Abstract:
RESUMO: Esta dissertação é uma etnografia dos processos de “coletivização” (FILADELFO, 2014) dos ciganos na cidade de Coelho Neto-MA. Tem como principal objetivo compreender como esses sujeitos administram as similitudes e diferenças das ciganidades plurais resultantes das relações com a política partidária, conflitos e o parentesco. Esta pesquisa vale-se de um arcabouço teórico que compreende as relações sociais como formadoras de mundos (STRATHERN, 2017), levando em consideração que tais relações podem resultar em novos termos de ciganidade (antigos, desenvolvidos, segmentos ciganos, meio-cigano e cigano puro), parentesco( primos, parentes e próximos), política (tino, ajeitar pessoas e andanças) e formas de habitar o mundo vindas da própria “criatividade” (WAGNER,2017 ) de cada coletivo. Percebe-se que os ciganos “modulam” (PEREIRA, 2009) termos de parentesco assim como o nível de ciganidade, mostrando que “ser cigano” nunca é um fato dado, mas sim construído através de relações de parentesco e política. Com isso, entende-se que a ciganidade passa por um “devir-cigano” que está relacionado a como se constituem as relações de parentesco, sendo os casamentos uma instituição de alianças e possibilidade de associação da alteridade; os conflitos ou acerto de contas, entendidos aqui como “questão de ciganos”; e o envolvimento na política partidária como produção de áreas políticas (Bairro dos Quiabos, Bom Sucesso e Olho D’aguinha) que corroboram com as ciganidade diferentes refletidas no parentesco.
ABSTRACT: This dissertation is an ethnography of the processes of “coletivização” (FILADELFO, 2014) of gypsies in the city of Coelho Neto-MA. Its main objective is to understand how these subjects manage the similarities and differences of plural gypsies resulting from relations with party politics, conflicts and kinship. This research uses a theoretical framework that understands social relationships as forming worlds (STRATHERN, 2017), taking into account that such relationships can result in new terms of gypsy (old, developed, gypsy, half-gypsy and gypsy segments) pure), kinship (cousins, relatives and close ones), politics (clear, arranging people and wanderings) and ways of inhabiting the world coming from the very “creativity” (WAGNER, 2017 ) of each collective. It is noticed that gypsies “modulação” (PEREIRA, 2009) kinship terms as well as the gypsy level, showing that “being a gypsy” is never a given fact, but rather constructed through kinship relations and politics. With this, it is understood that gypsy goes through a “gypsy-becoming” that is related to how kinship relations are constituted, with marriages being an institution of alliances and the possibility of associating alterity; conflicts or settling scores, understood here as the “gypsy issue”; and involvement in party politics as the production of political areas (Bairro dos Quiabos, Bom Sucesso and Olho D’aguinha) that corroborate the different gypsies reflected in kinship.