of Simple Electrical Circuits came from the following problem: How can the Didactic Sequence with theorical-pratical can be used in the learning about simple electrical circuits? The didactic sequence with theoretical-practical activities about the study of simple electrical circuits make possible to the student a significant learning, in the opposite of mechanical activity, overcoming the previous knowledge in searching for a new knowledge. We trace as the main objective to develop a didactic sequence with theoretical-practical activities about the study of simple electrical circuits. For the specific objectives we highlight: Build a Didactic Sequence to mediate the teaching-learning process in the study of simple electrical circuits, with students from the 8th year of Elementary School; Highlight the physical aspects of Electromagnetism for the construction of the electrical circuit; Correlate the Theory of Meaningful Learning from the perspective of Ausubel (2003) with studies of the contents of Physics; Propose problem-situations that arouse curiosity and enable students to seek solutions in the activities developed in the Didactic Sequence; To analyze the contributions in the use of the Didactic Sequence for the teaching-learning process. This work anchored in authors like: Ausubel (1980, 2003), Moreira (1982, 1983, 1999, 2008, 2011 e 2019), Zabala (1998, 2011), Tardif (2004), Piaget (1997), Bruini (2011). In the methodological course, we were guided by the qualitative approach, because the important thing for this study was the objectification, since during the scientific investigation the complexity of the object of study was verified, critically reviewing the theories on the subject, designating relevant concepts and theories, employing appropriate data collection techniques and, finally, exploring all the material in a specific and contextualized way (MINAYO, 2008). The data collection procedures, making use of the Didactic Sequence with theoretical-practical activities took place with the application of questionnaires, construction of experiments with simple electrical circuits in the virtual and real laboratory. A total of 17 (seventeen) students from an eighth grade class at Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, located in the city of Caxias-MA participated in the project. The educational product brings a didactic sequence where theoretically-practical activities are suggested for making a pedagogic approach in the classroom. This approach is characterized by the presentation of the content made by the teacher, through orality (discussed questions) with a pre-test questionnaire, an illustrative questionnaire, exercises proposed with problem-situations. The contents were given through demonstration of an experiment of electrical circuits, from the real and virtual lab, with mounting of electrical circuits. The proposed didactic sequence is practical in the classroom, since the materials used are low cost and easy to acquire, in addition to which it can be adapted, according to the possibilities and pedagogical intention of the teacher who uses the educational product. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo pt_BR
dc.subject Física – Ensino pt_BR
dc.subject Física – Ensino - Recurso didático pt_BR
dc.subject Circuito Elétrico pt_BR
dc.subject Simulações computacionais PhET pt_BR
dc.subject Electrical circuits pt_BR
dc.subject Computational simulations PhET pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account